Flash Nikon SB-700, primeiras impressões.

Muito se discute sobre as unidades dos flashs dedicados, afinal, luz é tudo na fotografia e ter um bom flash pode respresentar significativas melhoras na fotografia.

Recentemente a Nikon lançou um novo modelo,  o Speedlight SB-700 e tive a oportunidade de comprar uma unidade para fazer alguns testes  e comparar com o atual SB-900 que utilizo.

SB-700

Logo de cara fiquei impressionado, realmente o SB-700 é muito bem fabricado com uma construção sólida e vem completinho: difusor externo (domo), gelatinas, suporte para tripé além do rebatedor e difusor angular embutidos.

O flash é bem compacto, do tamanho do SB-800 aproximadamente, com botões para funções bem distruídos que facilitam a operação e configuração do mesmo.  Um botão pra mudar rapidamente o modo do flash entre TTL-BL, Manual, GN localizado ao lado do LCD traseiro.

Painel LCD do SB-700

Outra facilidade que  o SB-700 tem é o novo seletor (botão) de modo de luz para alternar entre padrão, even (espalhada) e centralizada (concentrado ao centro). Essa função é muito útil para controlar a distribuição da luz.

Quando fotografo natureza (fauna) por exemplo, sempre opto pelo modo central e quando fototografo macro, paisagens ou várias pessoas na cena uso modo padrão ou even para uma melhor distribuição da luz.

SB-700 com gelatinas.

O SB-700 taz também os modos MASTER, Remoto e  SU-4, funções já conhecidas dos usuários do SB-800 e SB-900 que permitem fazer disparos com  flash fora da sapata da câmera ou controlar oturas unidades (SB-600, SB-700, SB-800 ou SB-900). A função remoto permite configurar o flash pra ser utilizado com sua fotocélula embutida, muito bom para pequenos estúdios portáteis.

Diferente dos SB-800 e SB-900 o SB-700 não tem entrada para bateria externa (batery flash pack) e  pra quem faz fotografias que exige reciclagem rápida pode ser um fator limitatante. Utilizando 4 pilhas, Ni-MH a reciclagem é bem rápida e atende a maioria das ocasiões, ficando em 2,5s aproximadamente.

O que eu gostei!

– recursos completos
– botões de acesso rápido
– modo master, remto, SU-4
– bouce (difusor) incluso
– rebatedor e difusor angular embutidos
– tamanho compacto (leve)

O que eu não gostei!

– falta da entrada para bateria externa (pack).
– mediação TTL-BL constante com fotometria matrix e central ponderada, para desativar o BL  só com a fotometria spot.

Em geral o flash esta muito bem construído, com recursos de ponta para quem quer um bom flash para trabalhar ou simplesmente para lazer. Posso dizer que é uma ótima opção para 90% das situações onde seja necessário o uso de um flash dedicado, arrisco até a dizer que é quase um  “hibrído” com recursos parecidos do SB-900 e tamanho do SB-600.


Especificações:

– NG 28 (em ISO100, 35mm e formato FX)
– Zoom 24-120mm (FX) e
– Modos  i-TTL (BL), Manual, NG
– Master, remoto (Wirelles) e fotocélula
– Reciclagem em 2,5 segundos (alcalinas ou NI-MH 2100mah)
– Compensação +/- 3.0 EV
– 4 baterias ou pilhas AA
– Acompanha difusor (domo), gelatinas, suporte (para tripé), case
– 450g

Logo após receber o meu  SB-700 fiz um evento utilizando o novo flash e posso dizer que o resultado foi muito bom, não falhou no tempo de reciclagem e deu conta de fazer todas as fotos com uma luz muito parecida com a do SB-900.

Gostei, ótima opção para quem quer um flash leve e completo!

Abraços e até próxima.

Equipe EF.

86 Comments:

  1. Tenho uma D750, o SB700 é compatível com ela.
    obrg.

  2. Jonathan A. Marchioti

    Olá pessoal, tudo bem com vocês?
    Eu comprei recentemente a nikon D5300 e gostaria de saber se o flash sb700 nikon é compatível com a sapata da câmera. Obrigado!

