Sim, o projeto PASSARINHAR continua!
É verdade que em um ritímo mais lento, porém o projeto que teve inicio em 2010 continua existindo, um pouco mais devagar em função de outros compromissos de trabalho. O ano de 2011 foi praticamente voltado para organizar as fotos capturadas em 2010, mas ainda assim fiz umas cinco ou seis saídas a campo para fotografar onde pude registrar algumas espécies de aves, entre elas o Bacurau-Chintã e o Bacurau-Tesoura na companhia do amigo Emerson Kaseker.
Foi justamente numa dessas passarinhadas noturnas em que fotografei os bacuraus que ouvimos a bela corujinha-do-mato cantarolando em plena escuridão, mas sem dar as caras!
Agora em 2012, na primeira passarinhada com o amigo Rafael Carneiro, queriamos tentar fotografar o mãe-da-lua, mas eis quem apareceu pra foto? A corujinha-do-mato (Megascops choliba)!!!
Na verdade, o meu amigo Rafael Carneiro fazia o player do mãe-da-lua, enquanto isso eu me distanciava fazendo o player da corujinha. Sem sucesso, resolvemos ir pra uma trilha no meio da mata, num loacal um pouco mais afastado e optamos por fazer apenas o player da corujinha, uma vez que eu já tinha ouvido o canto dela no local, então ficamos insistindo por quase uma hora, até que ouvi a resposta!
Não demorou a corujinha sentou num galho bem na minha frente, a lua clara permitiu ver o vulto dela chegando com toda a delicadeza de um caçador noturno, então pedi pro Rafael iluminar ela e aí (…)
Durante as quase 4 horas que ficamos na mata vimos e fotografamos curigangos, bacuraus-chintã, corujinha-da-mata além de ouvir as capivaras e o mãe-da-lua.
Enfim, sabemos onde ele está, agora é questão de tempo!
Abraços e até a próxima.
Tiago R.
Fotógrafo EF