A melhor tele para Micro 4/3

A melhor tele para Micro 4/3

Sempre sou questionado ou me deparo com a pergunta: Qual é a melhor lente tele no sistema Micro Four Thirds (Micro 4/3)?

A minha resposta é sempre a mesma: depende!

A melhor objetiva não pode ser definida simplesmente pelo seu valor, ou então por uma característica tecnológica ou mesmo ótica. Existem objetivas mais caras e mais baratas, com zoom ou fixa, mais nítidas e outras mais versáteis. É a combinação dessas características associado ao tipo de fotografia e resultado que você deseja fazer que vai mensurar qual o modelo lhe atende.

Na foto destaco três modelos de teleobjetivas da marca Olympus, atual OM System, para o sistema de sensor micro 4/3 (#microfourthirds) que equipa câmeras da Olympus, OM System, Panasonic Lumix, DJI e Black Magic Pocket.

Essas são as lentes que utilizo em meu “set”, cada uma para um tipo de uso ou finalidade pois dificilmente encontraremos a objetiva perfeita para todos os tipos de uso.

Objetivas Olympus 75-300mm (150-600mm equiv.), 40-150mm F2.8 (80-300mm equiv.) e 300mm (600mm equiv.).

⭐⭐⭐
Olympus 75-300mm F4-6.7 II ED MSC

É uma lente muito pequena e leve quando se comparado ao universo Full-Frame, sendo equivalente à uma 150-600mm, pois o sistema M43 possui um fator de multiplicação de 2x (crop).

É uma lente bastante honesta pelo seu valor, versátil, o motor de foco não é o mais veloz do seguimento mas também é lento ao ponto de prejudicar fotografias de assuntos em movimento. Entrega uma boa qualidade óptica nas fotos e é ideal para aqueles quem buscam uma super-tele considerando o custo X benefício.

⭐⭐⭐⭐
Olympus 40-150mm F2.8 PRO

Aqui o buraco é mais embaixo, estamos falando de uma tele-objetiva F2.8 com distância focal equivalente em Full-Frame À 80-300mm!

Entrega excelente qualidade de imagem e o F2.8 nas teles é uma delícia de usar, especialmente em situações de pouca luz. Pode ser uma opção para quem fotografa assuntos a média distância.

Por ser PRO ela possui vedação contra intempéries climáticas! Aceita os TC’s de 1,4x e 2x com o custo de degradar sutilmente a imagem.

⭐⭐⭐⭐⭐
Olympus 300mm F4 IS PRO

Aqui estamos falando de um outro mundo: lente fixa (sem zoom)! Pode parecer “mais ou menos” por ser F4, mas lembre-se que ela equivale à uma poderosa e desejada 600mm F4 no sistema Full-Frame!

Menos versátil por não possuir zoom (variação na distância focal), essa objetiva entrega qualidade absurda nos detalhes, foco absolutamente rápido e é a minha queridinha atualmente. No meu set de lentes, sempre tenho uma lente focada em qualidade extrema e outra em versatilidade.

Assim como a 40-150 f2.8, ela também é PRO portanto vem selada contra as intempéries climáticas e aceita os TC’s de 1,4x e 2x sem prejuízo significativo com o TC de 1,4x. Quando utilizada com o TC de 2x uma leve degradação pode ser notada, contudo vale à por na balança a maior aproximação oferecida pelo TC em relação a qualidade (nitidez) máxima da imagem sem o acessório.

Atualmente o sistema oferece modelos para todos os gostos e bolsos, além dos modelos de lente acima, existem diversos outros modelos das marcas Olympus, OM System e Panasonic Lumix, alguns mais simples e outros mais sofisticados, como a “top de linha” Olympus 150-400mm F4.5 IS PRO TC 1,25x, a mais poderosa tele do sistema micro 4/3 que já traz embutido um TC de 1,25x custando na casa dos U$7.000,00.

E finalmente, respondendo a pergunta que motivou essa postagem, a melhor objetiva é sem qualquer sombra de dúvidas aquela que você pode ter e lhe antende!

É isso, bora #fotografar e até a próxima.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Lei Autoral 9.610 © TRDP | All rights reserved. Direitos autorais reservados.