ZOOM ou distância focal?

ZOOM ou distância focal?

Já ouviu falar em ZOOM (“X” vezes) e em distância focal (df)?
Sabe qual é diferença entre eles?
Fica tranquilo, ao terminar de ler esse post você irá dominar completamente o assunto.

Jacuguaçu em Monte Alegre do Sul-SP. ©Tiago D. (2016)

De forma muito resumida, ZOOM não é nada! Calma, iremos explicar isso melhor para que todos possam entender e compreender o que significa cada um deles e como utiliza-los.

O tal do ZOOM ou simplesmente “X “(vezes) não é uma forma de medida puramente mensurável, pois trata-se de um fator de variação entre a capacidade focal máxima e mínima de uma objetiva, é relativo!

Já a distância focal, ou simplesmente “df”, é uma medida real entre a capacidade máxima e mínima de uma objetiva, completamente mensurável e que segue padrões no mercado fotográfico.

Talvez o ZOOM tenha sido criado por uma estratégia de marketing para atender a necessidade varejista das câmeras compactas, superzoom e até mesmo smartphones, afinal é muito mais fácil vender informando a capacidade de uma objetiva em “vezes” do que explicar o que é distância focal, contudo, isso cria um paradigma com os equipamentos mais avançados do mercado voltados para o uso profissional, como as câmeras DSLR’s e mirroless que trocam suas objetivas (lentes) e utilizam basicamente a distância focal (df) como informação da capacidade real da objetiva em relação ao ângulo de visão, superficialmente podemos até dizer “afastar e aproximar”.

Cascavel fotografada com uma Canon SX50 HS em Itapeva-SP. ©Tiago D. (2015)

É comum que os amantes da fotografia peregrinem por alguns sistemas até chegar nas câmeras classificadas como profissionais, aquelas que trocam a objetiva, e é aí que a confusão acontece!

Câmeras compactas, superzoom e smartphones usam basicamente a denominação “X” (vezes) para classificar a capacidade da objetiva, já as câmeras que trocam as lentes como as DSLR’s e mirrorless usam a distância focal (df) em milímetros para medir a capacidade do ângulo de visão da objetiva, novamente e popularmente, a capacidade de “afastar e aproximar”.

Note que todos os modelos de câmeras compactas, superzoom e smartphones exibem nas especificações a equivalência da lente “ZOOM” em relação ao sistema 35mm (full frame), algo do tipo: ZOOM de 3X equivalente à 35-105mm em @35mm.

Agora ficou bem mais simples para entender a diferença, então vamos aos exemplos mais sólidos!

MODELO CÂMERA / LENTE
Iphone 15 Pro Max
Sony Cyber Shot W-810
Canon Power Shot SX50 HS
Canon R5 + 15-30mm
Nikon Z6 + 28-200mm
Canon 5D mk4 + 50mm
Sony A7 + 600mm F4

ZOOM OPTICO (vezes)
Zoom 5x
Zoom 6x
Zoom 50x
Zoom 2x
Zoom 7,14x
Zoom 1x
Zoom 1x

ESPECIFICAÇÕES EM 35mm (full frame)
Distância focal equivalente à 24mm-120mm em 35mm
Distância focal equivalente à 26mm-156mm em 35mm
Distância focal equivalente à 35-1.200mm em 35mm
Distância focal 15-30mm em 35mm
Distância focal 28-200mm em 35mm
Distância focal 50mm em 35mm
Distância focal 600mm em 35mm

Note que não estamos levando em consideração o “zoom digital” e nem mesmo o CROP dos sensores das câmeras.

Nos exemplos acima fica claro que o zoom não significa necessariamente que mais “X” (vezes) irá aproximar mais, pois o valor informado como ZOOM é essencialmente a divisão da distância focal máxima pela mínima, gerando como resultado um valor “X” de variação entre o máximo e o mínimo.

Utilizaremos como exemplo a lente 15-30mm (2x de zoom), mas note que ela só aproxima até 30mm, enquanto a objetiva 50mm (1x de zoom) aproxima quase o dobro, ou seja 50mm, mesmo sendo apenas 1x.

Outro exemplo é a 600mm (1x de zoom) que aproxima 12 vezes mais, e isso é real, em relação a 50mm (1x de zoom). Ambas não possuem variação são 1x, mas uma tem a df de 600mm e outra de 50mm.

Santuário Bom Jesus, Monte Alegre do Sul-SP. ©Tiago D. (2019)

Agora ficou fácil, quando for comprar uma câmera compacta, smartphone ou uma câmera que troca as objetivas, não pense em ZOOM, pense em distância focal da objetiva.

Sobre o corte (crop) do sensor, distância focal (df) e outros assuntos relacionados, ficam para uma outra postagem.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Lei Autoral 9.610 © TRDP | All rights reserved. Direitos autorais reservados. Entre em contato.