[12 de julho]
Ontém foi “o dia”!
Como se fosse uma despedida da minha passagem pelo Refúgio Ecológico Caiman o pantanal resolveu conspirar, e no meu último workshop de fotografia para o pessoal hospedado na Cordilheira, uma focagem memorável – três onças pintadas em menos de 30 minutos!
Os experientes guias Fábio (caimaner) e Nego (guia de campo) se supreenderam, imaginem só EU…
As duas primeiras onças formavam um casal, já a segunda espreitava uma capivara na beira de um açude.
Uma focagem memorável! Uma despedida com gostinho de quero mais…
–> As fotos podem ser vistas aqui!
[11 de julho]
Se engana quem pensa que o pantanal é rico apenas em fauna e flora!
O povo pantaneiro é riquissímo em tradições culturais a exmplo da FESTA DO LAÇO que pude presenciar e fotografar durante a minha passagem pelo pantanal.
Pude sentir a dedicação e o amor do povo pantaneiro na preparação detalhada da tradicional festa que envolve adultos, jovens e crianças numa disputa de laço, ou “armadas”, como eles preferem dizer por aqui, onde as equipes são formadas por cinco laçadores sendo o primeiro chamado de capitão e o último de fecha rosca. A festa organizada pela Caiman (Estância Miranda) é tradicional e reúne mais de quarenta equipes de laçadores de diversas fazendas e cidades.
Abaixo uma foto das mais de 400 que fiz durante os dois dias do evento, onde a “Segundinha” da Caiman (equipe número 2) foi a vencedora com a “armada” de Buriti (na foto) da Taça de Ouro, principal categoria entre as equipes laçadoras.
Em breve, todas as fotos da FESTA DO LAÇO!
–> As fotos podem ser vistas aqui!
[09 de julho]
Olá pessoal, menos de uma semana pra minha partida e não poderia ser melhor! Uma onça-parda avistada na quarta-feira (06) e uma onça-pintada fotografada ontém, sexta (08).
Os animais aqui nos surpreendem a todo momento, cada encontro uma nova foto, um novo momento, a exemplo da foto abaixo dos três cabeças-secas:
–> As fotos podem ser vistas aqui!
[post de 07 de julho]
Ontém foi um dia fantástico, pude acompanhar a equipe do Projeto Arara Azul – www.projetoararaazul.org.br – em uma de suas saídas a campo. Na equipe o guia e assistente do projeto César, a bióloga Fernanda e a estudante de biologia Bruna (estagiária).
Logo ao amanhecer saímos em busca dos primeiros ninhos cortando estradas e pastos até algumas matas de cordilheira e capões bem afastados, durante todo o percurso muitos animais pelo caminho e as araras que pareceiam até conhecer o César e o veículo do projeto.
Não pude ver os filhotes, a postura ainda vai começar, mas as ARARAS já estão começando a preparar os ninhos. Foi um dia bem proveitoso, mesmo durante o nosso retorno quando fomos agraciados com uma ONÇA-SUÇUARANA cortando a frente do carro a pouco mais de 30 metros!
Para saber mais sobre o projeto ARARA AZUL acesse www.projetoararaazul.org.br
–> As fotos podem ser vistas aqui!
[post 05 de julho]
Ontém realmente foi um dia excepicional!
Avistamento de um lobo-guará, raro de se observar por aqui logo pela manhã na Cordilheira, notícia que emplogou o grupo.
Logo após o workshop de fotografia fomos pro safari que continou rendendo ótimas fotografias de tamanduás, tatus, gaviões, garças, queixadas, jacarés além de aves em geral, mas o melhor estava por vir, logo após um maravilhoso por-do-sol.
A focagem começou por volta das 17h 45 e ao chegar na ponte do paizinho lá estava a jaguatirica. Viramos e voltamos contentes, afinal um dia produtivo, que se tornou único ao encontrar com uma enorme onça-pintada nas proximidades da escolinha e sede do projeto Arara Azul, emoção total!
A maior surpresa foi ver justamente a onça e a jaguartica em poucos minutos, mas não foi tudo! Na volta para Cordilheira avistamos e pude fotografar um mocho-do-banhado, primeiro registro em foto para a Caiman.
Safari perfeito, repleto de espécies.
–> As fotos podem ser vistas aqui!
[ post de 27 de junho]
Enfim o clima mudou e parece que o frio chegou!
De sábado pra cá, diferente dos outros dias, tenho dormindo com duas calças, blusa e dois cobertores. A temperatura despencou literalmente.
Tirando o frio, poucas fotos novas mas uma foto que me chamou muita a anteção foi essa foto das traíras todas aglomeradas na beira da baía, cena linda e impressionante pela quantidade de peixes.
–> As fotos podem ser vistas aqui!
[ post de 21 de junho]
O primeiro “susto” que passei aqui foi ontém (20), quando eu o guia caiman Fábio estavamos voltando do rio Aquidauna a pé e derrepente, um boi veio correndo na estrada pelas nossas costas, rápidamente o guia se virou e gritou com espantando o boi… Um susto já que estavamos caminhando e fotografando durante umas 2 horas.
A recompensa veio logo após o susto, um lindo gavião-preto com uma cobra nas garras recém capturada, provavelmente uma sucuri filhote ou talvez uma boipeva, como o gavião já havia arrancado a cabeça dela a identificação fico mais complicada.
–> As fotos podem ser vistas aqui!
[ post de 16 de junho]
Olá pessoal.
O clima aqui começa a mudar, os dias já estão mais frescos e as noites bem mais frias. A vazante esta encerrando o seu ciclo de 2011, mas antes de falar do pantanal quero falar sobre o primero WS de fotografia que aconteceu no dia 14 para um grupo de turístas americanos.
Após algumas dicas rápidas e instruções básicas de fotografia fomos a campo acompanhados pelos guias da Caiman e o resultado não poderia ser melhor, fotos da onça-pintada e uma boca-de-sapo – serpente conhecida também como jararaca.
Não poderia deixar de postar a foto onça-pintada, animal número “um” na lista de todos que visitam o pantanal.
–> As fotos podem ser vistas aqui!
[ post 9 de junho ]
Olá pessoal, este post foi previamente agendado, pois nesse momento devo estar voando para Campo Grande-MS, o meu destino é a cidade de Miranda no Pantanal.
Através de um convite feito pela pousada Caiman para uma parceria, onde vou orientar e coordenar workshops de fotografia de natureza para os hóspedes da pousada, estarei viajando e fotografando a fauna e flora entre os dias 9 de junho e 15 de julho. Passar esses quase 40 dias envolvido diretamente com fotografia de natureza será um quande desafio, e espero superar com belas imagens do pantanal e seu entorno.
O meu dia a dia na pousada Caiman poderá ser acompanhado aqui pelo ECOFOTO.
Abraços e até breve.
Tiago R.
Fotógrafo – ECOFOTO