Dourado-SP, o paraíso das aves de cerrado!

Quando se fala em riqueza de fauna logo se imagina um local distante das grandes cidades e tranquilo. Dourado, no interior de São Paulo esta a aproximadamente 3 horas da capital, em uma região de fácil acesso e com uma fauna extraordinariamente rica!

Dourado-SP

Dourado fica próxima de Jaú, São Carlos e Brotas, exatamente no centro do estado de São Paulo as margens da rodovia SP-215.

Em sua fronteira esta o rio Jacaré-pepira, e segundo alguns moradores, o nome da cidade se deve ao fato deste trecho do rio ter sido muito famoso pela grande quantidade de dourados pescados. Atualmente o rio não sustenta mais a fama que deu nome a cidade, mas ainda esta entre os rios mais limpos do estado.

Hoje a cidade não atraí mais pescadores como antigamente, mas sim pessoas interessadas em  ecoturismo e natureza, entre elas muitos observadores e fotógrafos de aves.

Pois é, Dourado no interior de São Paulo é uma cidade que surpreende a todos que o visitam o local, mesmo para fotógrafos de natureza e observadores de aves experientes a cidade e o seu entorno tem muito à oferecer aos apaixonados por natureza.

Já ouviu falar em caburé-acanelado, e no narcejão, e na sanã-castanha?

Em abril o fotógrafo do portal EF, Tiago D. juntamente com o veterinário e observador de natureza J. M. da Costa estiveram na cidade para ver e fotografar algumas espécies e para maximizar a observação mantendo o foco na fotografia, o guia ornitológico e estudante de biologia Cal Martins foi contratado.

Logo após chegar na pousada aguardamos o entardecer para a iniciar a primeira corujada. O primeiro objetivo era a bela e rara caburé-acanelada, uma das menores corujas do Brasil, cuja a sua ocorrência é pontual em alguns locais. Minutos após chegar ao local de avistamento o nosso guia Cal encontra o bicho pousado a menos de 1 metro de altura.

Caburé-acanelado (Aegolius harrisii) - DSC_5408

Ela estava tão baixa e tão próxima que quase não ficou dentro do quadro da foto, objetiva fixa (sem zoom) tem dessas!

Caburé-acanelado (Aegolius harrisii) - DSC_5401

Como a era inicio de noite, continuamos a corujada e fomos até um ponto para ver a coruja-do-mato, eis que pousa em galho bem próximo da nossa cabeça:

Coruja-do-mato - (Strix virgata) DSC_5456

Os objetivos continuavam sendo as aves noturnas, tínhamos duas possibilidades: murucututu-de-barriga-amarela, uma espécie de coruja ou um narcejão, uma ave noturna que habita brejos. Optamos em tentar ver o narcejão, já que a “murucututu” é uma coruja que ocorre em outros locais.  Durante o deslocamento do ponto da coruja para o brejo do narcejão, uma cena linda, uma enorme jaguatirica correu por alguns metros ao lado do carro. Cena rara!

Após algum tempo o nosso guia encontra o narcejão em meio ao capim alto. Tamanha a tranquilidade do bicho que o mesmo quase passou por cima dos pés do guia. Com a objetiva fixa eu utilizava, ficou impossível enquadrar a ave toda.

Narcejão (Gallinago undulata) - DSC_5430

Resolvemos encerrar a corujada após as fotos do narcejão, e voltamos para a nossa pousada, pois o dia seguinte seria bem longo iniciando logo cedinho, com o sol nascendo. Preparamos o equipamento, recarregamos as baterias durante a noite e na manhã seguinte as 6h estávamos rumo aos pontos para fotografar as aves diurnas.

Começamos bem, segundo o Cal, um dos cantos mais belo do cerrado é o do pula-pula-de-sobrancelhas.  E eu e o João Marcelo também achamos. Uma ave inquieta, que faz jus ao nome de pula-pula, pois não para num galho quase nunca.

Pula-pula-de-sombrancelhas (Myiothlypis leucophrys) - DSC_5511

… e canta muito!

Pula-pula-de-sombrancelhas (Myiothlypis leucophrys) - DSC_5551

Partimos para o próximo ponto, para ver o fruxu-do-cerradão. Outra ave que fica sempre na matas, passeando pelos galhos mais altos, mas nesse dia ela resolver “descer” um pouquinho facilitando a foto.

Fruxu-do-cerradão (Neopelma pallescens) - DSC_5857

Entre uma foto e outra do fruxu-do-cerradão,  conseguimos ver e fotografar o barbudo-rajado:

Barbudo-rajado - DSC_5852

Saímos da mata em direção a Boa Esperança do Sul, cidade vizinha de Dourado-SP, no caminho da estrada de terra novamente o Cal nos alerta sobre um gaviãozinho pousado no fio. A luz pouco favorável não permitiu uma excelente foto, mas só o fato de ver esse pequeno mas feroz gavião de perto foi o suficiente!

