Aplicativos Nik Collection gratuito para Photoshop, Lightroom e Aperture.

Em 2012 o Google adquiriu o pacote de aplicativos Nik Collection, um dos conjuntos de aplicativos mais populares para tratamento e efeitos em fotografias. Antes da aquisição pela gigante da tecnologia, o pacote completo dos aplicativos Nik formado pelos plugins Analog Efex Pro, Color Efex Pro, Dfine Pro, Sharpener Pro, Silver Efex Pro e Viveza custava pouco mais do que expressivos U$500, e em pouco tempo o Google passou a comercializar o pacote por apenas por U$150, uma redução de mais de 66% no valor.

Em março de 2016 a Google surpreende ao disponibilizar gratuitamente o pacote Nik Collection através do site oficial do produto através do endereço www.google.com/nikcollection/ e para os compradores do pacote em 2016, a empresa promete o reembolso total do valor pago.

Foto original sem filtros Nik. DSC_3633.

Foto original sem efeitos Nik Collection.

Em poucos minutos e de maneira viral a notícia  se espalhou pelos sites, blogs e redes sociais especializados em fotografia que passaram a divulgar o link para donwload do pacote de aplicativos.

Mas afinal, o que faz esse pacote de plugins?

Botamos a mão na massa para explicar um pouco mais a fundo para que serve e o que faz cada aplicativo do pacote Nik Collection.

Nik Collection

Formado por 7 ferramentas independentes, o pacote oferece uma enorme variedade de efeitos e tratamentos para imagens, desde um simples controle de contraste até a elaboração de sofisticadas fotografias em HDR, sempre com uma interface intuitiva e controles completos sobre os efeitos, permitindo um número infinito de variações e combinações.

Todos os aplicativos são desenvolvidos para trabalharem dentro dos programas Photoshop, Lightroom, Bridge como filtros ou então no Apple Aperture, de maneira fácil e intuitiva.

Uma dos recursos mais poderosos presente na maioria  dos aplicativos é o chamado “control point” (ponto de controle), que permite controlar de maneira pontual o efeito em várias partes da imagem. A ferramenta Viveza 2 é  especialista em trabalhar com os pontos de controle e permite ajustes extremamente precisos, tanto para gerar efeitos como para realizar correções.

Confira todas as aplicações:

Painel do Analog Efex Pro 2.0 - DSC_3633Analog Efex Pro 2

Uma série de efeitos de estilos de câmeras: vintage, câmera clássica, câmera de brinquedo entre outros. Os efeitos pode ser adaptados, aumentando ou diminuindo sua intensidade através dos controles deslizantes. Este pacote não oferece o recurso control point que permite trabalhar em áreas especificas da imagem.

Painel Color Efex Pro. DSC_3633Color Efex Pro 4

O Color Efex é um conjunto de filtros que pode ser usado para gerar efeitos ou então correções nas fotografias. Possui dezenas de filtros que podem ser utilizados de forma independente ou em conjunto, oferecendo infinitas variações de resultados.

Painel do Dfine Efex Pro 2.0 DSC_3633Dfine 2

Diferente das duas primeiras ferramentas, o Dfine é um aplicativo de tratamento de imagem para redução de ruído em imagens e funciona muito bem. As áreas a terem o ruído reduzido são selecionadas e o programa faz a redução. Várias áreas podem ser marcadas ao mesmo tempo, preservando detalhes em outras áreas.

Painel do HDR Efex Pro 2. DSC_3633HDR Efex Pro 2

Nunca foi tão fácil fazer HDR à partir de uma unica foto ou de uma serie de camadas de fotos com diferentes exposições. O HDR Efex Pro oferece a opção simplificada através do menu “filtros (filter)” ou então a construção tradicional com várias camadas de fotos através do menu “arquivo (file) –> automatizar (automate)”.

Painel do Sharpener Pro 3. DSC_3633Sharpener Pro 3

Uma poderosa ferramenta para aplicar nitidez em suas fotografias, através de dois métodos diferenciados, à partir de arquivos de entrada gerados em RAW ou então para finalização de imagens capturadas em JPEG onde já ocorreu um processamento do arquivo dentro da câmera.

Painel do Silver Efex Pro 2. DSC_3633Silver Efex Pro 2

Para que gosta de fotografia p&b vai ser apaixonar por este aplicativo, capaz de gerar fotografias em preto e branco de altíssima qualidade com diversos variações de resultado, simulando filmes conhecidos, além de permitir ajustes localizados e pontuais através dos “control points”. 

Painel do Viveza 2. DSC_3633Viveza 2

Este sem sombra de dúvidas é o aplicativo mais poderoso do pacote Nik Collection. O Viveza é uma ferramenta para trabalhar a imagem de maneira pontual através dos “control points”, realizando correções de cores, contraste, luz, nitidez, WB e outras características de maneira extremamente fácil e eficiente. Veja os pontos de controle espalhados pela imagem.

Todas as fotos abaixo foram trabalhadas no Nik Collection, utilizando os diferentes plugins em conjunto com o programa Adobe Photoshop CC 2015.

Vale destacar ainda que a maioria dos aplicativos Nik Collection são aplicados em uma nova layer (camada) no Photoshop ou em uma cópia virtual no Lightroom, mantendo sempre a camada ou arquivo original.

Compatibilidade

Para rodar os aplicativos Nik Collection é necessário possuir sistema Windows ou Mac OS e os programas Photoshop CS4 ou superior, Lightroom 3 ou superior ou então Apple Aperture 3.1 ou superior.

No Windows:

  • Windows Vista, Windows 7, Windows 8/8.1 e Windows 10 (32 e 64 bits)
  • Adobe Photoshop CS4 até a versão CC 2015
  • Adobe Photoshop Elements 9 até a versão 13 (com exceção do HDR Efex Pro 2, que não é compatível com o Photoshop Elements)
  • Adobe Photoshop Lightroom 3 até a versão 6/CC

No Mac:

  • Mac OS X 10.7.5 até a versão 10.10
  • Adobe Photoshop CS4 (CS5 para o HDR Efex Pro 2) até a versão CC 2015
  • Adobe Photoshop Elements 9 até a versão 13 (com exceção do HDR Efex Pro 2, que não é compatível com o Photoshop Elements)
  • Adobe Photoshop Lightroom 3 até a versão 6/CC
  • Apple Aperture 3.1 ou posterior

Agora que é de graça, não perca tempo, baixe já o pacote Nik Collection para utilizar com o seu Photoshop, Lightroom ou Aperture.

Abraços e até a próxima.
Equipe EF.

 

2 Comments:

  1. Obrigado pela dica, vou conferir o programa.

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!