Vai imprimir fotos, então fique atendo as medidas!

Olá pessoal, hoje deixo para vocês uma dica super importante sobre o corte nas impressões em minilabs.

É comum me deparar com alguém reclamando que enviou uma foto para impressão em laboratórios digitais, os conhecidos minilabs, e as fotos sofreram um pequeno corte aqui ou ali no enquadramento original, mas isso tem uma explicação.

As medidas que são conhecidas no Brasil não representam com exatidão as medidas reais de impressão, isso por que os padrões de tamanhos de impressão são americanos e foram concebidos com a medida polegada que equivale a 2,54cm cada polegada, porém na conversão para utilização no Brasil, arredondou-se a polegada para 2,50cm afim de facilitar sua memorização e o seu uso:

Tamanho para impressões (minilab Kodak):

Tamanho genérico Em polegadas Tamanho real (exato) Proporção da foto
10×15 cm 4×6 pol 10,2 x 15,2 cm 3:2
13×18 cm 5×7 pol 12,7 x 17,8 cm 3:2 (aproximado)
20×25 cm 8×10 pol 20,3×25,4 cm 5:4
20×30 cm 8×12 pol 20,3×30,5 cm 3:2
24×30 cm 10×12 pol 25,4×30,5 cm 5:4
25×38 cm 10×15 pol 25,4×38,1 cm 4:3
30×45 cm 12×18 pol 30,5×45,7 cm 3:2
Panorâmicas 12 pol (altura) 30,5 cm pelo comprimento

Dependendo do tipo de câmera e modelo o tamanho do sensor muda, gerando diferenças no formato/proporção da foto também, veja:

1:1 = câmeras médio formato geralmente tem essa proporção. Alguns modelos possuem proporções diferentes.
3:2 = esse é o formato das tradicionais câmeras SLR/DSLR, aquelas câmeras que trocam as objetivas.
4:3 = é o formato da proporção das câmeras compactas e superzoom. Alguns modelos oferecem a opção de trabalhar com 3:2 o que é interessante se pensarmos na impressão das fotos.

Muitos modelos de câmeras permitem alterar essa proporção entre diversos fatores, sendo os mais comuns 1:1, 3:2, 5:4 e até 16:9 conhecido como widescreen, então é preciso ficar atento ao modelo da câmera e também à medida exata da fotografia  impressa que deseja para evitar cortes ou bordas indesejadas.

Proporção de corte nas fotos.

Além das medidas mencionadas, existem diversos tipos de papel para impressão  em minilabs, sendo o mais conhecido o tradicional papel brilhante. Veja alguns tipos de papel:

  • Papel Brilhante (glossy) – o mais comum e utilizado principalmente por clientes domésticos. Apresenta alto brilho na superfície.
  • Papel Fosco (matte) – o mais utilizado pelos clientes (fotógrafos) profissionais. Apresenta uma textura opaca, sem reflexos.
  • Papel Texturizado – existe diversos tipos com diferentes texturas, sendo o areia e o linho os mais tradicionais, apresentando textura ao tato.
  • Papel Metálico – talvez o menos conhecido e utilizado por ser caro a impressão. As cores passam a apresentar um efeito metalizado com brilho bem interessante.

Além de realizar o corte correto, é preciso escolher o tipo de papel que deseja para o que o resultado seja o esperado. O tipo de papel além de apresentar acabamentos diferentes, pode influenciar nas cores e contraste da fotografia, por isso é importante realizar uma amostra caso nunca tenha utilizado determinado tipo de papel antes.

7 passos para cortar corretamente uma foto no Photoshop!

Muitas pessoas tem escrito pedindo um passo a passo de como realizar o corte/ajuste na foto para que ela fique correta na hora de imprimir, por isso editamos essas publicação e colocamos um pequeno tutorial que descreve cada passo. Esse tutorial é usado pelo nosso fotógrafo.

