Já ouviu falar em TC ou teleconverter?
Teleconverter’s ou simplesmente “TC’s” são acessórios extremamente uteis especialmente desenvolvido para quem fotografa com tele objetivas e precisa da máxima capacidade de aproximação para capturar a melhor cena possível, mas já aviso: isso tem um custo e nem toda objetiva é compatível!
Em algumas áreas da fotografia é comum a necessidade do uso de grandes tele objetivas com enorme distância focal (df), para capturar assuntos distantes com detalhes incríveis, especialmente para fotografias de vida selvagem, esportes como surf ou futebol e até mesmo em alguns casos de fotojornalismo, mas carregar grandes objetivas pode se tornar uma tarefa difícil, e é aí que o TC se consagra como um importante acessório.
Localizado entre a objetiva e o corpo da câmera, o TC possui uma estrutura ótica (lentes) que aplica um valor de multiplicação que fica entre 1,4x à 2x ao valor da distância focal (df) da objetiva e consequentemente à abertura máxima do diafragma (f), aumentando o poder de aproximação da objetiva, mas como destacado no início dessa publicação, com o custo de gerar uma degradação na qualidade de imagem e o fechamento da abertura máxima do diafragma, ainda assim, pode ser uma boa escolha.
O uso do TC oferece vantagens e desvantagens e fica à critério do fotógrafo optar pelo uso conforme o resultado que deseja. O fotógrafo profissional Tiago D., colaborador do portal EcoFoto utiliza o acessório com bastante frequência em suas fotografias de vida selvagem como pode ser visto em algumas imagens publicadas aqui na matéria ou em seu perfil do Instagram.
Desvantagens
- degradação na imagem
- fecha a abertura máxima em até 2 pontos
- pode dificultar o foco (caçar o assunto)
- não é compatível com todas objetivas
Benefícios
- aumenta a distância focal (df) em até 2x
- oferece versatilidade com lentes fixas e zoom f2.8 ou f4
- opções de ampliação de 1,4x à 2x
- pequeno, leve e muito poderoso
O TC pode ser um forte aliado do fotógrafo que deseja carregar pouco equipamento ou mesmo equipamentos menores e consequentemente mais leve, mas sem abrir mão da versatilidade e capacidade da aproximação de uma super teleobjetiva. A principal função do TC é aumentar a capacidade de aproximação de uma objetiva, multiplicando sua distância focal original.
Uma combinação clássica é o uso de uma tele objetiva menor e mais leve com o TC, e é exatamente nessa situação que o acessório realiza o seu papel, transformando uma objetiva mais curta em algo bem mais poderoso na aproximação. Quer um exemplo?
A queridinha 70-200mm f2.8 (ou similar) oferece muita versatilidade devido à sua luminosidade f2.8 e distância focal mediana com qualidade ótica inquestionável é um bom exemplo, pois ao usar essa lente combinada com o TC 2x temos em mãos em uma poderosa 140-400mm f5.6, oferecendo outras possibilidades de fotografia e detalhes sem aumentar consideravelmente o peso e o tamanho do equipamento. Ganhamos mais possibilidades e versatilidade sem ter que carregar duas lentes.
O custo da versatilidade do TC é o fechamento da abertura (f) máxima além de uma degradação na imagem que pode ser maior ou menor, e por último, mas não menos importante, o comprometimento parcial do sistema de foco (AF), deixando o sistema de foco um pouco mais lento e menos preciso conforme a combinação de TC + objetiva.
É importante destacar que nem todas as objetivas são compatíveis com TC’s, portanto antes de sair comprando a “solução para todos os problemas” confira no site do fabricante se a sua câmera e objetivas são compatíveis com o acessório, só assim para ter certeza se irá funcionar com total compatibilidade ou parcialmente.
Geralmente as tele objetivas fixas e as zoom com abertura constante (f2.8 e f4) oferecem o melhor resultado, tanto em manter a qualidade ótica quanto ao funcionamento do auto foco (AF) quando utilizadas com o teleconverter, embora algumas marcas permita o uso do TC com tele objetivas zoom mais escuras.
Dicas:
A decisão entre usar ou não o TC está relacionada diretamente com o resultado que desejamos, mensurando entre a qualidade ótica extrema de uma objetiva e a versatilidade e capacidade de aproximação que o TC pode oferecer podemos optar pelo acessório.
Positivamente o TC não é obrigatório ou de uso permanente, podendo ser rapidamente inserido ou removido conforme a fotografia e ambiente que irá explorar, ao entrar em ambientes escuros, podemos remover o TC tornando a objetiva mais clara (luminosa).
Agora ficou mais fácil decidir entre usar uma tele objetiva com ou sem TC, nos conte nos comentários qual é o “setup” que você costuma usar em suas fotografias e se você já usa o teleconverter em suas fotos.
Abraços e até a próxima!
Parabéns! Artigo muito didático e esclarecedor.
Tenho muita vontade de melhorar os meu “setup” de lentes, pois, atualmente, uso uma 75-300mm acoplada às minhas OM-Ds. Muito versátil, mas sem tanta qualidade.