Distância focal (mm) das objetivas e o famoso “zoom”.

Olá pessoal.

Hoje trago para os amigos e leitores do ECOFOTO um post que pode ajudar muitos fotógrafos com dúvidas sobre equipamentos, em especial sobre a distância focal das objetivas e o famoso “zoom” das câmera que não possuem lentes intercambiáveis como as compactas e superzoom.

Dedicamos esta publicação especial ao colega “Nilo Bergami” (em memória) que foi  um fotógrafo de aves com interesse em saber mais sobre “o poder das objetivas”,  e certa vez solicitou a nós do EF  algumas sugestões de câmeras compactas com objetivas poderosas para fotos da avifauna. Aproveitando a deixa, esticamos um pouquinho o assunto, confira:

O formato.

Primeiro precisamos entender como é feito a mediação do poder de uma objetiva em aproximar ou afastar a imagem, mas não vamos entrar em questões físicas e sim simplificar a explicação para que todos os leitores do portal ECOFOTO possam entender.

A grande maioria das câmeras fotográficas atuais, sejam as digitais ou as que utilizam filme, tem sua área de imagem baseada nas películas de 35mm (filme comum). Existem outras películas mas vamos nos ater ao formato mais popular que é o chamado 35mm ou simplesmente “full frame” em referência ao quadro cheio 35mm (35mn x 24mm aprox.).

Dentro do formato 35mm, o olho humano equivale a uma distância focal de aproximadamente 50mm – na verdade seria 43mm, que é diagonal da película, porém a objetiva mais próxima e comum é a 50mm – sendo assim fica fácil entender quando uma lente vai aproximar ou afastar um assunto qualquer.  Essa é uma forma leviana de explicar a relação da distância focal, expressada em “mm” (milímetros) nas objetivas.

Sempre que a distância focal estiver abaixo dos 50mm, estamos abrindo o ângulo de visão e compondo nossa cena com mais informações. Exemplo: paisagens!

Quando utilizamos uma distância focal acima dos 50mm, estamos fechando o ângulo de visão, ou seja, fazendo o enquadramento em uma pequena área da cena. Exemplo: fotografia de detalhes.

Distância focal ou zoom.

A grande confusão começa com a palavra zoom que é utilizado na maioria das câmeras compactas ou superzoom para descrever o poder da sua objetiva.

O zoom é expressado em vezes “X”, já a distância focal é expressada em “mm (milímetros), então os fabricantes passaram a utilizar o zoom em “X” para demonstrar a capacidade de variação da objetiva em vezes.

Na verdade o zoom em “X” (vezes) é um parâmetro que informa a variação relativa e não o poder real de aproximação de uma objetiva ou câmera.

Nos manuais de todas as câmeras compactas (com lente fixa) vem especificado o quanto equivale a distância focal da objetiva no formato 35mm.

Exemplos:
zoom de 4x = equivalente em 35mm à 35-140mm, divida 140 por 35 = 4 vezes
zoom de 4x = equivalente em 35mm à 25-100mm, divida 100 por 25 = 4 vezes
zoom de 10x = equivalente em 35mm à 28-280mm, divida  280 por 28 = 10 vezes
zoom de 10x = equivalente em 35mm à 10-100mm, divida 100 por 10 = 10 vezes
zoom de 20x = equivalente em 35mm à 25-500mm, divida 500 por 25 = 20 vezes
zoom de 20x = equivalente em 35mm à 50-1000mm, divida 1000 por 50 = 20 vezes

Independe do ZOOM os exemplos acima possuem valores diferentes na distância focal expressa em milímetros (mm), mas muitas vezes o zoom é mesmo. Isso acontece por que  o zoom é só a divisão do máximo pelo mínimo  da distância focal (mm) da objetiva. É apenas a sua capacidade de variação e não se refere a capacidade real de aproximação da objetiva.

Como ficou claro nos exemplos acima, os 4x de zoom corresponde a variação da lente que é de 4x (quatro vezes) entre a maior e menor distância focal, ou seja, basta dividir a maior distância focal pela menor e terá o zoom em “X” da sua objetiva.

Todo mundo um dia já ouviu aquele papo de vendedor que diz: “- Essa câmera é boa, o zoom amplia até 6X a imagem!”

