Objetivas Canon STM…

Em 2012 a Canon inovou com o lançamento de uma nova objetiva, a Canon EF-S 18-135mm f3.5-5.6 STM que foi a primeira de uma série de objetivas equipada com o novo sistema de foco STM – Stepping Motor, ou seja, equipadas com uma nova tecnologia de motor de passo ao invés do micro motor ultrassônico do sistema USM, o que na prática significa a possibilidade de realizar gravações de vídeo com foco silencioso suave e contínuo.

Para fotografia o sistema STM possibilita foco rápido, preciso e extremamente silencioso.

Linha de objetivas Canon STM, foco suave e silêncio na gravação de vídeos!

O novo sistema de foco das objetivas rapidamente caiu no gosto dos seus usuários e hoje a Canon conta com uma linha praticamente completa de objetivas STM para câmeras com sensor APS-C, entre elas a versátil EF-S 18-135mm, além de três modelos com distância focal fixa e abertura grande, sendo um dois deles compatíveis com o sistema EF (quadro-cheio/full-frame).

  • EF-S 10-18mm f4.5-5.6 IS STM
  • EF-S 18-55mm F3.5-5.6 IS STM
  • EF-S 18-135mm f3.5-5.6 IS STM
  • EF-S 55-250mm f4-5.6 IS STM

Todas as objetivas zoom para sistema com crop APS-C possuem estabilizados de imagens, inclusive a EF-S 10-18mm, oferecendo um kit leve, pequeno e relativamente barato.

O sistema STM conta também objetivas fixas e são elas:

  • EF-S 24mm f2.8 STM
  • EF 40mm f2.8 STM
  • EF 50mm f1.8 STM

Para quem esta começando na fotografia e utiliza sistema Canon, podemos dizer seguramente que essa nova linha de objetiva pode suprir praticamente todas as necessidades do fotógrafo em seus dia a dia, seja para fotos de arquitetura, paisagem, cotidiano, retrato, natureza (fauna) ou mesmo para iniciar profissionalmente em uma das várias atividades fotográficas.

Se for investir em objetivas EF-S da Canon para vídeo, prefira a linha STM, já que este novo motor de foco foi especialmente desenvolvido para filmar de maneira suave, silenciosa e com autofoco constante.


Canon EF-S 17-55mm F2.8 IS USM

EF-S 17-55 f2.8 IS USMUm capítulo à parte é a EF-S 17-55mm f2.8 IS USM, uma objetiva que tem tudo para considerara uma objetiva L, linha de alta performance da marca, mas que por ser voltada para o segmento APS-C não traz a sigla estampada em seu corpo.

A 17-55mm f2.8 é uma objetiva excepcional, mas a linha L da Canon ganhou tanto respeito que não pertencer a esse grupo lhe deixa em desvantagem, o que deve ser revisto pelos usuários da marca!

A objetiva traz uma abertura luminosa e constante de f2.8, estadualizador de imagem IS, possui excelente construção e tem o poderoso motor de foco USM, ideal para eventos sociais por exemplo.

Para quem esta começando a utilizar câmeras DSLR é importante saber que apenas uma objetiva não é o suficiente para resolver todos os tipos de fotografias, por isso um bom kit é importante. A linha STM oferece diversas opções e tende a crescer com o passar dos anos.

Opinião de profissional…

Nós pedimos ao fotógrafo do portal EF (Ecofoto) que fizesse uma lista com o minimo possível de objetivas STM para compor o seu equipamento de trabalho e nos desse uma pequena explicação para que utilizaria cada uma delas. Veja abaixo como ficou a lista do nosso fotógrafo:

EF-S-10-18mm-f4.5-5

EF-S 10-18mm f4.5-5.6 IS STM.

Embora não seja a objetiva mais utilizada no dia a dia, exceto se for um fotógrafo de paisagem e arquitetura, é obrigatória para qualquer pessoa que goste de paisagem ou arquitetura. Pode parecer pouco a diferença de apenas 8mm entre os 18mm de uma objetiva kit para os 10mm dessas super-wide, mas na prática faz muita diferença, permitindo capturar fotografias incríveis de paisagens naturais, ambientes e arquitetura urbana.

.

