“A pequena notável”, é com essa frase que eu defino essa câmera sem espelhos (mirros less), que utiliza o sistema micro quatro-terços (micro four thirds) como base para suas objetivas e conta com sensor MOS de 12mpx, segmento que se encaixa justamente entre as compactas avançadas/superzoom e as DSLR’s. Fazer um review sobre essa câmera seria como tentar reinventar a roda, já que existem dezenas de sites especializados fazendo isso o tempo todo, a exemplo do Dpreview, porém, quero deixar aqui as minhas impressões ao utilizar essa pequena câmera em algumas situações, mas pra isso preciso falar um pouquinho do equipamento em sí.
Quando ainda sem a objetiva ela mais se parece com uma compacta do que com uma DSL (digital single lens), porém, logo a grande baioneta tipo micro 4:3 denúncia o poder dessa pequena câmera. Uma vez montada com a objetiva do kit básico 14-42mm ela ganha volume, mas, existem opções de objetivas bem mais compactas como as fixas 14mm e 20mm, o sistema de estabilização Mega O.I.S. funciona muito bem e trabalha com a estabilização óptica das objetivas, garantindo até 3 pontos de estabilidade.
O sistema LCD touch é uma ótima ferramente, permite ajustes rápidos inclusive da área a ser focada com um único toque. A operação dos menus é bem simples e os ajustes fotográficos que nos interessa – ISO, abertura e velocidade – são acionados rapidamente através de um disco bem eficiente. O disparo é rápido, como em uma DSLR, não tem o famoso “lag” das compactas/avançadas, já o modo de filmagem é outro ponto forte, full-HD ele permite capturar vídeos sem limite de tempo à 60fps. Com um cartão de 16GB é possível capturar até 1h 20 de vídeo.
O AF é rápido e preciso, com opções de AF-S (simples), AF-C (continuo/servo), AF Track (que segue o objeto) e AF Face Detect (foca no rosto da cena) mas o modo burst não é dos melhores, fica bem abaixo de modelos similares do mercado com apenas 3fps, útil, mas não ideal que considero ao menos 5fps.
Em situações de pouca luz geralmente aumentar a sensibilidade é saída, a GF2 possui o ISO particionado em terços o que permite um ajuste fino, podendo chegar até ISO6400, porém com desempenho comprometido acima do ISO 800, mas para isso o modelo traz uma eficiente sistema de flash que é composto por um pequeno flash interno e uma sapata TTL, o que expande as possibilidade de usar o modelo em diversas situações, mesmo com pouca luz.
O formato RAW do modelo tem uma excelente latitude entre claro e escuro, permite excelente conversão, aliado a uma boa fotometria pode-se extrair fotos de alta qualidade, mas o ponto forte dessa pequena câmera é a portabilidade, mesmo que não seja das melhores com a objetiva 14-42mm ou outros modelos zoom da marca que fica um pouco comprometida, porém as objetivas fixas a tornam extremamente compacta em termos de tamanho e poderosa em qualidade de imagem!
O sistema micro quatro-terços da Lumix GF2
O sistema Micro 4:3 como é conhecido por ser baseado em sensores com fator de corte de 2x em relação aos tradicionais 35mm, e utilizam tecnologia LiveMOS. Outra característica das câmeras micro 4:3 é a ausência de espelho, porém a captura das imagens continua sendo feita de forma mecânica, ou seja, através de um obturador que expõe o sensor no momento do clique eliminando o lag (atraso) das compactas.
O corte de 2x do sensor possibilita objetivas menores que juntamente com a ausência do espelho permitem que o tamanho da câmera diminua consideravelmente sem comprometer o seu desempenho e qualidade de imagem, mantendo o sistema de baioneta para troca da objetiva para os fotógrafos mais exigentes.