  3. Boa noite, tenho uma Nikon D5200 e não tem o modo comando de flash. Gostava de saber se o SB700 pode ser disparado fora da câmara. Obrigado.

    • Boa tarde Luis.

      O SB-700 funciona em modo remoto sendo comandado pelo flash da câmera, mas realmente a D5200 não tem modo “COMMANDER” para controlar o flash fora. O que pode ser feito é usar o SB-700 no modo SU4 (fotocélula) e a câmera com o flash embutido no modo “MANUAL” de ajuste de potência que deve ser configurado através do menu. Toda vez que houver algum disparo de luz, o flash também irá disparar no modo SU4 (fotocélula) que é ativado no menu do flash.

      Mas atenção, em TTL não funciona pois o pré-flash do TTL irá fazer o SB-700 disparar antes da hora. Use o flash embutido no modo manual.

      Abraços, equipe EF

  4. tenho um SB700 e a D7100, recentemente tiro uma foto a 18mm e o flash uso o ganho de +1.0ev pois só o fato de mexer na lente levando a 55mm o flash dispara a -1.7ev ficando mais fraco, nunca foi assim não sei o que faço, quero que fique sempre onde eu deixar, em +1.0ev
    independente dd eu usar o zoom ou não!

    • Sérgio, boa noite.

      A melhor sugestão que podemos dar é que procure um bom curso de fotografia para entender os conceitos e fundamentos do FLASH TTL, como o seu SB-700 por exemplo. É difícil dizer o que pode estar acontecendo ou o que pode ter sido mudado nas configurações. Sugestão de um bom curso: http://www.cursodefotografia.net.br

      Os flashes dedicados após disparar informam se a potencia foi suficiente para iluminar a cena, no seu caso, o flash pode estar informando que a luz gerada por ele esta 1,7EV abaixo do ideal. Enfim, não temos como solucionar o seu problema devido as inúmeras possibilidades (abertura f, ISO, velocidade, distância assunto, tipo/loca de fotometria, etc).

      Abraços, equipe EF.

  5. Olá, bom dia
    Ontem em uma evento meu flash parou de “funcionar”, tenho uma câmera nikon D5200 e o flash também nikon SB-700, na câmera informar o angulo da lente é mais amplo que o ângulo do flash: algumas áreas podem não ser iluminadas – estou tentando tiras fotos em locais claros, o flash está em modo TTL. Alguém pode me ajudar ?????

    • Bom dia Daniela Gonçalves.

      Sobre o ângulo do FLASH não ser exatamente o mesmo angulo da objetiva não tem problema! A cena sempre vai ser bem iluminada desde que o flash tenha potência para tal.

      Sobre o problema de funcionamento do seu flash, procure uma assistência.

      Atenciosamente, equipe EF.

  6. Olá, tenho um flash sb-700 e recentemente comprei um rádio flash da Greika, porém não funcionada de jeito nenhum. Só funcionou uma vez e nunca mais, ele recebe o sinal porém o flash não dispara.
    Você pode ter alguma opinião sobre isso?

    • Guiga, boa noite.

      Realmente muito difícil saber o motivo. Cheque se transmissor e receptor estão no mesmo canal. Cheque os contatos do flash. Geralmente é preciso que transmissor esteja conectado na sapata da câmera.

      Experimente procurar informações no manual do radio flash. Caso seja possível, teste o flash com outro rádio, de algum amigo ou algo do tipo.

      Boa sorte.
      Equipe EF.

  7. Boa noite!

    Tenho o SB-700 e algumas vezes ocorreu dele começar a sinalizar que eu mude para “M” com uma seta para baixo, gostaria de saber o que seria isso, problema no flash ou o problema sou eu?? rsrs.

    Se puderem me ajudar agradeço muito!
    Obrigada ♥

    • Bom dia Karina, tudo bem?
      Neste caso é melhor consultar o manual do seu flash. Atualmente o nosso fotógrafo não utiliza nenhum SB700, por isso não consegue verificar sua dúvida na prática.
      Abraços, equipe EF.

