Parque Estadual da Serra do Rola-Moça realiza a 2ª edição do Concurso ‘Retratos da Serra’

Em dezembro de 2018, aconteceu a 2ª Edição do Concurso Retratos da Serra. O Concurso foi realizado pelo Parque Estadual da Serra do Rola-Moça (PESRM), importante Unidade de Conservação, localizada em Minas Gerais, gerida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O objetivo do Concurso foi retratar as imagens da Unidade por meio de fotografias amadoras, despertando o interesse do visitante e promovendo a divulgação do Parque.A divulgação do Concurso foi feita via perfil no Facebook e e-mail institucional. Uma equipe de 5 jurados selecionou as 3 melhores fotos (anexas). O primeiro lugar ganhou uma estadia de dois dias para duas pessoas em um alojamento no Parque Estadual Mata do Limoeiro, localizado no município de Itabira / MG. O segundo e terceiro lugar também foram premiados, com um brinde do PESRM e mudas de espécies nativas, respectivamente.”A fotografia é uma ferramenta valiosa para se trabalhar a Educação Ambiental. Através dela, podemos perceber o olhar diferenciado de cada um perante o Parque. Além disso, ela tem o poder de despertar o sentimento de pertencimento e gratidão nas pessoas, diante de toda beleza aqui existente”, afirmou Sabrina Resende, monitora ambiental da Unidade.

1º lugar: Lucas Ribeiro de Castro
2º lugar: Darcy José dos Santos
3º lugar: Vanilson Gomes Pereira

Sobre o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.

Criado em 27 de setembro de 1994, pelo Decreto Lei 36.071, esta importante Unidade de Conservação de Proteção Integral é o terceiro maior Parque urbano do país, com uma área de aproximadamente 4006,51 hectares, que abrangem os municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho.

Os seis mananciais existentes no Parque, são responsáveis pelo abastecimento de água de grande parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. São eles: Rola-Moça, Taboões, Bálsamo, Catarina, Barreiro e Mutuca.

Inserido em um terreno com características geológicas peculiares e topografia acidentada, a área do Parque constitui uma zona de transição de vegetação característica dos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Além disso, abriga manchas de Campo Rupestre Ferruginoso, uma rara e bela vegetação que se destaca pela ocorrência de espécies endêmicas, que crescem sobre um substrato rochoso formado por quartzito e canga.

Informações Gerais | PESRM
Endereço: Av. Montreal, s/n – Bairro Jardim Canadá, Nova Lima / MG – CEP: 34.007-720
Funcionamento: Diariamente – 8 às 17 horas
Telefone: (31) 3581-3782
E-mail: educa.rolamoca@meioambiente.mg.gov.br
Facebook: Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *