Do pantanal para o Fatos & Notícias da TV Jornal…

Durante os meses de junho e julho estive por 40 dias realizando um trabalho em uma pousada pioneira focada em ecoturismo no pantanal, situada dentro de uma fazenda de 55 mil hectares dos quais quase 18 mil são preservados na cidade de Miranda-MS, pousada essa que é referência em ecoturismo no pantanal e  recebe visitantes do mundo inteiro. O convite surgiu para passar parte da alta temporada realizando workshops semanais com dicas básicas de fotografia para os hóspedes e posteriormente acompanha-los nas saídas à campo para fotografar.

No período em que estive na pousada segmentei o meu trabalho em três partes: fauna local, paisagens/texturas do pantanal e tradições locais.

Nos primeiros 20 dias me concentrei nas fotografias de fauna, fotografando espécies como onça-pintada, jacaré, mutum, tamanduá, queixada, catetos, capivara, porco-monteiro, tatu-galinha, tatu-peba, jabuti,  jaguatirica, bugio, saracuá, falcão-de-coleira,quiriquiri, urubu-rei, urubu-de-cabeça-amarela, gavião-caracoleiro, mocho-do-banhado, corujão, ema, lobinho, jararaca, garça-azul, garça-real, arara-azul, arara-vermelha, papagaio, japuguaçu, fogo-apagou, princípe, gavião-caboclo, gavião-belo, caracara, falcão-morcegueiro, arara-de-colar, socó, veado-mateiro, veado-campeiro, veado-catingueiro, cervo-do-pantanal, dezenas de aves e passarinhos de pequeno porte entre outros animais.

Após um bom registro da fauna iniciei a segunda parte do trabalho: texturas e paisagens, nesse momento passei a procurar por texturas naturais como cores e formas do pantanal além das belas paisagens que a região oferece o tempo todo.

A última etapa foi registrar a tradicional Festa do Laço, que mistura cultura e esporte e é mantida entre os pantaneiros que trabalham com a lida de gado nas fazendas da região.

O pantanal é muito mais do que se pode ver nessa minha pequena seleção de fotos entre as mais de 5.000 que registrei, é um local grandioso, mágico e único com fauna e flora riquissímos!

” Foram 40 dias fotografando, 12kg mais magro, quase 6.000 fotografias, dezenas de kilometros percorridos a pé e centenas de carro dentro dos 55 mil hectares, mais de 400 horas  fotografando além de muitas mudanças em minha vida (…) “

Veja algumas das fotos exibidas no programa FATOS & NOTÍCIAS da TV Jornal:
(texturas, paisagens, cultura e fauna)

 



Veja algumas fotos que estaão disponíveis na GALERIA DE FOTOS.

Muitas pessoas me escrevem perguntando qual equipamento eu utilizei, para simplificar vou deixar a relação aqui.

Equipamento:

– câmera DSLR  de 12mp;
– objetiva 18-70mm;
– objetiva fixa 300mm;
– objetiva fixa 105mm macro;
– teleconversor 1,4x;
– flash dedicado;
– unidade de gps;
– tripé de fibra de carbono;

Tudo isso em uma mochila com proteção contra chuva.

Abraços e até a próxima.

5 Comments:

  1. Marcos Donizeti da Costa

    Parabéns pelas fotos Tiago são lindas.
    Também estive no Pantanal esse ano e pude apreciar as belezas e as maravilhas desse paraiso, gostaria de conhecê-lo, aqui na minha região ( Iracemápolis – SP) onde moro também conheço várias espécies em extinção.
    Vou deixar telefone pra contato, 19 3456-****. Att. Marcos.

  2. Edison José Nilsen

    Boa noite Tiago muita bonita suas fotos gostaria que você mandase mais

  3. Belas fotos Tiago. Com certeza foi uma experiência impar. Estou indo nesta terça feira para a Chapada dos Guimarães e de la para o mantanal no Mato Grosso, pelos lados de Porto Jofre. Pretendemos ficar uns quinze dias….vamos ver….Abraços Mario

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!