  8. Tenho um sb700, uma d7100 e um radio flash yongnuo y622n, como faço para controlar a potência do flash pelo menu da camera?

    • Olá Rodolpho. Tudo bem? Obrigado pela sua visita em nosso portal. Sobre a sua duvida o melhor a fazer é ler os manuais de instruções do rádio flash, da câmera e do flash. Consultamos o nosso fotógrafo, e segundo ele, é possível utilizar diferentes potências, porém o controle é feito pelo módulo do rádio flash. O nosso fotógrafo utiliza um modelo mais simples de rádio, o modelo RF-603N sem controles manuais e recursos TTL. Caso tenha dúvidas, poste aqui.

  9. OLÁ, não estou conseguindo disparar meu sb700 fora da sapata em modo remote, tenho uma nikon d7000, pode me ajudar?Obrigada!

    • Boa tarde Aná Rosa. Recomendamos que pesquise no manual da sua câmera e flash. É um procedimento simples, mas que via internet fica complicado orientar. Esperamos que consiga. Abraços, equipe EF.

      • Olá, já li tudo que podia e não deu certo, coloco ele em remote ou master e não dispara, so dispara em remote-SU4, e a foto fica super exposta.

        • Ana, boa tarde. É preciso ativar o modo “Remoto” no FLASH e também na câmera onde configura-se o flash via “MENU” da câmera, alterando o modo TTL para o modo C (comando). O flash embutido da câmera deve estar levantado, pois são as luzes do flash que vai controlar os outros remotamente.

          Atenciosamente, equipe EF.

  10. Ola acho que estou com um problema em meu sb 700 acabei de comprar, mais parece que que esta com um problema de configuração,notei que ele não esta fazendo a mediçao pelo infravermelho ,e tambem esta aparecendo um sinal de (!) e um indicador disendo pra colocalo em modo on quando estou usando em master, desde ja agradeço a atenção!

    • Olá Mozart. Sugerimos que consulte o manual ou o suporte da Nikon para esclarecer suas dúvidas quanto ao possível problema.

      Abraços, equipe EF.

    • Hélio Monteiro

      Para fazer a medição pelo flash, entre no setup do mesmo, e na opção AF escolha ON.

      Forte abraço.

      • Hélio, bom dia.

        Desconheço essa função “AF ON para medição pelo FLASH”.

        Na verdade o AF-ON é para que o flash ajude na iluminação quando o assunto estiver mal iluminado gerando dificuldade para o autofoco da câmera.

        Para o flash trabalhar com a fotometria, preenchendo a luz corretamente, deve-se utilizar a opção TTL-BL ajustada através do botão “MODO” do flash. Usando o TTL-BL o flash vai realizar a exposição de luz de acordo com a leitura realizada pela objetiva. O flash não faz medição/leitura de luz.

        Abraços, equipe EF.

  11. Hélio Monteiro

    Amigo, boa tarde.
    Acabo de comprar um Sb700 e apenas uma das luzes auxiliares do AF (infravermelho) acende. Este é o procedimento normal ou o flash apresenta defeito?

    Muito obrigado pela ajuda.

  12. Qual seria as lentes top da Nikon que voceis indicam? quero dizer que além de cobrir enventos sociais, tambem faço filmagens de shows musicas, e neles faço fotos e agora estou montando um studio de fotografia e estou adquirindo mais uma Nikon D7000.Qual lente para cada caso devo comprar?
    Sandoval R de Oliveira

  13. Amigo, boa tarde.
    Pelo que entendi, este flash não irá funcionar com modo TTL se o foco for matricial?? Só funciona em modo spot “ponto”???

    Forte abraço e uma feliz pascoa.

    • Boa tarde Hélio.

      Estamos dizendo que o SB-700 funciona sim como TTL-BL em modo matrix ou central, ou seja, TTB-BL quer dizer que é uma luz de preenchimento balanceada com a luz ambiente. Não funciona como TTL (luz principal), pra funcionar assim só no modo spot (pontual).

      O TTL-BL é muito bom, mas em alguns casos complica um pouco o trabalho, em outro ajuda.

      Atenciosamente equipe EF.