Gaviãozinho (Gampsonyx swainsonii) - DSC_5822

Paramos também para ver o show de um casal de tesourinhas-do-brejo. Ave relativamente comum aqui no sudeste em alguns meses do ano, afinal nem só de “lifer” vive um fotógrafo de natureza.

Tesourinha-do-brejo (Gubernetes yetapa) - DSC_5803

Seguimos em frente, pois tínhamos muitas aves para ver. Mais uma parada para fotografar um bando de periquitos-rei, mas não era só…

Periquito-rei (Eupsittula aurea) - DSC_5727

… logo ao lado da árvore seca o Cal chamou o papa-formiga-vermelho, e não demorou 10 segundos para ele aparecer em meio a capoeira:

Papa-formiga-vermelho (Formicivora rufa) - DSC_5756

Muitas fotos até chegar em Boa Esperança do Sul e ver um casal de graveteiros, que ano após ano fazia o seu ninho no canto do telhado da rodoviária. Este ano teve que mudar de endereço, pois o local do ninho foi “tampando”, então eles resolveram fazer o seu ninho em frente a rodoviária em um poste de energia.

Graveteiro (Phacellodomus ruber) - DSC_5707

Ainda em frente a rodoviária, um grande brejo rodeado por capim revelou outra joia da cidade, um papa-capim-de-costa-cinza.

Papa-capim-de-costas-cinzas (Sporophila ardesiaca) - DSC_5585

Era quase hora do almoço, mas antes de e retornarmos a Dourado, fizemos uma pausa em um grande brejo próximo ao rio Jacaré-pepira para ver e fotografar a andorinha-morena:

Andorinha-morena (Alopochelidon fucata) - DSC_5905

Enfim, após uma manhã longa e produtiva paramos para o almoço em um restaurante self-service excelente. Aproveitamos para descansar um pouco e espera o sol dar uma baixada para continuar a expedição fotográfica.

Seguimos sentido rio Jacaré-pepira e logo na entrada da mata ciliar fomos recebidos por um soldadinho que não deu mole… 1 clique e sumiu!

Soldadinho - DSC_5924

Já bem próximo as margens uma moradora que rotineiramente é confundida com beija-flor por muitas pessoas. Uma ariramba-de-cauda-ruiva.

Ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda) - DSC_5979

Continuamos a trilha na beira do rio e logo o Cal nos mostra um barranqueiro-de-olho-branco:

Barranqueiro-de-olho-baranco (Automolus leucophthalmus) - DSC_6035

Já em outro ponto do rio Jacaré-pepira, uma rendeira jovem. Confesso que fiquei na vontade de ter fotografado o adulto, que até apareceu mas não desceu pra ser documentado.

Rendeira imaturo - DSC_6040

Procuramos o anambé, mas não estava no local que costuma ficar. Então partimos para ver a sanã-castanha. Mas antes uma fêmea do apareceu timidamente para a foto em meio a alguns galhos.

Sobre orientação do guia, eu e o J. Marcelo ficamos sentados no chão e imóveis, aguardando a sanã-castanha. Até aí nenhum problema, exceto os pernilongos e borrachudos que pareciam ignorar o nosso repelente minutos após tomarmos um banho de “proteção”.

Alguns minutos imóveis e que aparece é o tico-tico-de-bico-amarelo forrageando o chão da matinha. Gostei de ver esse bicho por ali.

Tico-tico-de-bico-amarelo (Arremon flavirostris) - DSC_6131

Sai o tico-tico, chega a estrela do pedaço, a sanã-castanha. Logo um casa, só fotografei uma devido a minha posição e a limitação dos movimentos. Que ave linda…

Sanã-castanha (Laterallus viridis) - DSC_6101

Maravilhados com a sanã-parda seguimos novamente para o rio e lá pudemos encerrar o nosso dia observando um bandinho de cavalaria que atendeu prontamente os sons que o Cal produziu beijando a própria mão.

Cavalaria - DSC_6154

Felizes! Primeiro por que passamos uma noite e um dia todo em meio a natureza, vendo e fotografando animais incríveis.

Segundo por saber que ainda existem pequenos paraísos para a fauna e por último por ter a certeza que em breve voltaremos a Dourado-SP para ver  muitas outras espécies da lista da cidade que ultrapassa as 350 espécies de aves, com a possibilidade de fotos de mamíferos como lobo-guará, jaguatirica, saguis, lobinhos e até onça-parda, além de fotografia macro de répteis, anfíbios, borboletas e belas paisagens.

Abraços,
Equipe EF.

3 Comments:

1. Gostei muito. Grato por compartilhar as informações e fotos.

2. Tiago só fotão…show.

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!