Os nove encontros programados até novembro de 2013 tratarão de conceitos e ameaças à biodiversidade, dos seis biomas brasileiros – Pampa, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Amaz�?nia –, de ambientes marinhos e costeiros e da biodiversidade em ambientes rurais e urbanos. As palestras serão realizadas para grupos de até 180 alunos e professores do ensino médio, alunos de graduação e pesquisadores.
O BIOTA-FAPESP — Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo — é o programa de pesquisas criado em 1999 pela Fundação de Amparo à Pesquisa para aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade e criar mecanismos para sua conservação, recuperação e uso sustentável.
O ciclo de conferências BIOTA 2013 foi planejado para apresentar o conhecimento gerado em 13 anos de pesquisas, em uma linguagem acessível para um público heterogêneo.
“A formação educacional sólida favorece a participação dos cidadãos nos avanços científicos e tecnológicos essenciais para o desenvolvimento social e a geração de riqueza para o País”, diz Carlos Joly, coordenador do BIOTA-FAPESP e pesquisador do Instituto de Biologia da Unicamp, que ministrará a terceira palestra do dia.
A programação pode ser conferida no site www.fapesp.br/7466 e as inscrições devem ser feitas pelo site www.fapesp.br/eventos/biota_
Fonte: Agência FAPESP
www.fapesp.br