ECOFOTO | fotografia + natureza + birdwatching + expedições | ECO FOTO

Birdwatching: guiando grupo de suecos no Brasil.

As passarinhadas de 2015 acabaram! A última foi em 26/12 e podemos dizer que fechamos o ano com chave de ouro guiando um grupo de suecos que estavam de férias no Brasil e tem como lazer a observação de aves.

A indicação veio através de um contato em Piracicaba, que acompanha o nosso trabalho no portal ECOFOTO. Após um breve contato com BEN, sugerimos um roteiro enxuto mas com muitas possibilidades de observação devido a curta estadia do grupo na cidade Piracicaba.

Começamos as observações pelo Tanquã com dois barcos para deslocar o grupo pelo rio Piracicaba e suas lagoas, local repleto de fauna que tem se firmado como um importante ponto de observação de aves no interior de São Paulo, onde o grupo pode visualizar dezenas de espécies diferentes entre elas marreca-cabocla, marrecão, irerê, marreca-toicinho, gavião-do-banhado, gavião-caboclo, tuiuiú, colhereiro, jaçanã, garça, garça-moura, talha-mar, frango-da-água, frango-da-água-azul, tapicuru-de-cara-pelada, caracará, lavadeira, sanã-parda, sanã-amarela, garibaldi, martim-pescador,  japacanim, socozinho, socó, savacu, saracura e etc.

Além das espécies aquáticas, desembarcamos em alguns pontos para observar espécies que ficam nos campos e brejos, a exemplo do caboclinho-branco, caboclinho, bigodinho, coleirinho, canário-do-campo, chorão, sanã-carijó entre outras.

Depois de mais de 4 horas navegando e observando aves pelo Tanquã era hora de partir para Americana para o almoço e segunda parte da observação de aves, o local escolhido foi o Parque Aimaratá por conter uma fauna rica em espécies de aves que habitam a mata ciliar do rio, como choca-barrada, chupa-dente, choca-da-mata e canário-do-mato que deram mole, mas infelizmente a mariquita, gralha-do-campo, arredio-do-rio, barbudo-rajado não apareceram para foto. No final o belo e ilustre cardeal-do-nordeste apareceu para encerrar com chave de ouro o dia.

No final do dia dezenas de espécies observadas pelo grupo formado por uma família sueca de observadores de aves, liderada por BEN, um engenheiro florestal interessado em vida selvagem.

Quer conhecer o Tanquã?

Entre em contato ou visite o hotsite www.tanqua.com.br

Abraços e até a próxima.
Equipe EF.

Sair da versão mobile