Nikon D810 é câmera com o melhor sensor, confira a lista completa!

Câmeras com os melhores sensores do mercado: Nikon D810, Nikon D800E e Sony A7R, segundo a DxO Mark (ago/2014).

Melhores capturas de imagem: Nikon D810, Nikon D800E e Sony A7R, segundo a DxO Mark (ago/2014).

Segundo o ranking holandês especializado em medir a qualidade  dos sensores das câmeras digitais, DxO Mark, a Nikon D810 obteve o melhor desempenho até agosto/2014 entre todas as câmeras, incluindo sensores médio formato, obtendo 97 pontos na classificação geral, ficando a frente da sua irmã D800E  que conquistou a segunda posição com 96 pontos e da Sony A7R que levou o terceiro lugar ao alcançar 95 pontos, deixando para trás câmeras de médio formato e marcas tradicionais.

A empresa holandesa, leva em conta três fatores para medir a qualidade do sensor e a capacidade de gerar boas imagens, sendo eles:

  • Portrait (retratos) ⇒  é medido a profundidade das cores capturadas pelo sensor em uma fotografia de retrato, ou outro assunto. Quanto maior for a profundidade de cor, maior a pontuação do sensor.
  • Landscape (paisagens) ⇒  é aferido a latitude do sensor. A latitude é a capacidade de capturar as diferença entre áreas claras e escuras, exibindo detalhes. Quanto maior for a latitude melhor, e maior a pontuação.
  • ISO (sensibilidade)⇒  é medido o quanto de ruído é gerado com sensibilidade elevada em situações de pouca luz. Quanto menor a granulação do ruído, melhor a imagem e maior a pontuação.

No site  www.DxOmark.com é possível visualizar a lista completa dos melhores sensores de câmeras, ordenar os resultados por pontuação geral ou pelos critérios levados em conta nos testes realizados. É possível também realizar comparativos entre diversos modelos de câmeras e objetivas através das ferramentas de comparação disponíveis no DxO.

Confira a lista dos melhores sensores entre todos os sistemas, desde compactas ao médio formato digital:

Lista da DXoMark mostra os melhores sensores de câmeras digitais (DXoMark / ago/2014)

Veja a lista completa das câmeras digitais e suas classificações ► clicando aqui.

 

Nikon D810

A Nikon D810 é o update das suas irmãs D800E e D800, trouxe algumas melhorias como o processamento de imagens mais rápido graças ao processador Expeed4. A velocidade de disparos contínuo (burst) passou de 4fps para 5fps e o modo de gravação de vídeo em resolução full-hd (1080) é capaz de capturar até 60 qps. O monitor LCD teve sua resolução ampliada para exibir as imagens detalhas quando ampliadas. O sensor continua o mesmo com seus 36 megapixels.

Câmeras com sensor APS-C

Através dos filtros de listagem da empresa DxO Mark, é possível listar apenas os modelos com sensor cropados (com corte no sensor), chamados de APS-C (corte de 1,5 ou 1,6x). Entre as câmeras APS-C a Nikon D5200 obteve o melhor resultado com 84 pontos, seguida pela Nikon D7100 com 83 pontos e D5300 com 82 pontos. A análise do sensor segue o mesmo padrão da lista geral.

Confira a lista dos melhores sensores APS-C:

Lista da DXoMark mostra os melhores sensores APS-C de câmeras digitais (DXoMark / ago/2014)

Veja a lista completa das câmeras digitais e suas classificações ► clicando aqui.

Vale lembrar que não é a melhor câmera (sensor) que faz a melhor fotografia, mas sim o conhecimento e a dedicação do fotógrafo, seja ele profissional, entusiasta ou amador. Não adianta nada investir em equipamento e não ser capaz de extrair o máximo que ele oferece. Além disso, o teste acima analisa de maneira laboratorial os sensores das câmeras o que pode representar muita diferença no uso diário.

Abraços e até a próxima.
Equipe EF.

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!