ESPECIAL: filtro polarizador (PL-C) para intensificar as cores e remover reflexos…

Olá pessoal, tudo bem? Hoje estamos trazendo a terceira e última dica sobre filtros de efeito. Dessa vez  vamos falar do filtro Polarizador circular ou simplesmente PL-C, muito utilizado na fotografia com película (filme) para intensificar as cores do céu ou para diminuir o reflexo na água, em vidros ou em superfícies metálicas.

Filtro PL-C Hoya.

Filtros

São acessórios geralmente rosqueados ou encaixados no elemento frontal da objetiva ou traseira no caso das grandes objetivas como a 300mm F2.8 por exemplo, e desempenham diversos papéis, desde a simples proteção do elemento frontal da objetiva no caso dos filtros de proteção ou UV, a efeitos diversificados como estrelinhas, intensificação das cores e desfoque pontual. Existem modelos de rosca que são os mais comuns e também em forma de placas, que são encaixados em um sistemas de múltiplos filtros, como o sistema Cokin por exemplo.

O filtro PL-C é muito simples e pode ser utilizado para duas funções:  a primeira para intensificar as cores da cena, especialmente em cenas de paisagem com céu azul e funciona melhor com objetivas grande-angular. O seu efeito de  aumento de intensidade das cores se torna menos eficaz quando utilizado com tele objetivas.

O efeito de polarização é alterado conforme o filtro é girado, aumentando a intensidade das cores ou atenuando reflexos da cena. Assim como o filtro densidade neutra, o polarizador bloqueia parte da luminosidade que chega até a o sensor, o que em alguns casos pode dificultar a captura de cenas de ação onde a velocidade alta seja necessária.

Nas fotos abaixo, foi utilizado um filtro PL-C HOYA comum, existem diversos modelos que são diferenciados pelo tipo de material e revestimento utilizado.

Abaixo uma fotografia de paisagem sem o filtro PL-C.

Paisagem sem o filtro PL-C | © Tiago Degaspari (DSC_8926)

Na sequência a mesma fotografia utilizando o filtro PL-C para intensificar as cores.

Paisagem com o filtro PL-C para intensificar as cores | | © Tiago Degaspari (DSC_8925)

A outra função do filtro PL-C  é a capacidade de diminuir reflexos em superfícies brilhantes ou reflexivas, especialmente  em vidro, na água e superfícies metálicas. Na foto seguinte uma orquídea foi fotografada através de uma janela de vidro fechada, e o reflexo da parede texturizada ficou bem acentuado no vidro.

Sem o filtro PL-C, reflexo acentuado no vidro | © Tiago Degaspari (DSC8930)

Na foto seguinte com o uso do filtro PL-C o reflexo foi praticamente eliminado, permitindo observar nitidamente toda a cena por de trás da janela.

Com o filtro PL-C para remover o reflexo do vidro | © Tiago Degaspari (DSC8931)

Toda as fotos foram capturadas com a mesma configuração de abertura e ISO, porém a velocidade precisou ser compensada nas fotos com o  PL-C, já que o filtro bloqueia em até 2 pontos a entrada de luz, exigindo a correta compensação de acordo com a marca e o modelo do filtro.

Novamente destacamos a importante de comprar bons filtro com boa procedência, mesmo os de proteção UV, já que interferem diretamente na qualidade da imagem capturada. É indispensável usar bons filtros de marcas reconhecidas no mercado, tais como LEE, HELIOPAN, B+W, HOYA, TIFFEN ou KENKO.

Evite filtros comprados sem procedência, assim como outros produtos para fotografia é comum encontrar filtros falsificados no mercado. Veja essa publicação sobre marca e a qualidade de filtros.

Abraços e até a próxima.
Equipe EF..

LEIA MAIS:
Filtros de densidade neutra (NDx).
Filtros estrela (Star).
Filtro polarizador circular (PL-C)

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!