Panasonic Lumix GF2: a pequena notável micro 4/3!

“A pequena notável”,  é com essa frase que eu defino essa câmera sem espelhos (mirros less), que utiliza o sistema micro quatro-terços (micro four thirds) como base para suas objetivas e conta com sensor MOS de 12mpx,  segmento que se encaixa justamente entre as compactas avançadas/superzoom e as DSLR’s. Fazer um review sobre essa câmera seria como tentar reinventar a roda, já que existem dezenas de sites especializados fazendo isso o tempo todo, a exemplo do Dpreview, porém, quero deixar aqui as minhas impressões ao utilizar essa pequena câmera em algumas situações, mas pra isso preciso falar um pouquinho do equipamento em sí.

Quando ainda sem a objetiva ela mais se parece com uma compacta do que com uma DSL (digital single lens), porém, logo a grande baioneta tipo micro 4:3 denúncia o poder dessa pequena câmera. Uma vez montada com a objetiva do kit básico 14-42mm ela ganha volume, mas, existem opções de objetivas bem mais compactas como as fixas 14mm e 20mm, o sistema de estabilização Mega O.I.S. funciona muito bem e trabalha com a estabilização óptica das objetivas, garantindo até 3 pontos de estabilidade.

O sistema LCD touch é uma ótima ferramente, permite ajustes rápidos inclusive da área a ser focada com um único toque. A operação dos menus é bem simples e os ajustes fotográficos que nos interessa – ISO, abertura e velocidade – são acionados rapidamente através de um disco bem eficiente. O disparo é rápido, como em uma DSLR, não tem o famoso “lag” das compactas/avançadas, já o modo de filmagem é outro ponto forte, full-HD ele permite capturar vídeos sem limite de tempo à 60fps. Com um cartão de 16GB é possível capturar até 1h 20 de vídeo.

O AF é rápido e preciso, com opções de AF-S (simples), AF-C (continuo/servo), AF Track (que segue o objeto) e AF Face Detect (foca no rosto da cena) mas o modo burst não é dos melhores, fica bem abaixo de modelos similares do mercado com apenas 3fps, útil, mas não ideal que considero ao menos 5fps.

Em situações de pouca luz geralmente aumentar a sensibilidade é saída, a GF2  possui o ISO particionado em terços o que permite um ajuste fino,  podendo chegar até ISO6400, porém com desempenho comprometido acima do ISO 800, mas para isso o modelo traz uma eficiente sistema de flash  que é composto por um pequeno flash interno e uma sapata TTL, o que expande as possibilidade de usar o modelo em diversas situações, mesmo com pouca luz.

O formato RAW do modelo tem uma excelente latitude entre claro e escuro, permite excelente conversão, aliado a uma boa fotometria pode-se extrair fotos de alta qualidade, mas o ponto forte dessa pequena câmera  é a portabilidade, mesmo que não seja das melhores com a objetiva 14-42mm ou outros modelos zoom da marca que fica um pouco comprometida, porém as objetivas fixas a tornam extremamente compacta em termos de tamanho e poderosa em qualidade de imagem!

Galeria de fotos

O sistema micro quatro-terços da Lumix GF2

O sistema Micro 4:3 como é conhecido por ser baseado em sensores com fator de corte de 2x em relação aos tradicionais 35mm, e utilizam tecnologia LiveMOS. Outra característica das câmeras micro 4:3 é a ausência de espelho, porém a captura das imagens continua sendo feita de forma mecânica, ou seja, através de um obturador que expõe o sensor no momento do clique eliminando o lag (atraso) das compactas.

O corte de 2x do sensor possibilita objetivas menores que  juntamente com a ausência do espelho permitem que o tamanho da câmera diminua consideravelmente sem comprometer o seu desempenho e qualidade de imagem, mantendo o sistema de baioneta para troca da objetiva para os fotógrafos mais exigentes.

