Urubu: uma ave a serviço de todos nós!

A primeira reação é de repugnação!

Seja pela sua opção de alimentação ou por  habitar lixões, é  sempre assim quando comento com alguém  algo sobre os Urubus. Afinal,  é vista pela maioria das pessoas como uma espécie  que frequenta aterros santinários e lixões em busca de comida, sempre associando a ave  à sujeira,  ainda que de forma precipitada e superficial.

A verdade é que as espécies de Urubus são carniçeiras e oportunistas,  vivem basicamente de alimento em decomposição  sendo estes alguns tipos de frutas e em especial animais mortos em  acidentes, ou por  predação de outros animais, ou mesmo por  morte natural e é justamente aí que os Urubus têm uma grande importância ambiental e sanitária por eliminar restos e carcaças em decomposição que são responsáveis pelo desenvolvimento de bactérias.

Na verdade, os Urubus são injustamente taxados de “sujos” porém prestam um grande serviço à população de modo geral, juntamente com algumas espécies de gaviões como os Caracará que quase sempre são vistos se alimentado de carcaças nas rodovias em meio aos Urubus.

Neste meu post, talvez você não tenha reparado mas a foto em questão, que é de uma espécie menos comum de Urubu, trata-se de um Urubu-de-Cabeça-Vermelha (Cathartes burrovianus), espécie que se diferencia do Urubu-Comum ou Cabeça-Preta por ser uma ave de hábitos solitários, porte maior, planeio em vôo com as asas em formato “V”, olfato extremamente desenvolvido, oportunista em alguns casos, capturando pequenas presas vivas. Geralmente é o primeiro a detectar  e chegar em uma carcaça devido ao seu olfato apurado, característica que lhe rendeu localmente e errôneamente o nome popular de Urubu-rei que na verdade é outra espécie e muito rara, por sinal.

“Por isso, quando você se deparar com um bando de Urubus, pense no papel sanitário promovido pelos indivíduos  dessa fámilia (Cathartidae), que dia após dia ajudam a reciclar a matéria orgânica em decomposição sem cobrar nada por isso!”

• Espécies de Urubu:

– Urubu-de-Cabeça-Preta ou Comum (Coragyps atratus)
– Urubu-de-Cabeça-Amarela (Cathartes burrovianus)
– Urubu-da-Mata (Cathartes melambrotus)
– Urubu-de-Cabeça-Vermelha (Cathartes aura)
– Urubu-Rei (Sarcoramphus papa), esp. ameaçada de extinção!

Mas, como nem tudo são flores, as populações de Urubus, em especial os de Cabeça-Preta ou Comum, estão migrando para as cidades e grandes centros, isso pela facilidade de encontrar alimentos em decomposição a céu aberto e também pela degradação do seu habitat natural (matas, campos, morros, vales) onde a espécie ocorre originalmente.

Abraços e até a próxima.

Um Comentário:

  1. This is a interesting post.

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!