Um dos principais destinos fotográficos em Brumadinho é a famosa Serra da Calçada, Monumento Natural, que fica entre os municípios de Nova Lima e Brumadinho, e foi escolhido como o ponto de partida para fotografar a choca-de-asa-vermelha, o beija-flor-de-gravata-verde, o formigueiro-da-serra e o belíssima maxalalagá.
Logo na chegada um bandinho de pintassilgo em meio a neblina, que é comum em diversas épocas do ano devido a altitude da serra, e muitas vezes passa quase o dia encobrindo o céu azul.
A neblina as vezes chega a atrapalhar as fotos, mas não impedi o registro do beija-flor-de-peito-azul.
Comum na região, o periquito-rei é facilmente fotografado.
Espécie muito caçada, o trinca-ferro ainda é encontrado em alguns pontos.
Algumas espécies de Elaenias só podem ser diferenciadas pelo canto, aqui a guaracava-de-topete-uniforme, ave residente e muito comum na região toda.
Já o chibum, é uma espécie de Elaenia migratória e foi identificada pela vocalização.
A poucos metros do chibum (acima), identificamos o tucão, outra espécie de Elaenia que também é migratória e só pode ser confirmada a espécie pela vocalização.
O gavião-de-rabo-branco.
Muito comum em áreas de pastos e antropizadas, o tico-tico-do-campo é pouco visto devido aos hábitos de permanecer próximo ao chão.
A busca inicial era pela choca-de-asa-vermelha, mas quem resolveu roubar a cena, foi a choca-de-chapéu-vermelho, bem menos comum na região.
Mas teve mais, muito mais. Logo o sebinho-olho-de-ouro apareceu para conferir a vocalização da choca.
Comum na Calçada e demais áreas de cerrado da região, o joão-de-pau costuma aparecer em casais ou grupos familiares.
O vite-vite-de-olho-cinza é comum na região.
Saíra-douradinha, uma das aves mais coloridas do cerrado.
A choca-de-asa-vermelha só apareceu após muitas tentativas, e quando apareceu resolveu dar um belo show, se aproximando e posando para fotos e mais fotos…
A corruíra-do-campo é um belo exemplo de espécie que necessita de áreas preservadas, no caso, campos naturais, que tem se tornado cada vez mais raro em função da destruição do cerrado e da invasão do capim-meloso, espécie exótica que tem devastado os campos naturais da região.
Já a corruíra é bem comum até mesmo dentro das cidades.
Endêmico da Cadeia do Espinhaço que vai até o estado da Bahia, o rabo-mole-da-serra é um ícone na região.
O tico-tico-do-banhado habita diversas áreas de cerrado.
O papa-moscas-de-costas-cinzentas, substitui o papa-moscas-canela que não ocorre na região, e geralmente é encontrado em campos rupestres ou áreas acima dos 1000 metros de altitude.
A arnica é um arbusto de áreas rupestres, nessa foto a planta estava prestes a iniciar sua floração, um belo atrativo para alguns beija-flores.
Ainda faltavam as grande estrelas da Serra da Calçada, o belo e ameaçado maxalalagá, o formigueiro-da-serra e o belo beija-flor-de-gravata-verde. Procurar aves é como procurar uma agulha num palheiro, ainda que com muitas dicas e ajudas de observadores da região, a tarefa continua muito difícil.
Diversas idas até a Calçada para ter o primeiro encontro com o maxalalagá, em uma área pouco provável para sua ocorrência. Não rendeu foto, vi a espécie circular pelo capim nativo misturado ao invasivo capim-meloso, mas desistir não é a primeira opção de um fotógrafo, tanto que voltamos diversas vezes até a Calçada e só na minha última manhã, antes de voltar para São Paulo é que consegui uma única foto, quando o belo, pequeno e raro maxalalagá resolveu sair do capim para dar uma espiada…
Final de expedição na serra com o formigueiro-da-serra vocalizando o tempo todo, mas não permitiu fotografia ou registro, já o beija-flor-de-gravata-verde nem sinal, mas fotografia de natureza é assim, bem pouco previsível, então essas duas espécies ficam para próxima!
Partimos da Serra da Calçada com um gostinho de quero muito mais…
Abraços,
Equipe EF.
Que tal realizar uma expedição fotográfica orientada pelos “hotspots” de Belo Horizonte, Brumadinho e Nova Lima, além da belíssima Serra do Cipó em Santa do Riacho e Lapinha da Serra.
- Grupos de até 3 pessoas
- Roteiro personalizado
- Observação e fotografia da avifauna, flora e paisagens
- Orientações fotográficas
Entre em contato para saber mais!