Review: objetivas telefoto 70-200mm e 80-200mm

Quando se fala em fotografia profissional quase todo fotógrafo menciona a objetiva com distância focal 70/80-200mm como uma de suas favoritas.

Realmente é uma objetiva essencial para quem quer trabalhar na área, mesmo que para algumas atividades, ela possa pareça um pouco curta, mas por outro lado oferece uma excelente qualidade de imagem, é relativamente pequena e a capacidade de aumentar o seu poder de aproximação utilizando um simples TC (teleconverter) a torna muito versátil.

Nikon AF-S 80-200mm F2.8 D ED-IF SWM | Imagem da internet.

Nessa postagem, vamos citar apenas os modelos de objetiva que o fotógrafo do portal EF utilizou em sua trajetória como profissional.

► Canon EF 70-200mm F2.8 L IS

Toda objetiva da linha L da Canon traz o que a marca possui de melhor.  A óptica é excelente com elementos de cristal de alta qualidade. O foco é um dos mais rápidos e trava fácil no assunto. Possui: trava de foco, limitador de foco e colar de tripé. O IS funciona bem e ajuda a segurar em até 2 pontos.
→ Atualmente a marca possui uma versão nova, porem nunca tivemos acesso a ela. O novo modelo conta com motor de foco e óptica melhorados além de um novo sistema de estabilização de imagem: Canon EF 70-200mm F2.8 L IS II.

► Nikon AF 70-200mm F4 push

Quase uma lenda. Com sistema push-pull, o que me desagrada pois é muito ruim,  mas opticamente falando é razoável, nada além da normalidade o que é esperado por ser uma objetiva antiga. O foco é bem lento e barulhento devido ao sistema AF que utiliza o motor do corpo da câmera, tornando o seu uso desesperador em dias atuais.
→ O modelo AF-S 70-200mm G VRII é o mais recente da marca.

► Nikon AF 80-200mm 2.8 D ED (conhecida como 80-200 dois anéis)

Óptica boa com três elementos ED que garantem uma boa qualidade de imagem. Já o foco é razoável já que utiliza o sistema AF que opera através do motor no corpo da câmera, mas é bem mais eficiente que sua irmã AF 80-200 f2.8 versão não D (que não entrou aqui na lista). O ponto negativo continua sendo o ruído gerado pelo sistema de foco. Essa lente é uma boa opção se levado em conta o baixo custo (usada).
→ O modelo AF-S 70-200mm G VRII N é o mais recente da marca.

► Nikon AF-S 80-200mm D 2.8 ED-IF SWM

Pouco tempo comercializada foi substituída pela AF-S 70-200mm G VR 2.8 ED-IF SWM. Com óptica excelente formada por 5 elementos ED não deixa nada a desejar em qualidade de imagem para as suas irmãs lançadas posteriormente, além disso gera menos vinheta (somba) do que  70-200mm VR (versão I), motivo pelo qual muitos usuários de equipamento full-frame preferem ela. O foco é rápido, preciso e silencioso pois este modelo já passou a utilizar o sistema AF-S/SWM (motor na própria objetiva). Possui botão limitador de foco, trava para foco, sistema M/A que permite ajustar o foco manualmente mesmo com o autofoco ativo e colar de tripé. Último modelo com anel na baioneta, o que expande a sua compatibilidade, podendo ser usada até mesmo em câmeras analógicas como uma FM, além de todas as digitais.
→ O modelo AF-S 70-200mm G VRII é o mais recente da marca.

► Nikon AF-S 70-200mm G VR 2.8 ED-IF SWM

Óptica poderosa com 5 elementos ED que garantem uma excelente qualidade de imagem. O sistema de foco é rápido e preciso, travando fácil no assunto. Possui: botão de trava de foco, limitador de foco, colar de tripé, foco M/A. Já o estabilizador de imagens VR ajuda mas é pouco eficaz e não segura os 3 pontos que diz na propaganda.
→ O modelo AF-S 70-200mm G VRII N é o mais recente da marca.