Na prática
Utilizando na prática é uma câmera fácil de manusear, rápida e leve. Captura ótimas fotografias em situações diversas e permite excelentes níveis de ajustes quando utilizado o formato RAW. O ponto fraco dessa câmera é o visor LCD já que não existe viewfinder (óptico), que em situações de muita luminosidade e contra-luz fica “ofuscado” dificultando a composição. Outros pontos negativos são os preços das objetivas, que pode chegar fácil ao preço de uma objetiva de DSLR, a bateria que dura pouco mais de 300 fotos ou 40 minutos de vídeo e a sensibilidade que começa a se comprometer acima de ISO800, se não fossem por estes detalhes eu diria que é uma câmera quase perfeita!
O melhor de tudo é o que sistema micro 4:3 é compatível entre sí, as objetivas da Olympus são totalmente compatíveis com as Panasonic e vice-versa, ainda existe a opção de usar outras objetivas com um pequeno anel adaptador, como por exemplo as objetivas da LEICA.
Especificações da Panasonic Lumix GF2
Sensor | • 4/3 type MOS (‘Live MOS sensor’) • 13.06 million total pixels • 12.10 million effective pixels • RGB (Primary) color filter array |
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Aspect ratios | • 4:3 • 3:2 • 16:9 • 1:1 |
Image sizes* | 4:3 • 4000 x 3000 • 2816 x 2112 • 2048 x 1536 • 1600 x 1200 (when 3D lens is attached)*3:2 • 4000 x 2672 • 2816 x 1880 • 2048 x 1360 • 1600 x 1064 (when 3D lens is attached)*16:9 • 4000 x 2248 • 2816 x 1584 • 1920 x 1080 • 1600 x 904 (when 3D lens is attached)*1:1 • 2992 x 2992 • 2112 x 2112 • 1504 x 1504 • 1440 x 1440 (when 3D lens is attached)* |
File formats* | • RAW • RAW + JPEG Standard • RAW + JPEG Fine • JPEG (EXIF 2.2) – Standard • JPEG (EXIF 2.2) – Fine • MPO + Fine (with 3D lens)* • MPO + Standard (with 3D lens)* |
Movie mode | AVCHD* • NTSC: Full HD: 1920 x 1080, 60i (sensor output is 30p), 17Mbps or 13Mbps HD: 1280 x 720, 60p (sensor output is 30p) 17Mbps or 13Mbps• PAL: Full HD: 1920 x 1080, 50i (sensor output is 25p) 17Mbps or13Mbps HD: 1280 x 720, 50p (sensor output is 25p) 17Mbps or 13MbpsMotion JPEG • HD: 1280 x 720, 30fps • 16:9: WVGA : 848 x 480, 30fps • 4:3: QVGA : 320 x 240, 30fps / VGA : 640 x 480, 30fps |
Lenses | • Micro Four Thirds mount lenses • Four Thirds mount lenses via adapter (DMW-MA1PP) |
Focus modes | • Contrast AF system • Manual focus • Face Detection • AF Tracking • 23-Area-Focusing/1 Area Focusing • Single or Continuous AF • Touch AF (1- area-focusing in Face detection / AF Tracking / Multi-area-focusing / 1-area-focusing) |
AF assist lamp | Yes, dedicated lamp |
Image stabilization | None (lens only) |
Digital zoom | • Up to 4x |
Exposure modes | • Program AE • Aperture priority AE • Shutter priority AE • Manual • iAuto • My Color • SCN • Custom (3 memories) |
Scene modes | • Portrait • Soft Skin • Scenery • Architecture • Sports • Peripheral Defocus • Flower • Food • Objects • Night Portrait • Night Scenery • Illuminations • Baby 1 • Baby 2 • Pet • Party • Sunset |
My Color Modes | • Expressive • Retro • Pure • Elegant • Cinema • Monochrome • Dynamic Art • Silhouette • Custom |
Sensitivity* | • Auto ISO • Intelligent ISO • ISO 100 • ISO 200 • ISO 400 • ISO 800 • ISO 1600 • ISO 3200 • ISO 6400* |
Metering | 144-zone multi-pattern sensing system |