A utilização do termo zoom é muito comum  nas câmeras compactas, suprezoons e afins de objetiva fixa. Já nas SLR, SLT e DSLR que possuem objetivas intercambiáveis é utilizada a classificação real dada pela distância focal, ou seja, a informação vem marcada em milímetros. Exemplos de algumas objetivas para câmeras DSLR:

  • objetiva 17-50mm = 2,9x de zoom aprox.
  • objetiva 18-200mm = 11,8x de zoom aprox.
  • objetiva 70-300mm =  4,2x de zoom aprox.
  • objetiva 50-500mm  = 10x de zoom.
  • objetiva 300mm = 1x de zoom.
  • objetiva 600mm = 1x de zoom.

Agora ficou claro?
O que vale mesmo é a distância focal expressa em “mm” que está no manual de todas as câmeras compactas e de lente fixa. Consulte o seu manual.

Superzoom e Compactas para fotos de natureza.

O colega “Nilo Bergami” (em memória) em  seu e-mail que nos enviou, citou já ter certa idade e por isso preferia equipamentos leves com objetiva fixa poderosa. Segundo Bergami o seu foco é natureza, em especial aves. Então fica fácil de imaginar que quanto maior a distância focal em mm melhor será o aproveitamento, pois a câmera terá uma objetiva com maior poder de aproximação!

As objetivas podem ter zoom (variação na distância focal) ou serem fixas, sem variação na distância focal.

Para as câmeras SLR, STL e DSLR recomendo objetivas com no mínimo 300mm, porém o ideal é começar com 400mm ou mais!

As câmeras compactas com uma objetiva poderosa são chamadas de superzoom ou prosummer. Essas câmeras  tem objetivas quem possuem uma grande variação na distância focal, podendo ultrapassar facilmente os 500mm*:

  • Canon PowerShot SX30 IS com 24-840mm (35x)
  • Canon PowerShot SX50 HS com 24-1.200mm (50x) ► Clique aqui e veja um review!
  • Canon PowerShot SX60 HS com 21-1.365mm (60x)
  • Fuji Finepix SL100 com 24-1.200mm (50x)
  • Nikon Coolpix L120 com 25-525mm (21x)
  • Nikon Coolpix P520 com 24-1.000mm (42x)
  • Nikon Coolpix P900 com 24.2.000mm (83x)
  • Panasonic Lumix FZ40 com 25-600mm (24x)
  • Panasonic Lumix FZ100 com 25-600mm (24x)
  • Sony CyberShot HX1 com 28-560mm (20x)
  • Sony CyberShot HX100V com 27-810mm (30x)

Ou então as super compactas* com zoom poderoso:

  • Canon PowerShot SX130IS com 28-336mm (12x)
  • Nikon Coolpix S9100 com 25-450mm (18x)
  • Panasonic Lumix TZ8 com 25-300mm (12x)
  • Sony CyberShot HX9V com 24-384mm (16x)

Alguns modelos possuem sapata para flash inteligente, outras são capazes de gravar arquivos em formato RAW (crú). Alguns modelos possuem um corpo mais ergonômico, outras são muito mais fininhas e portáteis. As câmeras compactas e superzoom evoluem rapidamente, é muito provável que estes modelos não estejam mais no mercado atualmente, tendo sido substituídos por modelos mais atuais, equipados com novos recursos e objetivas mais poderosas.

Existe no mercado dezenas de modelos de câmeras digitais com objetivas bem poderosas, faça uma pesquisa no site dos fabricantes Canon, Fuji, Nikon, Panasonic, Olympus e Sony e escolha a melhor opção para a sua necessidade.

Com essas dicas ficou bem fácil escolher a marca e o modelo da sua câmera para fotografar fauna, paisagem, flora ou levar em viagens, seja escolhendo câmeras que trocam as objetivas ou as chamadas de DSLR ou  então câmeras digitais compactas de objetiva fixa, chamadas de superzoom.

Abraços e até a próxima.
Equipe EF.

226 Comments:

  1. O que eu quero saber é o zoom em relação ao olho humano. No artigo você falou que seria 43mm aproximadamente, quantos mm seriam necessários para fazer a lua inteira caber em 9mp numa cropada, por exemplo? É óbvio que esse zoom em relação aos mm mínimos da lente é fácil de entender, o que eu quero saber é se a lente vai pegar aquele passarinho no alto da árvore ou não. Mas só de você ter me falado que 43mm é equivalente ao olhar humano já me permite estimar muitas coisas.

