Sujou o sensor da câmera, e agora?

Muito comum em equipamentos fotográficos que trocam a objetiva é o surgimento de pontinhos de sujeira nas fotografias. Se você possui uma câmera DSLR, DSLT ou Mirroless, provavelmente depois de algum tempo de uso, em alguma situação, já notou alguns pontinhos pretos na imagem após passa-las para o computador.

Clique na imagem abaixo e tente observar alguns pontos/manchas no céu.

Clique para ampliar! Fotografia com pontos de sujeira do sensor. Créd. Tiago D.

Clique para ampliar! Fotografia com pontos de sujeira do sensor. Créd. Tiago D.

Embora as câmeras mais modernas contem com alguns sistemas automáticos de limpeza do sensor, nem sempre o recurso funciona, por isso é comum notar esses pontos na fotografia, especialmente quando fotografamos algo como um céu azul ou uma parede clara. A sujeira é atraída para dentro da câmera por conta da estática gerada pelo sensor de imagem que recebe altas cargas elétricas durante o seu uso, mas não se assuste, isso é normal!

Detalhe do ponto de sujeira no sensor. Créd. Tiago D.

Detalhe do ponto de sujeira no sensor. Créd. Tiago D.

Caso o sistema de auto limpeza da câmera não seja capaz de eliminar os pontos de sujeira, e quase nunca são eficientes a tal ponto, o processo pode ser realizado de maneira manual pelo próprio fotógrafo ou através de uma empresa especializada em manutenção de equipamentos fotográficos, o que é altamente recomendado caso você não tenha segurança nos procedimentos, na qual o sensor é limpo fisicamente, ou seja, através de técnicas e produtos específicos para este fim.

Pontos de sujeira no sensor. Clique na imagem para ampliar. Créd. Tiago D.

Pontos de sujeira no sensor. Clique na imagem para ampliar. Créd. Tiago D.

Outra maneira de remover os pontos de sujeira é através do tratamento da imagem, nesse caso todas as fotografias que estiverem com algum ponto visível deverão passar pelo tratamento. O ponto negativo desse processo é que o sensor da sua câmera vai continuar sujo, e toda vez que fizer uma fotografia de céu ou de algum outro tema claro o ponto vai voltar a aparecer na foto.

Fotografia com os pontos de sujeira editados e removidos no tratamento da imagem. Créd. Tiago D.

Fotografia com os pontos de sujeira editados e removidos no tratamento da imagem. Créd. Tiago D.

A melhor maneira de remover o problema da sujeira é realizar uma limpeza rotineira no sensor da câmera, conforme o uso que você faz do equipamento, evitando surpresas na hora de tratar a foto, o que exige muitos trabalho no tratamento se tiver que ficar removendo pontinhos de sujeira.

Excesso de zelo.

Muitas pessoas deixam de trocar a objetiva para fazer uma determinada foto em ambiente externo com medo de sujar o sensor. Sujar o sensor da câmera é normal! É mais ou menos como comprar um tênis novo e não querer sujar a sola dele… 

Pior do que não trocar a objetiva, é remover a objetiva e tapar a baioneta com a mão! A mão tem gordura, suor, sujeira, etc… Adivinhe só onde isso tudo vai parar?

Vale muito mais uma bela fotografia capturada do que um sensor limpo, ainda mais se levarmos em conta o fato de que, nem sempre, uma cena se repete. Pense nisso!

Embora os pontos de sujeira não causem dano ao equipamento, quanto mais sujo mais complicado para limpar, portanto não espere muito até limpar. Por outro lado um pontinho isolado não é motivo para preocupação.

Fotografias em HDR ou com abertura pequena de diafragma (ex.: f9, f11, f16…) exibem os pontos de sujeira mais facilmente, mas não confunda sujeira no sensor com sujeira no monitor. É normal o fotógrafo achar que o ponto ou mancha de sujeira esta na foto, quando na verdade esta no monitor, por isso, passar uma flanelinha levemente umedecia com álcool gel na tela do computador ajuda muito.

Faça o teste!

Certamente muitos leitores estão interessados em saber se o sensor da sua câmera esta sujo ou limpo, então vamos dar uma sugestão de teste rápido.

Uma maneira bem simples é colocar uma objetiva na sua câmera, que tenha uma distância focal em torno de 50mm, se estiver utilizando uma objetiva zoom, deixe-a em 50mm, coloque o modo de captura em Prioridade de Abertura (A ou Av) utilizando f16, deixe o ISO baixo, aponte a câmera para o céu azul e faça uma ou duas fotos em JPEG ou RAW. Descarregue a foto no computador e analise o resultado ampliando a imagem para 50% ou 100%!

Se aparecer pontinhos/manchas o seu sensor esta sujo, o que é relativamente normal!

OBS.: certifique-se que a sua objetiva esteja limpa, tanto no elemento frontal quanto traseiro e não utilize filtros UV ou de qualquer outro tipo.

Estamos preparando um tutorial para mostrar como limpar fisicamente o sensor da sua câmera, aguarde!

Abraços e até breve.
Equipe EF.

.

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!