  14. Ajudem…
    Tenho uma Nikon d90, um Flash SB700 e um rádio flash greika ct-04.
    Alguém pode me dizer como faço para os 3 funcionarem em comum acordo? já tentei quase tudo.

  15. Bom dia!!
    Gostaria de saber se eu usar o Sb 700 no modo TTL,preciso fazer alguma configuração em especial!!!!
    Obrigado.

  16. É possivel disparar o SB-700 remoto sem ter que dispar o flash incorporado na D7000?? Gostaria de obter uma luz laterar somente sem ter que adquirir um radioflash.
    Abraços.

  17. Sandoval Rodrigues de Oliveira

    Quando irá fazer cometários sobre o Flash Nikon SB-910, assim como esta sendo feito com o SB-700.

    • Bom dia Sandoval.
      Não temos uma previsão, nossos testes são realizados com equipamentos por nós comprados, mas certamente o SB-910 é um bom equipamento com algumas melhorias em relação ao SB-900 no que diz respeito ao aquecimento.
      Abraços, equipe EF.

  18. Sandoval Rodrigues de Oliveira

    Qual a diferênça entre o Nikon SB-900 e o Nikon SB-910, os dois dezabilita o sensor de temperatura pelo menu? e quando desabilitado posso continuar trabalhando se que ele travar?

    • Boa dia Sandoval.

      Ambos possuem o sensor de temperatura, no caso do SB-900 pode ser desativado a trava que desliga o flash quando atinge temperaturas que possam prejudicar o sistema queimando a lâmpada, já o SB-910 não sei se é possível esse desligamento, pois o mesmo traz um sistema diferente que vai diminuindo a potência do flash conforme a temperatura vai subindo. Ambos são excelentes flashs!

      SB-900
      Embora muitos classfiquem o travamento do SB-900 como um problema eu vejo como uma precaução para poupar o equipamento. No meu caso eu utilizo com a trava desativada, ele continua disparando mesmo estando super-aquecido, obviamente com o risco de queimar a lâmpada – como já aconteceu, mas o termemômetro e o alerta sonoro continuam avisando mesmo estando desligado o sistema de travamento.

      Abraços EF.

  19. Sandoval Rodrigues de Oliveira

    Amigos tenho uma produtora de vídeo, mais agora resolve entrar também em fotografia, comprei uma Nikon D7000 e um SB-910,o que vocêis tem a dizer das duas peças que adquire.

  20. BOA NOITE EU ACABEI DE VER NO SITE BEST BY E ESTA COM UM PREÇO MUITO BOM 330 DOLARES O SB-700 OQ VC ME DIZ,VALE A PENA E ELE FUNCIONA BEM NA D500,DEPENDENDO DA SUA OIENTAÇAO VOU COMPRA LO POIS UM AMIGO MORA NOS EUA E ESTA VINDO P BRASIL E DISSE Q TRAZ P MIM . OBRIGADO.

  21. boa noite e parabens pelas dicas, possuo uma D5000 nikon e estou começando a fotografar eventos, gostaria q me indicasse qual melhor flash p eu comprar menos o sb900, ja q o preço dele é bem salgado. obrigado.

  22. Isso seria nas configurações do flash? ou conhecimento?

    • Victor, boa tarde.

      Você já é fotógrafo?
      Essa configuração é feita neste caso no flash e também na câmera.
      Caso tenha mais dúvidas sobre recomendamos um curso de fotografia para poder esclarece-las pessoalmente.

      Abraços, equipe EF.

  23. Olá, gostei muito do post! Tenho uma dúvida, esse flash seria bom para fotografar eventos?

  24. Boa tarde,

    Tiro fotografias de natureza e estou pensando em adquirir um flash. Vou obtar um ganho mto grande adquirindo o SB-700 ao invés do SB-400??? Obrigado pela ajuda.

  25. Boa noite,
    trabalho com fotografia de evento, tenho os flash SB 600, SB 900 e mais dois SB 700, o qual passou a ser meu preferido, porém um deles começou a apresentar um problema, exposição insuficiente, já fiz tudo indicado no manual, mais não da certo, a primeira foto sai boa mais, logo volta o problema. Será que você pode me ajudar.