EF-S_18-135mm_f3.5-5 EF-S 18-135mm f3.5-5.6 IS STM

A segunda objetiva é indispensável, mesmo que o seu foco de trabalho seja natureza  e utilize apenas tele-objetivas ou arquitetura e utilize apenas objetivas super-wide. Uma opção de objetiva versátil é sempre muito importante e interessante e a EF-S 18-135 faz bem esse papel, permitindo fotografar o que esta próximo com sua distância focal em 18mm e o que esta a média distância quando utilizada em 135mm,. Serve tanto para para fazer fotografias de pessoas quando utilizada acima dos 50mm evitando o efeito barril ou mesmo para fazer um close em algum detalhe da cena. Não é uma objetiva para fotografia de natureza ou esportes por exemplo, pois sua distância focal é limitada.

.

EF-S-55-250mm-f4-5 EF-S 55-250mm f4-5.6 IS STM

A terceira escolha é para situações ao ar livre! Uma tele objetiva para fotografia de pessoas exercendo atividades ou mesmo para fotografia de natureza (fauna), embora 250mm possa ser pouco poder de aproximação dependendo do tipo de atividade fotográfica que deseja exercer, mas levando em conta o seu custo, qualidade e tamanho é uma boa opção para muitas situações do cotidiano onde a proximidade do fotógrafo pode “interferir” na cena, por isso o uso de uma objetiva que permita fotografar mais distante é essencial. Assim como todas as outras escolhidas, a 55-250mm possui estabilização de imagem IS, o que ajuda a diminuir o tremido em situações onde a velocidade de captura seja baixa.

.

Essas são as objetivas escolhidas pelo nosso fotógrafo para formar um KIT “multi-uso”, que atenda a maioria das situações, seja em uma viagem ou em um trabalho de fotografia.

Mais importante do que ter o melhor equipamento do mercado é conhecer as suas necessidades. Se o seu foco é fotografia de pessoas, ensaios ou retratos, certamente uma pancake EF40mm F2.8 STM pode ser a melhor opção, mas se a sua necessidade é cobrir eventos sociais por exemplo, provavelmente a linha L da Canon vai ter as melhores opções com objetivas zoom f2.8 e f4 ou as fixas f1.2, f1.4, f1.8 e f2.8.

Essa nova linha STM abre muitas possibilidade para que procura boas objetivas para fotografar e especialmente para filmar, com custo relativamente baixo.

E você? Qual seria o seu kit formado pelas objetivas STM? Escreva nos comentários!

Abraços e até a próxima.
Equipe EF.

8 Comments:

  1. Muito bom ,bem direto e pratico,tenho certeza de que esclareceu algumas duvidas de quem inicia na fotografia,parabéns ao portal.

  2. Boas dicas realmente. O meu kit tem uma 24-105 mm, uma 50tinha 1.8, a tele 55-250mm e uma fixa 85 mm que comprei recentemente. Estava na dúvida sobre a 10 – 18 mm por ter algumas lentes com f/4 mas decidi comprar porque ela estava em promoção no site da Canon há dias atrás. Infelizmente ou todos tiveram a mesma idéia ou a promoção acabou, então, vai ficar para próxima :-/

    • Olá ADRIANA.

      O seu KIT é muito bom, pois possui objetivas da linha “L” da CANON e também as fixas 50mm e 85mm. Realmente uma “super-wide” iria complementar o seu set de objetivas.

      A EF-S 10-18mm não é f4 constante, mas por outro lado possui estabilização de imagem IS, o que ajuda muito em certas situações.

      Abraços e até a próxima.
      Equipe EF.

  3. LUIZ RICARDO BASTOS

    Boas dicas. Meu kit tem a 10-18, a 18-135 e a 70-300, além de uma 50 1.8. Acho que a futura será uma telezoom Sigma provavelmente.

    • Boa tarde Luiz Ricardo.

      Realmente já tem um bom SET de objetivas, e se o objetivo são fotografias de natureza, uma super-tele é importante para compor o conjunto atual. A objetiva 70-300mm embora tenha um bom poder de aproximação, é pouco para alguns tipos de fotografia de natureza. A nossa sugestão são as Sigmas AF 150-500mm OS HSM que tem excelente custo ou a Sigma AF 150-600mm OS HSM Sport recém lançada, que segundo os reviews pela internet, possuí ótima qualidade de imagem. Como opção existe também a Tamron AF 150-600mm que costuma ter uma excelente qualidade óptica.

      Abraços, equipe EF.

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!