Filtros UV podem prejudicar a imagem.

Olá pessoal.

Muito mais do que se pode imaginar, os filtros UV utilizados atualmente para proteção das objetivas podem interferir, e muito, na captura da fotografia.

A famosa frase que diz “filtro UV é tudo igual” não tem fundamento, e demonstra despreparo de fotógrafos e vendedores que utilizam dessa fala para vender seus produtos… 

Sabendo disso resolvi fazer este post, pois aconteceu comigo por acaso, na ocasião fotografei utilizando duas marcas de filtros diferentes, uma delas a mais conhecida e utilizada por profissionais vou chamar de filtro “A”  e a outra marca, bem em conta, diria até desconhecida, vou chamar de marca “B”.  O resultado entre as duas marcas foi surpreendente com uma diferença gritante entre elas.

O teste aconteceu por acaso, durante uma saída para o meu projeto autoral “PASSARINHAR EM IRACEMÁPOLIS”, ocasião onde eu usava um filtro emprestado na minha objetiva 300mm fixa. 

Coloquei o filtro marca “B” (emprestado) e comecei a fotografar, após algumas fotos percebi algo errado com as fotos, notei que as imagens estavam diferentes do habitual, ou seja, sem definição quando ampliadas no LCD da própria câmera, fiquei preocupado pois pensei que a minha objetiva estava com problema no sistema AF, foi aí que resolvi fazer um check-list nas configurações “setadas” na câmera para ver se não tinha nada errado. Feito a checagem e nada de errado encontrado, novamente pensei que o problema poderia ser com a objetiva, então tive a brilhante ideia de remover o filtro “B” (emprestado).

Pronto, objetiva focando com a precisão de sempre! Imagens bem definidas, lindas de viver…

Como um filtro pode interferir tanto?

Resolvi testar os filtros, peguei um outro filtro marca “A” da minha objetiva 24-70mm que estava na bolsa e coloquei na 300mm fixa e fiz duas ou três fotos, fotos perfeitas, sem nenhuma perda de definição. Voltei o filtro “B” na 300mm e o problema voltou a acontecer. Voltei o filtro “A” e a objetiva voltou a gerar fotos perfeitas, maravilhosas. Pronto, problema identificado e confirmado: o filtro “B” de marca desconhecida causava alguma interferência no sistema AF ou degradação excessiva na imagem.

Fiz duas fotos, com as mesmas configurações usando o filtro “A” e “B” e o resultado esta logo abaixo:

Imagem perfeita –  tele fixa 300mm + filtro “A”

Imagem com problemas –  tele fixa 300mm + filtro “B”

Foi no computador que pude ver a real diferença. As fotos acima representam um crop de 100% na imagem original capturada em 12mpx. Abaixo deixo as informações das imagens, que são idênticas:

EXIF:

  • Resolução de 12 megapixel
  • Velocidade 1/640
  • Abertura  f6.3
  • ISO 320
  • Foco contínuo (servo)
  • Captura em formato de arquivo RAW
  • Photoshop CS6 apenas para corte de 100% (500×350 pixel)

As fotos acima mostram grandes diferenças e fica evidente que o filtro UV influência muito na qualidade da imagem, mesmo bons filtros “roubam” qualidade, muito menos que os péssimos filtros, e isso se deve a vários fatores ópticos como qualidade do vidro, pureza da matéria prima, transparência, espessura e etc.

Eu sempre preferi usar filtros de alta qualidade, ainda que mais caros.  Muitas vezes um filtro custa o preço de uma objetiva simples mas vale o investimento. Nada adianta comprar uma “super-lente” e usar um filtro de baixa qualidade, pois o filtro vai comprometer a qualidade.

Novamente problemas…

Logo após o meu  episódio, tive a comprovação de que filtros de baixa qualidade interferem na captura da  imagem.

Uma amiga me pediu pra encontrar  uma objetiva telefoto para ela comprar.  Encontrei  objetiva, ela comprou e logo depois que entreguei ela me disse: “a lente não funciona!”

Peguei a câmera na mão e realmente não funcionava o autofoco com a objetiva, simplesmente não focava! O engraçado é que antes de comprar e entregar eu havia testado a objetiva e estava tudo funcionando perfeitamente.

Lembrei da minha experiência com o filtro UV de baixa qualidade e quando olhei na ponta da objetiva lá estava um belo filtro PL-C (polarizador), dessas marcas desconhecidas. Removi o filtro e a objetiva funcionou perfeitamente.

E mais problemas!

(atualizado em maio/2013)

Os problemas com filtros UV continuam.

Recentemente um amigo comprou uma câmera Sony A77 com várias objetivas da marca, entre elas a nova  e poderosa Sony 70-400mm G, diga-se de passagem um ótima objetiva.