⇒ PARA IMPRESSÃO (minilab)
1) Escolha o arquivo em RAW e abra no ACR;
2) Realize o tratamento desejado no ACR;
3) Utilize a ferramenta CROP (atalho C) do ACR para fazer o corte na proporção correta (escolha CUSTOM e use a proporção do tamanho exato da impressão);
4) Abra a fotografia no Photoshop e conclua os ajustes se necessário;
5) Clique em IMAGE –> Image Size e mantenha a resolução em 300dpi ou 240dpi  e no campo onde é exibida a medida mude para CENTÍMETROS caso esteja em PIXEL e coloque o tamanho em centímetros do maior lado da foto. Clique em ok!;
6) Converta o arquivo para sRGB (Edit –> Convert to profile…) e selecione sRGB… e no campo Intent: Relative Colorimetric;
7) Clique em FILE –> SAVE AS… e salve a imagem em formato JPEG com qualidade entre 9 e 10!

⇒PARA INTERNET (publicação na web)
1) Escolha o arquivo em RAW e abra no ACR;
2) Realize o tratamento desejado no ACR;
3) Utilize a ferramenta CROP (atalho C) do ACR para fazer o corte na proporção correta (escolha CUSTOM e use a proporção fixa do tamanho da foto);
4) Abra a fotografia no Photoshop e conclua os ajustes se necessário;
5) Clique em IMAGE –> Image Size e troque os 240 dpis (impressão) para 72dpis (web) e  coloque o maior lado da imagem em 1200 pixels (use pixel ao invés de centímetros para WEB). Clique em ok!;
6) Converta o arquivo para sRGB (Edit –> Convert to profile…) e selecione sRGB… e no campo Intent: Relative Colorimetric;
7) Salve a imagem em FILE –> SAVE FOR WEB, selecionado o tipo de arquivo JPEG e a qualidade de imagem em 80, clique em salvar!

Agora você já sabe, quando for imprimir suas fotos nada de cortar um pedacinho na impressão, tem que enviar no padrão correto dos minilabs, aproveite também para experimentar outros tipos de papéis e valorizar ainda mais as suas fotografias impressas.

Abraços e até a próxima.
Equipe EF

Leia também:

Confira 5 dicas de configuração para o seu Photoshop!

12 Comments:

  1. Bom dia. Eu gostaria de saber o tamanho de cada foto impressa em relação aos papéis A só para eu ter uma noção de dimensão para informar ao cliente.

  2. Olá, estou editando uma arte para a placa da minha loja de tamanho 1.95 x 40 cm qual a medida para corte no photoshop? Desde já, obrigada!

  3. Alessandro Oliveira

    Olá
    tenho um Nikon L830 uma Super Zoom, ele tira fotos 39,01 x 29,06 por 300.
    gostaria de saber como faço pra revelar essas fotos no formato 15 x 21, já revelei alguns, mais notei que elas foram mal cortadas, já reclamei varias vezes e sempre mim falam que o problema é na minha maquina.
    Grato

    • Bom dia Alessandro. Para revelar fotos é preciso fazer o corte adequadamente, para isso utilize um programa para edição de imagens ou solicite para que o LABORATÓRIO realize o procedimento, mas neste caso, sugerimos que acompanhe o trabalho para evitar cortes indesejados.

      Abraços, equipe EF.

  4. Na Verdade o 15×21 é um tamanho que só existe no Brasil, o correto popular é 15×20 e o Real é 15,24 x 20,32 mas como algumas pessoas querem 15×21 fizemos um tamanho quebrado em polegadas ou seja 6 x 8 e 1/4 que dá 15,24 x 20,96 cm hehe, muito boa dica, parabéns pela iniciativa.

  5. Oi Tiago! Gostei muito das suas dicas e acabei de usá-las em algumas fotos que estou pretendendo enviar para impressão.

    Vou até mesmo guardar esse seu artigo para me ajudarem nas próximas impressões.

    Vou sempre acessar esse site.

    Muito obrigada!

  6. Tiago, muito bom o teu site, informações relevantes e útil.
    Gostaria de fazer um reparo quanto ao formato 15×21 para impressão, a medida correta é 15,2×21,6.

  7. valeu Tiagão…

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!