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ESPECIAL: filtro densidade neutra (NDx) para capturar o movimento…

Com o avanço da fotografia digital é comum ouvir que, filtros de efeitos, não são mais necessários, pois tudo pode ser trabalhado na edição pós-captura. Esse discurso tem o seu fundinho de verdade, mas existem alguns tipos de filtros que ainda são indispensáveis para quem quer criar efeitos harmônicos em suas fotografias, e um deles é o  filtro de densidade neutra ou simplesmente chamado de NDx.

Filtros

São acessórios geralmente rosqueados ou encaixados no elemento frontal da objetiva ou traseira no caso das grandes objetivas como a 300mm F2.8 por exemplo, e desempenham diversos papéis, desde a simples proteção do elemento frontal da objetiva no caso dos filtros de proteção ou UV, a efeitos diversificados como estrelinhas, intensificação das cores e desfoque pontual. Existem modelos de rosca que são os mais comuns e também em forma de placas, que são encaixados em um sistemas de múltiplos filtros, como o sistema Cokin por exemplo.

Os filtros de efeito densidade neutra (ND) possuem uma escala para representar a sua intensidade de bloqueio à luz, que pode ser em X ou f/stop. Quanto maior for a sua intensidade (potência), menor a quantidade de luz que chega até o sensor da câmera ou filme, forçando a compensação com uma velocidade de captura mais baixa (maior tempo de exposição) ou o uso de grandes aberturas.

Confira abaixo a escala de intensidade dos filtros de densidade neutra – ND:

Esses filtros são utilizados basicamente em duas situações, para dar movimento ao assunto  ou para permitir usar grandes aberturas com sol pleno.

A primeira situação e mais comum é quando se pretende capturar o movimento do assunto, ou seja, utilizar um longo tempo de exposição. Pode parecer algo simples, mas tente fazer isso durante o dia, com o sol pleno e vai descobrir que mesmo usando ISO100 e abertura bem fechada em f22 a velocidade ainda sera relativamente alta e não permitirá criar o movimento. É nessa situação que o filtro ND entra em ação, ou melhor, na frente da objetiva e funciona como um óculos escuro, diminuindo a entrada de luz forçando a aumentar o tempo de captura da cena.

A segunda situação é quando se deseja trabalhar com grandes aberturas para gerar um DOF curto (desfoque acentuado/pouca profundidade de campo), por exemplo f1,4 ou f1,8 em ambientes com luz intensa como em dias de sol pleno. Nessas situações mesmo com o ISO100 e velocidade altíssima, batendo na casa de 1/4000 ou 1/8000 pode não ser suficiente para equilibrar a luz da cena, causando estouros de luz. Com o uso do ND correto é possível trabalhar com grandes aberturas mesmo com sol pleno, explorando o desfoque dos planos.

Os filtros ND possuem intensidades variadas e dois modelos, os filtros de intensidade variável que se altera a potência do bloqueio girando o filtro e os de intensidade fixa. Para cada ambiente ou tipo de fotografia é necessário uma intensidade diferente.

Nas fotografias abaixo foi utilizado um filtro de tradicional de rosca 77mm, com intensidade fixa.

Nas fotografias desta publicação foi usado um filtro alemão B+W ND 1000X, que diminui a exposição em 10 pontos, ou seja, se a velocidade for de 1/250 com f16 e ISO100 sem o filtro ND, ao colocar o acessório na frente da objetiva, a velocidade precisa ser compensada para 4″ (quatro segundos) com a mesma abertura e ISO, permitindo assim capturar o movimento na cena, neste caso a água.

Vale lembrar que qualquer tipo de filtro, mesmo os de proteção UV, interferem diretamente na qualidade da imagem capturada, por isso é indispensável usar bons filtros de marcas reconhecidas no mercado, tais como LEE, HELIOPAN, B+W,  HOYA, TIFFEN ou KENKO.

Evite filtros comprados sem procedência, assim como outros produtos para fotografia é comum encontrar filtros falsificados no mercado. Veja essa publicação sobre marca e a qualidade de filtros.

Abraços e até a próxima.
Equipe EF

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