  26. Boa noite!
    Vc saberia me dizer se eu consigo alguma bateria que se encaixe na sapata do sb 700?
    Obrigada

    • Boa noite Sueli.
      Referente a sua pergunta sobre “bateria p/ sapata” do flash, digo o seguinte:

      O SB-700 não possui conexão para jogo de pilhas, pack ou bateria extra. Já o SB-900 e SB-800 oferecem este suporte através dos packs SD-9 e SD-8a, aumentando a autonomia e diminuindo o tempo de recarga entre os disparos.

      Abraços, equipe EF.

  27. Ola amigo, boa noite, acabei de comprar um SB-700 e estou aprendendo muito e sozinho…
    Tenho um radio flash e queria saber qual a melhor configuração devo fazer para obter melhores flash a distancias…no modo TTL ele não dispara…somente no Gn..é só ligar e o negocio vai sozinho?…achei assim a potencia um pouco mais fraco!!!abraçcos e obrigado!

  28. É isso mesmo!!!

    É porque comprei um novo RADIO FLASH TTL (da Radioflash) e estava vendeno os meus não TTL para um amigo que tem SB 700, mas para ele não vai dar.

    Obrigado por todas as informações.

    Abs!

  29. Olá Amigo!

    O problema é que os receptores radio flash da própria RADIOFLASH não se conectam ao flash via sapata e sim via cabo. Então não tem jeito mesmo. Melhor utilizar os SB 900 para esse fim.

    Obrigado e abraço!

    • Bom dia Carlos, segundo sua colocação, se o modelo da própria marca RADIOFLASH só se conectar por “cabo/contato PC” realmente não irá funcionar no SB-700, mas existem outros modelos que funcionam sem a necessidade de cabo, só sendo conectados a sapata do flash.

      Equipe EF.

  30. Boa tarde!

    Parabenizo pelo blog, muito informativo mesmo.

    Agora, pelo que entendi, não posso disparar o SB700 via RADIO FLASH, pois esse flash não possui TERMINA DE SINCRONIZAÇÃO para “plugar” um recpetor da Radio flash.

    Isso está correto?

    • Boa tarde Carlos, sobre a sua dúvida se o SB700 funciona com rádio flash, adianto que ele possui modo wirelles, ou seja, pode ser comandado por uma camera que possua o modo “commander” ou então por SBs 800/900.

      O rádio flash dispensa comunicação por cabos entre o sensor e a unidade de flash, sendo que o contanto principal da própria sapata do rádio flash irá disparar o SB.

      Abraços.
      Equipe EF

  31. Muitas informações legais, gostei muito, mas gostaria de sabar se estes flashes funcionam como rádio em frequencia ou se um amador pode disparar a luz do meu flash. ABRAÇÃO!!

    • Boa tarde Coelho.

      Não sabemos se entendemos corretamente a sua pergunta, mas, caso seja referente ao uso do FLASH SB700 em modo “wirelles”, fora da sapata da câmera, para criar uma iluminação mais criativa, é possível sim, desde que sua câmera tenha o suporte de COMANDO DE FLASH.

      Assim, qualquer pessoa pode usar o flash da câmera para disparar à distância o SB-700. Os SB900 e SB800 (fora de linha) funcionam também como MASTER, comandando vários outros flashes SB’s a distância.

      At.
      Equipe EF.

  32. Boa tarde, em que situações me é aconselhável a ultilização de um difusor?

  33. Boa tarde, gostei muito do seu trabalho, vc faz algum evento no rio?

  34. Rogerio G Vasconcellos

    Gostaria de saber se a 60mm f2.8 é boa.observei que ela não tem VR mais e mais clara .Ela e boa para macro.

  35. ROGERIO GOMES VASCONCELOS

    Boa noite amigo.Primeiro quero parabenizar pelo belo site com tantas dicas.Vamos ao assunto.Gostaria de comprar um flash,omeu primeiro,e gostaria de saber se a muita diferença entre o sb900 para o sb700 novo modelo.tenho uma D7000 a lente do kit 18-105,uma 50mm 1.8 e uma 70-300 vrII.Gosto de fotografar natureza e flores.Qual devo comprar.De anti mão agradeço pelas belas dicas do seu sitr.

