ECOFOTO | fotografia + natureza + birdwatching + expedições | ECO FOTO

Curiangos para o projeto Passarinhar

A primeira corujada aqui no quintal, região rural de Iracemápolis, aconteceu hoje (04/10) e começou  na noite anterior com a visita do amigo Emerson Kaseker de São Paulo, fotógrafo e passarinheiro, que estava de passagem a trabalho pela cidade. Durante sua estadia na cidade, o amigo Emerson me surpreendeu com a uma ligação dizendo que era meu vizinho… Logo pensei e cheguei a conclusão que ele estava hospedado em um hotel próximo.

Logo após o  jantar,  combinamos uma saída a campo rápida para o dia seguinte às 5h da manhã para o quintal vizinho, no distrito de Tanquinho pertencente a Piracicaba, onde contamos mais de 25 espécies frequentando a borda de uma mata e o entorno de um tanque de restilo proveniente das usinas processadoras de cana-de-açúcar da região, sem contar que na ida um lobinho atravessou correndo a frente do carro. No final da passarinhada matinal combinamos uma possível corujada no entardecer.

Fim de tarde, corujada pré-combinada, telefonemas trocado, saímos em busca dos habitantes noturnos, aproveitamos para fazer uma pausa no mirante para contemplar o lusco-fusco do final do dia.

Enfim a noite começava a ficar cada vez mais evidente, era hora de partir atrás das corujas, ou melhor, curiangos!

Saímos contornando as matas ciliares em busca de olhos avermelhados e logo começaram a aparecer os curiangos pelo chão e em galhos de árvores. Abaixo as fotos das espécies encontradas nessa primeira corujada que acabou se tornando uma “curianganda”, proveitosa, inclusive com novos e bons registros que ainda não tinham sido listadas no Projeto Passarinhar 2010.

  

  

No final do percurso de pouco mais de 10km, rodeando uma mata, contabilizamos 3 espécies de curiangos/bacuraus e aproximadamente 5 ou 6 indivíduos de cada espécie em pontos diferentes.

Abraços e até a próxima.
Equipe EF.

 

Sair da versão mobile