► Nikon AF-S 70-200mm G VRII  N 2.8 ED-IF SWM 

Objetiva com óptica poderosa, possui 7 elementos ED e um elemento formado por nanocristais. O foco é muito extremamente rápido, silencioso travando fácil no assunto. Não possui mais o botão de trava do foco como a versão “VR I” mas ainda têm o limitador de foco, colar de tripé, foco M/A. O establizador de imagens VRII é muito mais eficiente.
→ Atualmente (2015) este é o modelo top da marca.

► Sigma AF 70-200mm 2.8EX APO DG HSM

Lente muito boa, com bom custo benefício.  O foco é feito pelo motor HSM incorporado na própria objetiva permitindo um foco silencioso,  porém não é como um Nikon AF-S ou Canon EF. A nitidez da lente é razoável com cores puxadas um pouco pra tons quentes. Possui colar de tripé e aparenta ter uma boa construção, mas que requer cuidados uma vez que a marca não possui uma assistência técnica oficial no Brasil.
→ Atualmente a marca possui modelos mais atuais, com motor de foco melhorado e sistema de estabilização de imagem, chamado OS.

► Sigma AF 70-200mm 2.8EX APO DG HSM MACRO (versão I)

Lente muito boa, com bom custo benefício. O foco é feito pelo motor HSM incorporado na própria objetiva permitindo um foco silencioso, porém não é como um Nikon AF-S ou Canon EF. A nitidez da lente é razoável com cores puxadas um pouco pra tons quentes. Possui colar de tripé e função MACRO que permite fazer ampliações de até 1:3 em 200mm, o que pode ajudar em algumas situações. Aparenta ter uma boa construção, mas que requer cuidados uma vez que a marca não possui uma assistência técnica oficial no Brasil.
→ Atualmente a marca possui modelos mais atuais, com motor de foco melhorado e sistema de estabilização de imagem, chamado OS.

► Sigma AF 70-200mm 2.8EX II APO DG HSM MACRO (versão II)

Lente muito boa que aparentemente só mudou o acabamento externo em relação a irmã (versão I), com bom custo benefício. O foco é feito pelo motor HSM incorporado na própria objetiva permitindo um foco silencioso, porém não é como um Nikon AF-S ou Canon EF, embora tenha melhorado em relação a versão I. A nitidez da lente é razoável com cores puxadas um pouco pra tons quentes. Possui colar de tripé e função MACRO que permite fazer ampliações de até 1:3 em 200mm, o que pode ajudar em algumas situações. Aparenta ter uma boa construção, mas que requer cuidados uma vez que a marca não possui uma assistência técnica oficial no Brasil.
→ Atualmente a marca possui modelos mais atuais, com motor de foco melhorado e sistema de estabilização de imagem, chamado  OS.

► Tamron AF 70-200mm G 2.8 modelo: A001 (c/ motor AF)

Lente muito boa, especialmente se levado em conta o seu custo. Bem nítida na qualidade de imagem, mas o foco é  “decepcionado”, os modelos da Sigma com motor HSM, Nikon AF-S e Canon EF são mais rápidas, porém a construção faz  Tamron um ótima opção. Ela é mais barata que a Sigma e pra uso em situações onde foco ágil não seja prioridade ela vai muito bem!
→ Atualmente a marca possui modelos mais atuais, com motor de foco e sistema de estabilização de imagem, chamado de VC.

⇒ Todos os modelos acima foram utilizados pelo fotógrafo do portal, e as suas opiniões expressadas são baseadas na utilização em campo, ou seja, no seu dia a dia. Entendemos que outros profissionais podem ter uma visão diferente de acordo com o uso que faz do equipamento, e podem utilizar os comentários para expressa-las.

Atualmente opções não faltam no mercado, desde modelos descontinuados (usados) que continuam fazendo sucesso devido ao seu bom custo x beneficio, passando pelos melhores lançamentos de cada marca e as opções de marcas de terceiros como Sigma e Tamron que tem desenvolvido e melhorado seus equipamentos a cada lançamento.

Abraços,
Equipe EF

.

Leia também:
► Sopa de letrinhas: conheça o que significa cada letrinha das objetivas… 

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!