Pousada da Fazenda, reduto das aves!

Pra quem gosta de natureza e clima de fazenda, a Pousada da Fazenda localizada na simpática cidade de Monte Alegre do Sul é um ótimo destino.

Conhecida no meio dos observadores de aves (birdwatchers), a propriedade proporciona aos visitantes uma experiência agradável com comidas típicas, arquitetura colonial e um pouco de contato com a vida no campo, uma vez que a propriedade não vive apenas do turismo, mas também produz café e outros produtos.

A propriedade oferece diversas atividades, entre elas o turismo rural, passeios à cavalo, chalés para hospedagem com completa infra-estrutura e outras atividades relacionadas ao turismo rural e ecoturismo, como por exemplo, trilha em meio a mata, banho de cachoeira e observação de vida selvagem

Além da beleza arquitetônica a flora presente no local é belíssima. O cartão postal da pousada é o ipê ao lado do Casarão, que nos meses de julho e agosto fica florido para recepcionar os visitantes. Logo após a a florada do ipê, algumas cerejeiras espalhadas pela propriedade mostram a sua beleza.

Observação de vida selvagem.

É justamente na observação de vida selvagem que queremos chegar, já que o local é um reduto para centenas de espécies de aves, especialmente beija-flores, uma das aves mais encantadoras que temos e que é endêmica das Américas. Abaixo algumas das espécies de aves encontradas com frequência nos bebedouros da Pousada da Fazenda. 

Beija-flor-de-peito-azul (Amazilia lactea):

Beija-flor-de-orelha-violeta (Colibri serrirostris):

Rabo-branco-acanelado (Phaethornis pretrei):

Beija-flor-de-banda-branca (Amazilia versicolor):

Um dos astros do local, estrelinha-ametista (Calliphlox amethystina):

Bico-reto-de-banda-branca (Heliomaster squamosus):

Beija-flor-preto (Florisuga fusca):

Entre tantas outras espécies de beija-flores documentadas na Pousada da Fazenda, o local oferece ainda a visita constante de diversas espécies de aves, como o belo tiê-preto (Tachyphonus coronatus):

O sanhaçu-do-coqueiro (Thraupis palmarum), comum mas menos conhecido do que seu parente sanhaçu-cinzento.

O belissímo saí-azul (Dacnis cayana):

E o belo encontro (Icterus pyrrhopterus) ave que possui um canto melodioso.
Para quem tem interesse em observação de aves ou esta iniciando na atividade, a Pousada da Fazenda oferece  uma trilha de nível fácil em meio a mata onde é possível observar diversas espécies de aves, inclusive o belíssimo tangará, jacu, choquinha-lisa, barranqueiro-de-olho-branco entre outras espécies.

Para quem gosta de paisagens, a região oferece ótimas opções de fotografia, inclusive na própria trilha dentro da pousada é possível fazer fotografias de paisagem e de cachoeiras.

Durante à noite, as atividades continuam, pois a região tem se mostrado muito promissora na observação de corujas, entre elas suindara, murucututu-de-barriga-amarela, corujinha-do-mato e a simpática coruja-buraqueira. que são residentes na pousada, e pela região de Monte Alegre do Sul e Amparo é possível avistar a imponente jacurutu, o belo mocho-diabo e a rara coruja-listrada.

Além as espécies de aves, alguns mamíferos podem ser observados com um pouco de sorte. A propriedade tem relatos de avistamento de jaguatiricas, lobo-guará, cachorro-do-mato (lobinho), irara e até de onça-parda!

• SERVIÇO:
Pousada da Fazenda
R. Joaquim de Oliveira, s/n. – 
Monte Alegre do Sul – SP (veja no Maps)
Telefone: (19) 3899-1204
www.pousadadafazenda.com.br
Fanpage no Facebook
Perfil do Zaga no Wikiaves
Espécies
 de beija-flores: 17.

A receptividade comandada pelo proprietário Luís Gongaza (Zaga) é um capítulo que merece ser escrito à parte, sempre dispostos a ajudar e mostrar tudo que a pousada oferece, a família Truzzi proporciona bons momentos aos visitantes, seja para os hóspedes que desejam desfrutar da pousada ou para os observadores de aves.

Esperamos que tenham gostado dessa super dica de destino fotográfico.
Abraços e até a próxima!
Equipe EF.

Fotografias: www.TiagoDegaspari.com.br/ Ecofoto.

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!