Sem muita enrolação vou direto ao assunto. As fotos feitas com a A77 + 70-400mm não apresentavam definição nenhuma, mesmo após checar e re-checar todas as configurações as fotos continuavam embaçadas, sem foco e nitidez. Até que resolvi remover um filtro UV e tudo mudou. Deixo a foto sem o filtro e com filtro abaixo:

Fotos com a SonyA77 e objetiva 70-400mm G com e sem o filtro.

EXIF: Sony A77 + Sony AF 70-400mm G. As fotos acima foram capturadas com ISO100 e abertura em f5.6.

Recomendações

Quando for comprar um filtro não precisa comprar o melhor e o mais caro de todos, mas escolha um bom filtro de uma boa marca (conhecida) e compre de alguma loja com extrema referência, pois existem muitas falsificações no mercado, inclusive sendo vendidos em lojas físicas.

Abaixo, uma lista das marcas e modelos que eu uso e recomendo pra não evitar a desagradável perda de qualidade nas imagens devido um “vidro” de baixa qualidade.

  • Heliopan
  • B+W  o meu favorito!
    Hoya PRO1 ou SHMC (multi-coated)
  • Hoya Green
  • Canon e Nikon Filters
  • Tiffen
  • Tokina

Fora essas marcas, fuja! É melhor não usar do que usar e ter imagens degradadas ou comprometidas.

Caso não tenha um bom filtro para proteção da objetiva, utilize o parasol que já ajuda muito contra possíveis pancadas no elemento frontal.

A procedência.

Outra dica super importante é a procedência dos filtros.

Existem grandes sites de leilão no exterior que vendem o filtro Hoya PRO1 por U$20,00 enquanto que na maior loja de fotografia do mundo, vende o mesmo filtro por U$90,00. A pirataria também esta presente nos filtros, até por que é muito fácil produzir um filtro genérico e estampar uma marca “de qualidade” nele. Cuidado com a procedência, é melhor um Hoya Green comprando em uma loja de confiança do que um B+W com procedência duvidosa.

Espero que este post ajude na hora de escolher a marca dos seus filtros, seja um simples UV para proteção ou mesmo os filtros de efeito como PL-C, ND, STAR ou qualquer outro tipo.

Abraços e até a próxima.
Equipe EF.

.

ESPECIAL SOBRE FILTROS DE EFEITO:

41 Comments:

  1. Por acaso resolvi fazer uma busca e achei o site de vocês. Após ler o artigo desisti de comprar filtros “B”. Agora pretendo comprar um adaptador para usar filtros tipo “A” de um tamanho maior (comprados em loja conhecida). É uma boa ideia? (Vou usar filtros de 52mm numa lente de 27mm). Obrigado!

    • Olá. Sem sombra de dúvidas a melhor escolha é essa: comprar boas marcas em lojas conhecidas. Quando ao uso de adaptador, caso sua objetiva seja rosca menor que 52mm, realmente terá que usá-los, pois é difícil encontrar com rosca menor do que 52mm.
      Abraços, equipe EF.

  2. Vocês conhecem o filtro ND Bower? Sabem se é bom?

  3. Gostaria se este é um bom filtro: Kenko Smart Filter MC UV370 SLIM. Obrigado.

  4. Recomenda o Hoya Filtro Polarizador Circular Slim 58mm? Este filtro não causa os problemas que indicou?
    Obrigado!

    • Bom dia Inês. Obrigado pela sua visita.

      A principio, SIM! É uma boa opção de filtro, porém, vale destacar que embora o modelo seja bom, é preciso comprar em uma loja com procedência. Existem muitos filtros “falsificados” no mercado, sendo vendidos muitas vezes pelo valor de um original, por tanto, além de evitar preços super em conta, procure também uma boa loja.

      Abraços equipe EF.

  5. Prejudica msm se usar filtros porcarias, tenho um kit hoya maravilhosoq funciona super bem!

  6. Para quem tem um pouco de afinidade com o inglês, achei o link interessante e bem detalhado.
    http://www.lenstip.com/113.1-article-UV_filters_test.html

  7. Bom dia amigos deste site: eu nao podia deixar de postar a mha opiniao vi mtos elogios a marca hoya, kenko,Tiffen e B+W mas existe outras marcas mto boa eu acabei de comprar um filtro 72mm Hama C14 Multi-coated,Wide é otimo filtro com revestimento de 7 camada de cada lado estou mto sastifeito otima nitidez nas ftos e video ja olhei no pc com zoom no maximo e ta otimo ..um conselho se quer um bom filtro compre os mais caros e de preferencia com multi-coated,Wide.

  8. Blz esse forum me ajudou muito sobre filtros
    Abraço

  9. Comprei um kit de filtros na amazon quando fui aos EUA da marca polaroide, não encontro nada sobre eles na internet, sabe se é um bom filtro?