Na prática

Utilizando na prática é uma câmera fácil de manusear, rápida e leve. Captura ótimas fotografias em situações diversas e permite excelentes níveis de ajustes quando utilizado o formato RAW. O ponto fraco dessa câmera é o visor LCD já que não existe viewfinder (óptico), que em situações de muita luminosidade e contra-luz fica “ofuscado” dificultando a composição. Outros pontos negativos são os preços das objetivas, que pode chegar fácil ao preço de uma objetiva de DSLR, a bateria que dura pouco mais de 300 fotos ou 40 minutos de vídeo e a sensibilidade que começa a se comprometer acima de ISO800,  se não fossem por estes detalhes eu diria que é uma câmera quase perfeita!

O melhor de tudo é o que sistema micro 4:3 é compatível entre sí, as objetivas da Olympus são totalmente compatíveis com as Panasonic e vice-versa, ainda existe a opção de usar outras objetivas com um pequeno anel adaptador, como por exemplo as objetivas da LEICA.

Especificações da Panasonic Lumix GF2

Sensor  • 4/3 type MOS (‘Live MOS sensor’)
• 13.06 million total pixels
• 12.10 million effective pixels
• RGB (Primary) color filter array
Aspect ratios  • 4:3
• 3:2
• 16:9
• 1:1
Image sizes* 4:3
• 4000 x 3000
• 2816 x 2112
• 2048 x 1536
• 1600 x 1200 (when 3D lens is attached)*3:2
• 4000 x 2672
• 2816 x 1880
• 2048 x 1360
• 1600 x 1064 (when 3D lens is attached)*16:9
• 4000 x 2248
• 2816 x 1584
• 1920 x 1080
• 1600 x 904 (when 3D lens is attached)*1:1
• 2992 x 2992
• 2112 x 2112
• 1504 x 1504
• 1440 x 1440 (when 3D lens is attached)*
File formats*  • RAW
• RAW + JPEG Standard
• RAW + JPEG Fine
• JPEG (EXIF 2.2) – Standard
• JPEG (EXIF 2.2) – Fine
• MPO + Fine (with 3D lens)*
• MPO + Standard (with 3D lens)*
Movie mode  AVCHD*
• NTSC:
Full HD: 1920 x 1080, 60i (sensor output is 30p), 17Mbps or 13Mbps
HD: 1280 x 720, 60p (sensor output is 30p) 17Mbps or 13Mbps• PAL:
Full HD: 1920 x 1080, 50i (sensor output is 25p) 17Mbps or13Mbps
HD: 1280 x 720, 50p (sensor output is 25p) 17Mbps or 13MbpsMotion JPEG
• HD: 1280 x 720, 30fps
• 16:9: WVGA : 848 x 480, 30fps
• 4:3: QVGA : 320 x 240, 30fps / VGA : 640 x 480, 30fps
Lenses  • Micro Four Thirds mount lenses
• Four Thirds mount lenses via adapter (DMW-MA1PP)
Focus modes  • Contrast AF system
• Manual focus
• Face Detection
• AF Tracking
• 23-Area-Focusing/1 Area Focusing
• Single or Continuous AF
• Touch AF (1- area-focusing in Face detection / AF Tracking / Multi-area-focusing / 1-area-focusing)
AF assist lamp Yes, dedicated lamp
Image stabilization None (lens only)
Digital zoom  • Up to 4x
Exposure modes  • Program AE
• Aperture priority AE
• Shutter priority AE
• Manual
• iAuto
• My Color
• SCN
• Custom (3 memories)
Scene modes  • Portrait
• Soft Skin
• Scenery
• Architecture
• Sports
• Peripheral Defocus
• Flower
• Food
• Objects
• Night Portrait
• Night Scenery
• Illuminations
• Baby 1
• Baby 2
• Pet
• Party
• Sunset
My Color Modes  • Expressive
• Retro
• Pure
• Elegant
• Cinema
• Monochrome
• Dynamic Art
• Silhouette
• Custom
Sensitivity*  • Auto ISO
• Intelligent ISO
• ISO 100
• ISO 200
• ISO 400
• ISO 800
• ISO 1600
• ISO 3200
• ISO 6400*
Metering 144-zone multi-pattern sensing system
Metering range 0 to 18 EV
