ECOFOTO | fotografia + natureza + birdwatching + expedições | ECO FOTO

Águia-Pescadora e muito mais em passarinhada na cidade de Iracemápolis-SP (de 13 à 15/11/2010)

Bom dia pessoal.

Mais um final de semana prolongado se passou, devido ao ferido da Proclamação da República (15/11), e acabei não viajando em virtude de um trabalho e um compromisso pessoal que tinha agendado.

Impedido de viajar, mas nem tudo estava perdido, afinal, eu poderia passarinhar pelo “QUINTAL”, apelido dado à região rural aqui da minha cidade por um amigo que sempre vem fotografar comigo.

Já que o final de semana prolongado era quase todo livre, exceto no sábado no período da tarde, resolvi  “passarinhar” (fotografar natureza)  por aqui mesmo, todos os dias possíveis, no sábado de manhã com o amigo Paulo Tellis, no domingo à tarde com o amigo e passarinheiro Dinan e na segunda de manhã com o Pacheco.

Foram três dias passarinhando pela região rural de Iracemápolis-SP, muitas espécies vistas e fotografadas, inclusive um telefonema do amigo Dinan na segunda-feira cedo reportando o avistamento de uma jaguatirica ou algo do tipo.

Quase sempre que saio fotografar por aqui volto com alguma novidade ou surpresa, e dessa vez não foi diferente ao fotografar 3 espécies até então sem registro fotográfico na cidade: Colhereiro, Cabeça-Seca e uma impressionante Águia-Pescadora que merece todo o destaque.

Chega de blablabla e vamos ao que realmente nos interessa: As fotos!

• 13/11 (sábado) com P. Tellis:

Garibaldi

Freirinha

Gavião-Caramujeiro

Cabeça-Seca, uma das novidades registradas por aqui.

Socozinho, no segundo plano um casal de Pé-Vermelho

Socozinho

Anú-Preto

Marreca-Cabocla

Ovos de caramujo.

Ninféia

No final das contas, eu o Paulo fomos embora realizados por conseguir ótimos registros no sábado de manhã, pois além das fotos acima avistamos o Colhereiro e os Cabeça-Seca, mas eu não consegui um bom registro das espécies.

• 14/11 (domingo) com Dinan:

Chopim-do-Brejo ou Dragão-do-Brejo

Biguá

Martim-Pescador

Gavião-Carijó

Tesourinha-do-Brejo

Gavião Caracará

Fotografando com o Dinan, o Chopim-do-Brejo e o gavião Carijó roubaram a nossa atenção, mas tinha muito mais por vir na segunda de manhã.

• 15/11 (segunda) com Pacheco:

Canário-Tipio

Libélula em pleno vôo.

Casal de Freirinha

Andorinha-de-Rio

Pernilongo

Irerê

Maçarico-de-Perna-Amarela

Águia-Pescadora

Águia-Pescadora

As duas fotos acima, da Águia-Pescadora, representam um importante registro pra cidade de Iracemápolis, até então sem nenhum registro fotográfico ou visual da espécie. De hábitos migratórios, a espécie acima chega a ter incríveis 2 metros de envergadura, se alimenta basicamente de peixes mas pode eventualmente capturar outras aves e até pequenos mamíferos. Uma espécie realmente majestosa, linda, e tive a oportunidade de presenciar 3 mergulhos em busca de peixes.

Colhereiro

Outra espécie registrada pela primera vez em foto na cidade foi o Colhereiro que dispensa apresentações. Ave belissíma de cor “salmão” que habita regiões alagadas.

O balanço.

Por fim a “passarinhada” do feriado prolongado foi muito proveitosa. Iracemápolis tem uma área muito pequena e praticamente dominada pela produção de cana-de-açucar. Mesmo assim, foram mais de 20 espécies registradas e algumas delas raramente observadas na região.

“Aguardo os respectivos comentários!”

Abraços.
Tiago R.
Fotógrafo

Sair da versão mobile