Metering range | 0 to 18 EV |
Metering modes | • Multiple-Weighted • Center-Weighted • Spot |
AE Lock | • Set the Fn button in custom menu to AE lock* |
AE Bracketing* | • 3 or 5 frames • 1/3 or 2/3 steps to ±2.0 EV |
Exposure steps | 1/3 or 1.0 EV |
Exposure compensation | • -3.0 to +3.0 EV • 1/3 EV steps |
Shutter speed | • 60 -1/4000 sec • Bulb (up to 4 mins) • Flash X-sync 1/160 sec |
White balance | • Auto • Daylight • Cloudy • Shade • Halogen • Flash • Custom 1 • Custom 2 • Kelvin temp (2500 – 10000 K, 100K steps) |
WB fine tuning | Yes (blue/amber bias, magenta/green bias) |
WB Bracketing | • 3 shots •+/-1 to +/-3 in either blue/amber or magenta/green axis |
Color space | • sRGB • Adobe RGB |
Image parameters* | • Color / Black and White • Saturation • Contrast • Sharpness |
Drive modes * | • Single • Continuous H (3.2 fps, no Live View) • Continuous M (2.6 fps, with Live View) • Continuous L (2 fps, with Live View) |
Continuous buffer | • 7 RAW images • Unlimited JPEG images with a fast card |
Self-timer | • 2 sec • 10 sec • 10 sec, 3 images |
Flash | • Manual pop-up • TTL auto / manual • Guide no. 6.0 (ISO 100, m) • Sync modes: Auto, On, Off, Red-eye reduction, Slow syncro with red-eye reduction, Slow syncro |
Flash X-sync speed | 1/160 sec |
External flash | • Hot shoe • TTL Auto with FL220/FL360/FL500 (Optional) |
Viewfinder | • Optional Electronic Viewfinder DMW-LVF1 |
Orientation sensor | Yes, via OIS lenses only |
LCD monitor | • 3.0″ Low temperature Polycrystalline TFT LCD • 3:2 aspect ratio • Wide viewing angle • 460,000 dots • 60 fps • Approx 100% frame coverage • Brightness (7 levels), Color (7 levels) |
Playback functions | Normal playback, 30-thumbnail display, 12-thumbnail display, Calendar display, Zoomed playback (16x Max.), Slideshow (duration & effect is selectable), Playback Mode (Normal/Picture/AVCHD/Motion JPEG/3D Play/Category/Favorite), Title Edit, Text Stamp, Video Divide, Resize, Cropping, Aspect Conversion, Rotate, Rotate Display, Favorite, Protect, Face Recognition Edit |
Microphone* | • Stereo (with Wind Cut: Off/Low/Standard/High) • Microphone level adjustable: Lv1/Lv2/Lv3/Lv4 |
Connectivity | • USB 2.0 (High Speed) • Video Out (NTSC / PAL) • HDMI |
Print compliance | • PictBridge • DPOF |
Storage | SD / SDHC / SDXC |
Power* | • ID-Security Li-ion Battery Pack DMW-BLD10 (7.2V, 1010mAh) • Supplied charger / AC adapter |
Dimensions* | 113 x 68 x 33 mm / 4.44 x 2.67 x 1.29 in |
Weight (camera body)* | Approx. 265 g (9.35 oz) |
Sem sombra de dúvidas um excelente equipamento, que pode render boas fotografias nas mãos de usuários com um pouco de conhecimento, sem sombra de dúvidas essa câmera preenche a lacuna entre as “superzoons” e as grandes DSL/DSLR’s.
Uma observação importante para ser ressaltada é que quando se fala de equipamento bom não quer dizer fotografia boa. A qualidade final das fotos se deve muito mais ao usuário ou fotógrafo do que ao equipamento propriamente dito, nada adianta um equipamento com ótimas características se o usuário for leigo e não souber extrair o máximo do equipamento, pois neste caso o fator limitante é o usuário, “fotógrafo”, com a sua falta de conhecimento, de técnica e cultura fotográfica.
Abraços e até a próxima.
Equipe EF.