Olá pessoal.
No último final de semana prolongado eu (Tiago) juntamente com o Mário, Dinan e Bred, fizemos uma pequena incursão por trilhas no meio de uma mata na minha cidade com objetivo de fotografar algumas espécies da flora local.
Durante o percurso uma grande pegada marcada no solo ainda húmido da noite anterior. Fiz uma foto e os demais amigos também desconfiando que poderia ser de uma onça-parda ou suçuarana. A certeza só veio depois que enviei o link da foto do Bred para um colega do Paraná, o bilogo Willian Menq que me confirmou ser uma pegada de onça.
Motivo de felicidade ou tristeza?
Fico muito feliz por encontrar este indício, muito embora nos últimos anos algmas onças-suçuaranas morreram atropeladas na estrada que corta o múnicipio e partes do fragmento de mata. A existência dela na região é conhecida porém quase nunca avistada.
A preocupação vem por conta do confinamento em pequenos fragamentos de mata, cercados por fazendas, sítios e trânsito de pessoas e veículos, situação que geralmente resulta em prejuízos para a onça-parda que perde o seu espaço e ainda acaba sendo perseguida.
Em contato com um grupo de biólogos da Unesp de Rio Claro que estão iniciando estudos com grandes mamíferos na região, já me coloquei a disposição para ajudar e levá-los ao local.
Quintal!
O local que eu cito como quintal é zona rural da cidade onde moro atualmente. Essa brincadeira de chamar o local de quintal começou com o Bred, quando saíamos fotografar as belezas da fauna e flora do lugar. Pegou e virou referência.
Abraços e até a próxima.
na minha propriedade tem pegadas desses animais silvestres e isso e maravilhoso.
mas precisamos nos preservar de acidentes e tambem preserva-los…
Bom dia Ivonete.
Em que cidade fica a sua propriedade? Preservar estes animais é um passo importante.
Equipe EF.
A natureza reinvidica seus direitos, seu espaço.
Boa!!!
Agora o quintal tem quitinete de Onça, abraço.