Nikon ViewNX2 traz novas ferramentas e maior velocidade…

Olá pessoal! Hoje vou falar da atualização de uma ferramenta muito importante para os fotógrafos atualmente, tanto para os amadores quanto para os profissionais que utilizam equipamento digital.

A fotografia digital foi revolucionária em diversos sentidos, inclusive na maneira de arquivar, gerenciar e visualizar as fotos capturadas, e para cumprir essa tarefa todos os fabricantes fornecem um software conhecido como “visualizador de imagens proprietário”, ou seja, um programa que permite visualizar, catálogar e em alguns casos fazer pequenos ajustes nas imagens capturadas pelo equipamento de determinada marca. No caso da Nikon  esse aplicativo se chama ViewNX.

As primeiras versões do ViewNX eram bem simples, basicamente um visualizador de fotos e exifs. Logo vieram as novas versões do ViewNX que incorporavam recursos para pequenos ajustes afim de facilitar a vida do fotógrafo, isso se não fosse um pequeno detalhe: o tratamento gerava uma lentidão no processamento ao ponto de ser inviável sua utilização!

Vieram novas versões até que neste mês, OUT/2010, saiu versão 2.0 do aplicativo ViewNX, que até o momento está sendo inovadora, principalmente na questão do tratamento de imagens em tempo real que melhorou muito.

No primeiro momento nota-se a alteração no layout do aplicativo. Seguindo a tendência dos editores de fotos, o programa passou a utilizar uma “background” mais escuro para evidenciar as fotos. Mas não foi só isso que mudou. Veja algumas novidades da versão ViewNX 2.0.1:

• Novo layout, fundo escuro que evidencia as fotografias e facilita a visualização;

• Nikon Transfer incorporado. Com ele você pode importar e já organizar suas fotografias via cartão de memória ou cabo USB, inclusive renomeando os arquivos;

• Log Matching incorporado. Ao utilizar um GPS de mão você pode sincronizar os dados dos GPS com as fotos através da hora em que foi registrada a imagem e o point-track (rota);

• GeoTag que já existia na versão 1.5.x foi aperfeiçoado. Ao adicionar manualmente a posição global através do Google Maps em suas fotos você pode também inserir metadatas como tags, descrição, copyright e outros;

• Move Editor adicionado na versão 2.0. Com ele será possível fazer pequenos ajustes nos vídeos capturados pelas DSLR ou compactas COOLPIX;

• Ajustes nas fotos muito mais rápido! Demorou um pouco mas parece que a Nikon encontrou o caminho para oferecer um editor rápido e inteligente incorporado ao ViewNX. Agora é possível fazer ajustes básicos em suas fotos utilizando o esquema de “film” (rolo de filme) e visualizar o efeito do ajuste  em tempo real, escolher entre imagens  em 50%, 100%  ou 200% de ampliação sem a demora que existia na versão 1.5.x. Talvez essa seja a maior e melhor novidade da versão 2.0;

Eu atualizei a minha versão e posso dizer que estou gostando muito! Realmente o processamento dos ajustes nas imagens ficou muito, mas muito mais rápido. Parece até outro aplicativo! Estou adorando…

Para os fotógrafos que utilizam sistema Nikon o upgrade é recomendado, lembrando ainda que o programa lê qualquer arquivo JPG, TIFF, GIF ou BMP.

Quem quiser mais informações ou baixar a nova versão 2.0.3 que é totalmente grátis, basta acessar o site da Nikon clicando aqui.

É isso aí pessoal, a dica está dada,  abraços!
Tiago R.

5 Comments:

  1. Olá! Achei a página muito interessante, gostei muito. Gostaria de saber como faço para montar fotos panorâmicas usando o ViewNX2?

  2. A Nikon soltou no dia 20/11/2010 uma nova versão, onde foram adicionados as câmeras D7000 e P7000. Para baixar a versão mais recebente 2.0.3 basta clicar no link no final do post.

    Abraços.
    Tiago R.

  3. Estou usando também essa nova versão, gostei bastante. Parabéns pelo post.

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!