Nikkor N: o quarteto fantástico da Nikon!

Sem sombra de dúvidas não é o equipamento que faz a melhor foto, e sim o olhar e a sensibilidade do fotógrafo, porém bons equipamentos podem facilitar o trabalho e produzir maior qualidade nos detalhes, resultando em uma captura melhor.

Investir em bons equipamentos é essencial, mesmo por lazer, sempre busque o melhor equipamento possível, mas vale a ressalva, o melhor não é mais caro!

Atualmente a equipe de fotografia do portal EF utiliza o sistema NIKON, e podemos dizer que o sistema oferece uma ótima variedade de objetivas de alto desempenho, o que não acontecia até o ano de 2008 quando a NIKON estava desfazada em relação aos seus principais concorrentes.

Atualmente o fotógrafo do portal EF classifica alguns modelos de objetivas entre as melhores e mais versáteis levando em conta a qualidade óptica, versatilidade, velocidade e precisão de foco e robustez para uso geral no dia a dia em diversas situações.

O quarteto fantástico!

São quatro objetivas que praticamente resolvem mais de 90% das situações fotográficas, desde fotografias de paisagens e arquitetura, passando por fotos sociais até macrofotografia, faltando apenas uma objetiva super-tele que pode ser suprida com o uso de um TC (teleconverter) em conjunto com a tele deste grupo. Conheça o quarteto fantástico! 

  • AF-S 14-24mm F2.8 G ED N
  • AF-S 24-70mm F2.8 G ED N
  • AF-S 70-200mm F2.8 G ED N VR
  • AF-S 105mm MICRO F2.8 G ED N VR

Ter esse conjunto de objetivas de alta performance lhe permite capturar texturas e detalhes com nitidez impressionante. Para quem prima por detalhes na fotografia é um ponto importante a ser considerado na decisão da compra das objetivas.

São muitas as características das objetivas de alta performante, ou da linha “profissional” como alguns gostam de destacar:

  • grandes aberturas de diafragma com ótimo resultado em termos de qualidade de imagem, mantendo a luminosidade em todas as distâncias focais;
  • construção óptica com cristais e revestimentos especiais que diminuem o reflexo e a dispersão excessiva da luz;
  • corpo totalmente selado contra poeira, neve e respingos d’água e robustez para suportar condições extremas;
  • motor de foco na própria objetiva permitindo foco muito rápido, preciso e silêncioso;
  • sistema de estabilização óptico na objetiva (VR);
  • todas as objetivas são para o sistema FX (full-frame) e podem ser usadas no sistema DX (APS-C).

Pela nossa equipe utilizar o sistema/marca NIKON, citamos como exemplo as objetivas da linha N que são de alta performance, porém todas as marcas possuem suas objetivas de alta performance:

  • Canon com a linha L;
  • Sigma com a linha Art, Sport, Comtemporary e EX;
  • Sony com a linha G e Zeiss;

O lado negativo das objetivas de alta performante é o alto custo de investimento e o peso do equipamento que aumenta consideravelmente.

Resultados na prática…

Durante a jornada do nosso fotógrafo dentro da fotografia, dezenas de objetivas de diversas marcas e modelos foram utilizadas por ele. Detalhista, o nosso fotógrafo sempre buscou o melhor em termos de qualidade passando a utilizar a nova linha de objetivas N. A primeira objetiva comprada foi a AF-S 105mm N e logo depois todas as objetivas foram trocadas para o modelos de alta perfomance.

Recentemente foi lançada a AF-S 70-200mm VRII N substituindo a AF-S 70-200mm VR, então  fizemos um upgrade da rara e excelente AF-S 80-200mm SWM para a nova AF-S 70-200mm N VRII . Ficamos meio desconfiados e com certo  receio se o upgrade valeria à pena e logo na primeira foto teste do nosso fotógrafo, tivemos a certeza da superioridade do novo modelo N.

Crop 100% sem tratamento. Em @185mm com 1/500 e F2.8 N

O que deve ser levado em conta é o valor do investimento e o resultado, uma vez que as objetivas de alta performance geralmente são as mais caras. É comum ouvir fotógrafos dizendo que as objetivas de alta performance (que geralmente são as mais luminosas) não vale à pena devido ao custo bem mais elevado só pela  luminosidade maior.

Infelizmente o que muitos fotógrafos hobistas e profissionais não entendem é que uma objetiva deste nível não se restringe apenas à sua maior luminosidade (abertura maior/mais clara), mas que estão envolvidos diversos outros fatores que incluem desde maior nitidez, maior velocidade do AF, melhor precisão do foco, bokeh mais bonito formado por mais lâminas, entre outras características como por exemplo maior durabilidade e confiabilidade no equipamento.

Abraços e até a próxima.
Equipe EF.

2 Comments:

  1. Realmente as melhores lentes do mundo…

  2. bela materia. demais..Sergio

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!