Photoshop completa 26 anos em plena forma!

Com certeza o Photoshop é o programa de edição de imagens mais famoso da atualidade, e não é pra menos, se tornou tão popular entre os fotógrafos amadores e profissionais que é atualmente parte fundamental no processo fotográfico e indispensável para designers, especialmente quando falamos de publicidade.

Com mais de duas décadas o Photoshop esta melhor do que nunca, em plena forma o programa traz dezenas de ferramentas que permitem editar e criar praticamente qualquer coisa imagem.

Como era antes do Photoshop?

O portal Lynda.com publicou um vídeo para mostrar como eram feitas as peças publicitárias antes da era “Photoshop”. Confira:

A história do Photoshop

Em 1987 Thomas Knoll comprou um dos primeiros computadores fabricados pela Apple vendidos ao público, estudante de engenharia Thomas escreveu um código que transformava fotografias monocromáticas em tons de cinza no seu computador, o sucesso foi tão grande que logo começou a escrever outros códigos para criar mais efeitos. Quando seu irmão John Knoll descobriu o que Thomas estava fazendo, juntou-se a ele e sugeriu que criassem um programa reunindo todos as aplicações (códigos de efeito) em um aplicativo para trabalhar com imagens e que fosse comercializado.

A venda das primeiras 200 licenças aconteceu para empresa de escanners Barneyscan.  Pouco tempo depois o programa criado pelos irmãos Knoll passaria a frente dos aplicativos semelhantes da própria Adobe, o que levaria a empresa a licenciar o programa tornado-o um grande sucesso com o lançamento do Adobe Photoshop 1.0 em 10 de novembro de 1990.

1990 - Adobe Photoshop versão 1.0

Com mais de 2 décadas e meia o Photoshop agrega poderosas ferramentas e funcionalidades, e uma das mais importantes evoluções do programa foi na versão 4.0 onde o programa passou a trabalhar com layers (camadas). Já na versão 5.5 o programa passou a ter ferramentas para criação de conteúdo para web. Na versão CS uma curiosidade, o programa passou a agregar uma função chamada de CDS (Counterfeit Deterrence System) que reconhece e não permite a edição de imagens de dinheiro. Com a versão C.C. o programa passou a trabalhar nas núvens, integrando diversos aplicativos e recebendo atualizações contantes.

Confira abaixo a time-line (clique p/ ampliar):

Time line da evolução do Photoshop.

A cada versão a tela do programa foi melhorada, novas ferramentas agregadas, ferramentas de recorte mais precisas e cores melhoradas, sem falar do Adobe Camera Raw, software que converte o arquivo crú das câmeras, que ficou muito mais rápido e eficiente.

Veja como era a abertura e a área de trabalho de cada versão desde o seu lançamento em 2001:

A última versão sem a necessidade de login na nuvem (Creative Cloud) foi a CS6, posteriormente as versões CC 2014, 2015 e 2016 do Creative Cloud foram lançadas e necessitam de login e acesso a internet para realizar atualizações e também permitindo sincronização de conteúdo com aplicativos para smartphones e tablets.

Até a versão CS4 do programa, Thomas Knoll era o líder de desenvolvimento e projetos do produto e também do programa Adobe Camera Raw, aplicativo do Photoshop para leitura e conversão de arquivos nativos (crú) das câmeras fotográficas digitais.

Elements & Lightroom

Além da versão tradicional o programa ganhou algumas variáveis, a primeira delas foi o Photoshop Elements em 2001, uma versão simplificada do programa para usuários que não precisavam de tantas ferramentas ou não entendiam a funcionalidade completa do programa.

Em 2007 é lançado oficialmente o Adobe Photoshop Lightroom 1.0 “final”, programa voltando especialmente para fotógrafos composto por uma time-line contendo as imagens, capaz de salvar automaticamente todos os tratamentos realizados dando maior agilidade no fluxo de trabalho. Depois de seis versões do programa Lightroom enfim versão CC. 

Nunca foi tão fácil e barato!

O programa Adobe Photoshop sofreu por anos com a comercialização de cópias piratas do produto. Com a versão Creative Cloud (nas nuvens) os programas da Adobe passaram a oferecer assinatura mensal barateando o valor dos produtos, inclusive do famoso e até então caríssimo Photoshop.

Atualmente, pode-se assinar o pacote Adobe Photoshop CC + Lightroom CC por apenas R$22 ao mês (valor promocional), com direito a todas as atualizações dos produtos, inclusive do ACR – Adobe Câmera Raw. Quer assinar o pacote Adobe Photoshop CC? Clique aqui! 

 Desejamos vida longa ao Photoshop!

Abraços e até a próxima.
Equipe EF.

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!