Metering modes  • Multiple-Weighted
• Center-Weighted
• Spot
AE Lock  • Set the Fn button in custom menu to AE lock*
AE Bracketing*  • 3 or 5 frames
• 1/3 or 2/3 steps to ±2.0 EV
Exposure steps 1/3 or 1.0 EV
Exposure compensation  • -3.0 to +3.0 EV
• 1/3 EV steps
Shutter speed  • 60 -1/4000 sec
• Bulb (up to 4 mins)
• Flash X-sync 1/160 sec
White balance  • Auto
• Daylight
• Cloudy
• Shade
• Halogen
• Flash
• Custom 1
• Custom 2
• Kelvin temp (2500 – 10000 K, 100K steps)
WB fine tuning Yes (blue/amber bias, magenta/green bias)
WB Bracketing  • 3 shots
•+/-1 to +/-3 in either blue/amber or magenta/green axis
Color space  • sRGB
• Adobe RGB
Image parameters*  • Color / Black and White
• Saturation
• Contrast
• Sharpness
Drive modes *  • Single
• Continuous H (3.2 fps, no Live View)
• Continuous M (2.6 fps, with Live View)
• Continuous L (2 fps, with Live View)
Continuous buffer  • 7 RAW images
• Unlimited JPEG images with a fast card
Self-timer  • 2 sec
• 10 sec
• 10 sec, 3 images
Flash  • Manual pop-up
• TTL auto / manual
• Guide no. 6.0 (ISO 100, m)
• Sync modes: Auto, On, Off, Red-eye reduction, Slow syncro with red-eye reduction, Slow syncro
Flash X-sync speed 1/160 sec
External flash  • Hot shoe
• TTL Auto with FL220/FL360/FL500 (Optional)
Viewfinder  • Optional Electronic Viewfinder DMW-LVF1
Orientation sensor Yes, via OIS lenses only
LCD monitor  • 3.0″ Low temperature Polycrystalline TFT LCD
• 3:2 aspect ratio
• Wide viewing angle
• 460,000 dots
• 60 fps
• Approx 100% frame coverage
• Brightness (7 levels), Color (7 levels)
Playback functions Normal playback, 30-thumbnail display, 12-thumbnail display, Calendar display, Zoomed playback (16x Max.), Slideshow (duration & effect is selectable), Playback Mode (Normal/Picture/AVCHD/Motion JPEG/3D Play/Category/Favorite), Title Edit, Text Stamp, Video Divide, Resize, Cropping, Aspect Conversion, Rotate, Rotate Display, Favorite, Protect, Face Recognition Edit
Microphone*  • Stereo (with Wind Cut: Off/Low/Standard/High)
• Microphone level adjustable: Lv1/Lv2/Lv3/Lv4
Connectivity  • USB 2.0 (High Speed)
• Video Out (NTSC / PAL)
• HDMI
Print compliance  • PictBridge
• DPOF
Storage SD / SDHC / SDXC
Power*  • ID-Security Li-ion Battery Pack DMW-BLD10 (7.2V, 1010mAh)
• Supplied charger / AC adapter
Dimensions* 113 x 68 x 33 mm / 4.44 x 2.67 x 1.29 in
Weight (camera body)* Approx. 265 g (9.35 oz)

Sem sombra de dúvidas um excelente equipamento, que pode render boas fotografias nas mãos de usuários com um pouco de conhecimento, sem sombra de dúvidas essa câmera preenche a lacuna entre as “superzoons” e as grandes DSL/DSLR’s.

Uma observação  importante para ser ressaltada é que quando se fala de equipamento bom não quer dizer fotografia boa. A qualidade final das fotos se deve muito mais ao usuário ou fotógrafo do que ao equipamento propriamente dito, nada adianta um equipamento com ótimas características se o usuário for leigo e não souber extrair o máximo do equipamento, pois neste caso o fator limitante é o usuário, “fotógrafo”, com a sua falta de conhecimento, de técnica e cultura fotográfica.

Abraços e até a próxima.
Equipe EF.

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