  10. Quero comprar filtros para proteger minhas lentes e filtrar reflexos (polarizador) e gostaria que indicasse algumas lojas na internet que não corro o risco de comprar produtos falsificados.
    Obrigado

    • Olegário, essa é uma responsabilidade que não podemos assumir, no caso do fotógrafo do nosso portal ele acaba comprando os filtros em um loja fora do Brasil, quando viaja para Nova Iorque. Aqui no Brasil procure por boas lojas, que trabalhe com produtos com procedência, comprandos do importandor/distribuidor oficial. Evite “site” que vendem por preços tentadores.

      Equipe EF.

  11. Boa dica!
    isso me lembra uma vez fotografando na epoca das 35mm. Eu tinha uma Canon a2e e uma Lente 28-135mm. Coloquei um desses filtros genericos e tirei 2 rolos de filmes e quando fui revelar tive uma surpresa! quase todos as fotos ficaram inutilizadas por conta do foco e nitidez…
    Hoje em dia so compro filtros da B+W, pois sei que são de qualidade e nunca tive problemas com eles.

    Abraço

    Abraço

  12. Não preciso ler mais nada.

  13. Boa tarde.
    Interessante estes dados…
    Tenho uma HS10 (Fuji) e comprei um filtro UV 58mm para apenas proteger a lente, mas, quando uso o zoom, não consigo foco. Uma vendedora de São Paulo me falou que pode ser pois a lente pode ser de vidro. A de cristal não acontece isso. Estou querendo comprar um nd8 e fiquei preocupado. Você pode me dar uma dica?
    Abraços.

  14. Nelson Souza Junior

    Muito bom este post. Estava minutos antes comprando um filtro polarizador de marca ‘B’ e tive a curiosidade de fazer uma pesquisa, mas por sorte me deparei com este post e me fez ficar mais atento a esta compra que farei, até porque o mais importante será sem duvida nenhuma a qualidade da foto, que é o que esperamos. Um abraço

  15. Boa noite amigo gostei muito das dicas e gostaria de fazer uma pergunta gostaria de saber se vc conhece este filtro, FILTRO UV 67 mm РGreen.L РHD , pois estou a procura de um 67 mm mas ṇo acho algo legal.

  16. a marca Greika é boa?

  17. Caramba! Sempre desconfiei desses filtros uv baratos.

  18. Boa tarde!

    Adorei as dicas , comprei uma canon t3 e estou a procura de um filtro. Saberia me dizer onde achar para comprar online aqui no Brasil? Grata

  19. Olá,
    Você citou a “maior loja de fotografia do mundo”. Desculpe a ignorância, pois conheço pouco de fotografia, mas poderia me dizer que loja é essa?
    Viajarei para os EUA em outubro. Há alguma loja ou rede interessante para comprar máquinas e acessórios?
    Comprar pelo e-bay vale a pena?
    Grande abraço e obrigado
    Ronaldo Lucas

  20. Olá, tudo bem?
    Estou para adquirir um filtro para minha Nikon D7000 e estava pensando no Hoya Pro1 UV. Mas encontrei um da Hoya, da mesma série Pro1 porém, do tipo “Protector”. Pergunto:
    1) Qual a diferença do UV para o Protector (da Hoya Pro1)?
    2) Sendo o UV com 1mm de espessura, não é muito frágil?

    Abraços

    Roberto T.
    (parabéns pelo blog, muito bom!)

    • Boa tarde Roberto.

      A diferença do UV para o “protector” é que o UV possui uma cobertura com tratamento especial para bloquear os raios UV, embora exita um fitlro na frente do sensor das digitais que já fazem este bloqueio, equanto que o “protector” trata-se apenas de um vidro para proteção.

      A espessura de 1mm é suficiente para evitar danos à sua objetiva, função destes tipos de filtros nas digitais.

      Eu recomendo o UV pois se usado em sistema analógico (filme) vai dar diferença nas fotografias.

      Abraços e obrigado pela visita.

  21. Tiago,
    Estou conhecendo hoje seu site e já comecei a gostar das dicas. Tenho uma D7000 e comprei um filtro UV Kenko ( importado pela T Tanaka). Como é a qualidade do mesmo?´posso confiar?

    Desde já, agradeço seu retorno

    Luiz Dorival

  22. Tiago,

    Excelente post com texto muito bem detalhado e de fácil compreensão.
    Aliás, veio em boa boa, pois estou na iminência de comprar um filtro prá minha lente.
    Abraços!

  23. excelente post Tiagão, lembro-me bem do episódio do “a lente não funciona” e realmente, foi só tirar o filtro podre, e o problema de foco sumiu, sorte nossa que você tava por perto e exorcizou aquela praga de filtro da objetiva.

  24. Grande Dica Tiago. Quando a gente pensa que esta fazendo um “bem” para não riscar a lente o problema surge mais grave ainda. Incrivel que comprei meus filtros sem ver a marca, doravante sera diferente.

    Abraços e obrigado pela dica

    mario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *