ECOFOTO | fotografia + natureza + birdwatching + expedições | ECO FOTO

Distância focal das objetivas

Recebemos um e-mail através de um leitor, Pedro Paulo Costa, no qual nos pede auxílio no entendimento de algumas questões ligadas a distância focal e ampliação das objetivas. Aproveitamos a dúvida do leitor para criar este post, já que essa dúvida é frequente entre muitos fotógrafos iniciantes e avançados.

De: Pedro Paulo Costa

Ainda que tenha lido bastante sobre o assunto, ainda não entendi um aspecto sobre as lentes, e por isto recorro a este profissional. A questão é a seguinte: se tenho uma lente 20mm-100mm, por exemplo,  afirmam os especialistas que o aumento da imagem é 100/20 ou 5 vezes. Contudo se a visão humana é de 50mm o correto não seria um aumento REAL de 100/50 ou 2 vezes ?  O mesmo se aplicaria para uma lente 100mm-200mm, que seria de 200/50 ou 4x e não duas.  Haveria, a meu ver, uma diferença entre os conceitos de variação na distancia focal e zoom real. Sou inciante. Obrigado pela atenção.

Respondendo as dúvidas do leitor Pedro esclarecendo que ele esta com a linha de raciocínio correta. Muitos “especialistas” cometem este erro referindo-se à distância focal ou a variação do zoom como fator único de ampliação, o que não é totalmente verdade embora exista sim uma relação entre distância de foco e ampliação.

 

A confusão toda se intensifica com a palavra zoom – designada pela “x” – que significa o mesmo que dizer “quantas vezes ocorre variação”.

Fica a dica!

Cuidado com os especialistas, o mercado esta cheio de aventureiros que deduzem informações  baseando-se no marketing não muito claro de algumas empresas ou mesmo pela falta de  conhecimento e estudos na área.

Toda essas explicações acima são superficiais, o funcionamento e a construção das objetivas envolve engenharia  e conhecimentos em física.

Abraços e até a próxima.
Equipe EF.

 

Sair da versão mobile