Onça-Parda no quintal…

Olá pessoal.

No último final de semana prolongado eu (Tiago) juntamente com o  Mário, Dinan e Bred, fizemos  uma pequena incursão por trilhas no meio de uma mata na minha cidade com objetivo de fotografar algumas espécies da flora local.

Pegada recente de onça, ao lado um facão para comparação.

Durante o percurso uma grande pegada marcada no solo ainda húmido da noite anterior. Fiz uma foto e os demais amigos também desconfiando que poderia ser de uma onça-parda ou suçuarana. A certeza só veio depois que enviei o link da foto do  Bred para um colega do Paraná, o bilogo Willian Menq que me confirmou ser uma pegada de onça.

Motivo de felicidade ou tristeza?

Fico muito feliz por encontrar este indício, muito embora nos últimos anos algmas onças-suçuaranas morreram atropeladas na estrada que corta o múnicipio e partes do fragmento de mata. A existência dela na região é conhecida porém quase nunca avistada.

A preocupação vem por conta do confinamento em pequenos fragamentos de mata, cercados por fazendas, sítios e trânsito de pessoas e veículos, situação que geralmente resulta em prejuízos para a onça-parda que perde o seu espaço e ainda acaba sendo perseguida.

Em contato com um grupo de biólogos da Unesp de Rio Claro que estão iniciando estudos com grandes mamíferos na região, já me coloquei a disposição para ajudar e levá-los ao local.

Quintal!

O local que eu cito como quintal é zona rural da cidade onde moro atualmente. Essa brincadeira de chamar o local de quintal começou com o Bred, quando saíamos fotografar as belezas da fauna e flora do lugar. Pegou e virou referência.

Abraços e até a próxima.

4 Comments:

  1. ivonete mendes krezeinsky

    na minha propriedade tem pegadas desses animais silvestres e isso e maravilhoso.
    mas precisamos nos preservar de acidentes e tambem preserva-los…

  2. A natureza reinvidica seus direitos, seu espaço.

  3. Boa!!!
    Agora o quintal tem quitinete de Onça, abraço.

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!