No dia 10 de setembro, o fotógrafo do portal EF esteve mais uma vez no Tanquã, guiando um grupo de fotógrafos e observadores de aves. A região é conhecida como pantanal paulista tamanha a abundancia da fauna no local. Dessa vez, o grupo formado por 3 pessoas veio de São Carlos, interior de São Paulo para conhecer, observar e fotografar as espécies que habitam o pantanal paulista formado pelo rio Piracicaba, guiados pelo fotógrafo profissional Tiago D.
A saída começou bem cedo, rio abaixo rumo as lagoas e alagadiços com o intuito de conseguir boas fotografias da maioria das espécies que habitam o local, além das raras e desejadas: sanã-parda, sanã-amarela, gavião-do-banhado, tricolino e socoí-amarelo.
As espécies…Entre as espécies avistadas estão: andorinha-do-rio, anu-preto-comum, bem-te-vi, cabeça-seca, caminheiro-zumbidor, caracará, caraúna-de-cara-branca, chopim, chopim-d0-brejo, colhereiro, frango-da-água, frango-da-água-comum, freirinha, andorinha, garça-branca-grande, garça-branca-pequena, garça-moura, garça-vaqueira, garibalde, jaçanã, japacanim, lavadeira-de-cara-branca, lavadeira-mascarada, maçarico-de-perna-amarela, maria-faceira, marreca-caneleira, marreca-cri-cri, marreca-irerê, marrecão, marreca-pé-vermelho, marreca-toicinho, martim-pescador-grande, martim-pescador-pequeno, pernilongo, ratão-do-banhado, sana-parda, saracura-do-banhado, savacu, socó-boi, socozinho, tesourinha, urubu-comum e tantas outras que certamente ficaram de fora da lista aqui por esquecimento.
O Tanquã tem atraído cada vez mais pessoas interessadas na observação ou fotografia da fauna, em especial aves, e também em ecoturismo e meio ambiente, especialmente ocorrência de espécies raras, tais como o tricolino, a sanã-amarela, o socoí-amarelo, a águia-pescadora e tantas outras que nessa saída não apareceram, mas nem sempre de fotografias de espécies raras ou difíceis são feitas as boas saídas fotográficas, muitas vezes o momento que a cena lhe proporciona acaba rendendo uma bela imagem, a exemplo da garça-moura com o seu almoço no bico, uma grande piranha! Momento bem bacana que chamou a atenção de todos…
Abaixo algumas fotografias do nosso fotógrafo que guiou e acompanhou o grupo. Gavião caracará jovem…
Socozinho pescando na margem…
Lavadeira-de-cara-branca:
Jaçanã adulto e bravo, mostrando seu esporões nas asas…
Bando de garcinha-vaqueira:
Bando de marreca asa-branca:
O belo biguatinga:
Muito comum no pantanal, o cabeça-seca pode ser facilmente observado no Tanquã…
O colorido colhereiro, mostrando por que leva este nome comum, graças ao seu bico em formato de colher:
A saracura-do-banhado sempre avistada margeando os capins flutuantes:
A pequena sanã-parda em grupo alimentando-se na borda dos capins:
O ratão-d0-banhado, facilmente avistado na região do Tanquã:
Um bando misto formado por irerês, marrecas-caneleira e um casal de marrecão:
Martim-pescador-pequeno em seu poleiro de observação:
Freirinha:
Chopim-do-brejo:
Caraúna-de-cara-branca se alimentando em uma das lagoas formadas pelo rio Piracicaba:
Irerê alçando voo:
O belo casal de marrecão, a fêmea marrom e o macho preto:
No total mais de 40 espécies avistadas e dezenas delas fotografadas pelo emaranhado de canais e lagoas que formam a região conhecida como pantanal paulista. Confira o posicionamento das fotos no mapa abaixo:
[googlemaps-photo-gallery].
Abraços e até próxima.
Equipe EF.
.
• Quer conhecer o Tanquã?O Tanquã é um local muito rico em espécies da fauna, em especial aves. Com dezenas de espécies conhecidas, o lugar propicia ao visitante observar e fotografar dezenas de espécies de aves, mamíferos e com um pouco de sorte, répteis!
Contrate os serviços de guia e/ou para aulas práticas de fotografia de natureza com o fotógrafo oficial do portal EF.
[+] Solicite mais informações, clique aqui.