    • Bom dia Rogério.
      Bom, realmente o SB900 e o SB700 são ótimos flashhes. O SB700 mais leve e compacto com menor potência, já o SB900 um flashe completo, porém grande e relativamente pesado.
      Se o seu principal interesse é “lazer” eu recomendo o SB700, se pretende fotografias mais ousadas, MACRO e/ou explorar a luz do flash de forma intensa eu recomendo o SB900.
      Ambos são ótimos, mas cada qual com sua peculiariedade.
      Equipe EF.

  36. Boa noite amigo, eu gostaria de saber qual é melhor o sb700 ou o sb800???,e por que???
    obrigado.

  37. Olá irmão belo post.
    gostaria de saber como é o funcionamento do flash via remoto, só funciona remotamente em modo MANUAL ?

  38. Tiago, parabéns pelo belíssimo site… muito show, muuita informação bacana.

  39. Tiago, bom dia

    Qto ao PDF em PORTUGUES do SB 700, mesmo me cadastrando no site da Nikon em Portugal, não consegui. Tem algum outro meio de conseguir.?

    Grato

    Luiz Dorival

  40. E ai chará, tudo bem?

    Cara vendo seu review muito bom por sinal, estou na maior duvida se troco meu Sb-600 pelo 700, cara eu costumo fotografar aniversario, casamento, Fotojornalismo e natureza como hobby, ja cheguei a usar o Sb-600 em um casamento e ele nao deu um problema, eu queria saber sua opinião a respeito do Sb-700 ele vai aguentar as pontas ou vai deixar na mão quando superaquecer?

    abraço valeu, otimo blog, parabens.

  41. Opa
    Primeiramente, parabéns pelo post e pelo site. Muito esclarecedor.
    Só gostaria que explicasse um ponto que você colocou e no ” O que eu não gostei: mediação TTL-BL constante (matrix e central), sem ser BL só com fotometria spot”.
    Abração e parabéns pelo belo trabalho
    Edu

    • Boa noite EDU.

      Realmente o SB-700 é muito bom, mas o modo BL = balanceado faz com que o flash funcione somente completando a luz ambiente, em alguns casos isso causa subexposição. No modo SPOT ele funciona somente TTL, tomando conta da luz ignorando outras fontes, o que faz com que funcione de forma mais precisa principalmente em ambientes de contra-luz.

      Esperto ter ajudado.

  42. ola, meu querido, gostei muito do seu artigo. Você tem o manual em pdf do sb700??? Tem jeito de me enviar, não consigo achar, e o meu está em espanhol. VLW

    • Bom dia Wesley. Infelizmente não possuo o manual em PDF mas você pode se cadastrar nos sites da NIKON em Portugal e conseguir a versão em PDF. Obrigado pela visita.

  43. Gostaría de saber se este flash também trava quando fica aquecido, assim como acontece com o SB900. Estou em dúvida se compro um SB800 usado, mas está mais caro do que o SB700, ou se compro este último. Meu receio é que quando o termostato subir ele travar e me deixar na mão, pois tiro muitas fotos em sequência, porque trabalho com eventos. Grato.

    • Léo, boa noite e obrigado pela visita.
      Sim, o SB-700 possui a trava contra super aquecimento assim como o SB-900, a diferença é que no SB-900 você pode desligar ela via “menu” já no SB-700 não. Por outro lado o SB-700 trabalha em modo “BL” o que gera menor aquecimento. Abraços.

  44. Caro Amigo, boa tarde, venho por meio desta pedir uma explicação, o SB 900 tem marcador de temperatura igual ao SB 700, a minha duvida é:
    A onde desabilita o termometro do SB 700, já procurei em tudo no menu e não achei.

    Fico grato , e aguardo resposta.

    Abraços

    • Marcello, primeiramente obrigado pela visita!

      Realmente o SB-700 é um ótimo flash, porém ele não conta com a função de desativação da proteção contra aquecimento.

      At.
      Tiago R.

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!