III ENCONTRO DE CULTURA, PESQUISA E TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE AVES DE PIRACICABA (outubro 2019)

Pelo terceiro ano consecutivo, acontece o ENCONTRO DE CULTURA, PESQUISA E TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE AVES DE PIRACICABA, um evento independente, promovido pela RedeBirdWatching, que conta com o apoio do SESC e tem como objetivo fomentar a observação de aves, em especial na região de Piracicaba-SP.

Fotos capturadas durante observação de vida selvagem.

O evento acontece entre os dias 18 e 20 de outubro de 2019, no SESC Piracicaba, e apresentará aos interessados em participar diversas atividades, entre elas uma mesa redonda na abertura do evento, palestras, oficina de ilustração de aves, prática de observação de aves e muito mais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas clicando aqui.

Programação completa | dias 18, 19 e 20 de outubro de 2019 no SESC Piracicaba.

A programação completa pode ser vista abaixo. Programe-se para participar das atividades:

  • Dia 18, sexta, 19h30 – MESA REDONDA: Sobre fotografia de natureza com Tiago Degaspari (fotógrafo profissional), Helder Prado (O Pescador de Imagens) e Flávio Moraes (fotojornalista e observador de aves) apresentam diferentes técnicas de fotografia, demonstrando as peculiaridades de se retratar aves na natureza.
  • Dia 19, sábado, 10h às 11h30 – OFICINA: Ilustração de Aves – Atividade voltada ao público infanto-juvenil, objetiva o encantamento com a arte de desenhar e de observar aves. Com Geraldo França Junior, ilustrador de fauna.
  • Dia 19, sábado, 11h30 às 12h30 – CONCURSO: Encerramento do I Concurso Escolar de desenho de aves, realizado pela Rede Birdwatching em parceria com a Diretoria de Ensino de Piracicaba (Envolver e sensibilizar a comunidade escolar através da observação e desenho das aves da nossa cidade, visando o conhecimento e a conscientização para preservação das espécies.) Idealização: Dra. Maria Cristina Arzolla, educadora, coordenadora da Rede.
  • Dias 19 e 20, 12h30 às 13h30 – VIVÊNCIA: Retratando aves em cavaletes tendo como tema a avifauna brasileira, o conjunto de tintas, pincéis, cavaletes e telas retratam os desafios dos artistas que pintam a natureza ao ar livre. Com Caipiras do Plein( Carlos Valério e Jhulia Mattos)
  • Dia 19, sábado, 13h30 às 16h – PALESTRAS: Três palestras serão ministradas, Beija flores em Jardins, Observação e reabilitação de corujas, e Aves do Horto de Tupi , que conta com a presença de Antonio Cláudio Sturion do projeto Terapeuta de Asas, Gustavo Pinto do projeto Mocho dos Banhados de Americana/SP e Valdir Felipe Paulete, biólogo e guia de observação de aves.
  • Dia 19, sábado, 16h30 às 17h30 – OFICINA: Paissarinhar: observação de aves para pais e filhos. Atividade que oportuniza a relação entre pais e filhos, e deles com a natureza, estimulando a curiosidade, o afeto e o respeito ao ambiente natural com Luccas Longo, biólogo da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.
  • Dia 20, domingo, 7h30 às 9h30 – OFICINA: Avistagem de aves no Parque com ida ao Parque da Rua do Porto, aprenda na prática algumas técnicas e curiosidades para a observação da avifauna na natureza. Com Rede Birdwatching. Saída do estacionamento do SESC.
  • Dia 20, domingo, 10h às 13h – MESA REDONDA: Ciclo de palestras sobre a Gestão das Unidades de Conservação, pelos profissionais da Fundação Florestal de São Paulo, Antonio Alvaro Buso Junior, Carlos Beduschi e João Elias. Entenda a importância da criação e da gestão das áreas protegidas para a conservação da biodiversidade. Conheça os Roteiro para observação de aves na região de Piracicaba com Rogério Machado.
  • Dia 20, domingo, 14h às 16h – PALESTRAS: Dentre os assuntos abordados estão o comportamento da avifauna, as aves migratórias e a agricultura, e a participação popular no monitoramento de aves. Com Giulia D’ Angelo (Grupo Passarolando) , Sílvia Gobbo da UNIMEP e Eduardo Alexandrino (Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação da Fauna Silvestre – ESALQ/USP).

Serviço | Informações:

III ENCONTRO DE CULTURA, PESQUISA E TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE AVES DE PIRACICABA.

Data: De 18 a 20 de outubro de 2019.
Abertura: 18 de outubro as 19h 30 com “Mesa Redonda”.
Confira a programação diária no folder acima.
Local: SESC Piracicaba – Rua Ipiranga, n.º 155.
Informações: redebirdwatchingpira@gmail.com
Realização: RedeBirdWatching
Apoio: SESC

Atividades gratuitas!
Inscreva-se clicando aqui!

AVISO IMPORTANTE: as informações contidas nessa publicação, são de responsabilidade dos idealizadores do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *