Birdwatching: guiando grupo de suecos no Brasil.

As passarinhadas de 2015 acabaram! A última foi em 26/12 e podemos dizer que fechamos o ano com chave de ouro guiando um grupo de suecos que estavam de férias no Brasil e tem como lazer a observação de aves.

A indicação veio através de um contato em Piracicaba, que acompanha o nosso trabalho no portal ECOFOTO. Após um breve contato com BEN, sugerimos um roteiro enxuto mas com muitas possibilidades de observação devido a curta estadia do grupo na cidade Piracicaba.

Os dois barcos rumo aos pontos de observação de aves. Foto: Rafael Carneiro (EF).

Começamos as observações pelo Tanquã com dois barcos para deslocar o grupo pelo rio Piracicaba e suas lagoas, local repleto de fauna que tem se firmado como um importante ponto de observação de aves no interior de São Paulo, onde o grupo pode visualizar dezenas de espécies diferentes entre elas marreca-cabocla, marrecão, irerê, marreca-toicinho, gavião-do-banhado, gavião-caboclo, tuiuiú, colhereiro, jaçanã, garça, garça-moura, talha-mar, frango-da-água, frango-da-água-azul, tapicuru-de-cara-pelada, caracará, lavadeira, sanã-parda, sanã-amarela, garibaldi, martim-pescador,  japacanim, socozinho, socó, savacu, saracura e etc.

Navegando pelo rio Piracicaba para observação de aves. Foto: Rafael Carneiro.

Além das espécies aquáticas, desembarcamos em alguns pontos para observar espécies que ficam nos campos e brejos, a exemplo do caboclinho-branco, caboclinho, bigodinho, coleirinho, canário-do-campo, chorão, sanã-carijó entre outras.

Identificação de espécie. Foto Rafael Carneiro.

Depois de mais de 4 horas navegando e observando aves pelo Tanquã era hora de partir para Americana para o almoço e segunda parte da observação de aves, o local escolhido foi o Parque Aimaratá por conter uma fauna rica em espécies de aves que habitam a mata ciliar do rio, como choca-barrada, chupa-dente, choca-da-mata e canário-do-mato que deram mole, mas infelizmente a mariquita, gralha-do-campo, arredio-do-rio, barbudo-rajado não apareceram para foto. No final o belo e ilustre cardeal-do-nordeste apareceu para encerrar com chave de ouro o dia.

No final do dia dezenas de espécies observadas pelo grupo formado por uma família sueca de observadores de aves, liderada por BEN, um engenheiro florestal interessado em vida selvagem.

Quer conhecer o Tanquã?

Entre em contato ou visite o hotsite www.tanqua.com.br

Abraços e até a próxima.
Equipe EF.

3 Comments:

  1. qual o equipamento fotográfico utilizado pelo grupo?

    • Boa tarde sr. Alexandre.

      O grupo estava mais interessado em observação do que em fotografia, além de binóculos possuíam uma câmera superzoom Panasonic Lumix.

      As fotos publicadas foram realizadas pelo assistente do fotógrafo do portal EF com uma câmera superzoom Nikon P520. O fotógrafo do portal EF utiliza um equipamento Nikon DSLR com objetiva fixa de 300mm.

      Grato pela visita.
      Equipe EF

  2. Nilson Gomes de Oliveira

    Mais um serviço bem feito do competente Tiago.

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!