    • Deyvson, para chegar a essa conta é necessário fazer um calculo complexo levando em conta o diâmetro da Lua, a distância da Lua em relação ao observador e outras características. Contudo, “podemos estimar” que, com uma objetiva de distância focal entre 1.500 e 2000mm em uma câmera cropada APSC, seja possível preencher o quadro todo com a LUA. Contudo, tal objetiva ainda não existe. Abraços, equipe EF.

  2. A questão do verdadeiro zoom na minha opinião o que devia ser levado em conta sobre o real aproximação que a camera tem não seria o numero de zoom nem o numero de ampliação porque ampliação o zoom digital faz com exagero mas sem qualidade, o que tem que ser levado em conta seria capacidade de ver detalhes , isso seria os mesmo detalhes que voce conseguisse ver sem a camera e com ela usando o menor distancia focal , exemplo eu fiz um teste com uma camera com zoom optico motorizado ela tem menor distancia focal 2,35mm e maximo focal de 90mm , eu observei detalhes em uma arvore a 100metros, em seguida apontei a camera e os mesmos detalhes não era possivel ver , eu fui aumentando a zoom ate 5x da camera , multiplique pela menor distancia focal da camera e encontrei 11,75mm esse valor seria a menor distancia focal necessaria para representar o que se via a 100 metros uma vez o olhu nu apartir desse momento e so a matematica , como a distancia focal ,maxima da tal camera e de 90mm dividi então 90mm pela menor distancia focal que equivaleria naquela camera para representar o que se via olhando diretamente ,90mm dividido por 11,75mm =7,6 vezes era a capacidade optica de aproximação sem deteriorar a imagem
    isso significa que e so dividir a distancia qual for por 7,6 tera a aproximação que conseguira com a camera ,no meu caso um objeto qualquer a 500 metros seria vistos todos seus detalhes como se estivesse 65metros, isso se não levar em conta a trepidação e ondas de calor que pode afetar a qualidade de imagem.

  3. Marcelo Gomes Santana

    Olá. Bom dia.
    Excelente texto. Esclareceu um monte de coisas.
    Pelo que entendi, existem dois significados para zoom:
    1° para os leigos, como eu, e como é feito entender para essas câmeras compactas que não trocam lentes, e as câmeras de celular, que zoom significa a quantidade de ampliação uma imagem pode ter. Por exemplo, 20x significa uma ampliação de 20 vezes o tamanho original dá imagem dá câmera sem ter dado o zoom;
    2° para conhecedores de câmeras e lentes, e conforme entendimento das DSLR, em que zoom não tem nada a ver com a ampliação final dá imagem. Neste caso, o melhor sinônimo para ampliação dá imagem seria o número dá distância focal. Por exemplo, uma lente EF-S 50-250mm IS STM e outra 75-300mm IS STM, seria mais confiável avaliar os números 250 e 300 edas duas lentes e perceber que a 300mm terá uma ampliação maior dá imagem, porque a sua DF é 300mm que é maior que 200mm.

    Se isso estiver correto, uma sugestão minha é colocar essas duas definições no texto pra desconfundir mentes que, assim como a minha, ainda estão presas ao significado dado pelas câmeras de celular e afins.

    A dúvida que resta é, como calcular a ampliação aproximada das lentes dessas câmeras DSLR, a partir da sua distância focal?

    Obrigado.

    • Bom dia Sr. Marcelo.

      Na verdade não é possível fazer a afirmação que o ZOOM em celulares amplia as imagens dobrando de tamanho “tantas vezes”. Zoom é uma medida fictícia, pode ampliar dobrando o tamanho de um objeto como na sua sugestão, ou não, depende de cada caso, pois não se trata de uma unidade de medição absoluta e sim variável. Quando falamos de zoom digital, aí as coisas complicam um pouco mais, pois nesse caso não existiu nenhum tipo de aproximação do assunto.

      Já na questão da distância focal não existe ampliação, exceto em objetivas MACRO. O que ocorre é uma aproximação do assunto. São conceitos difíceis de compreender.

      Abraços, equipe EF.

      • Marcelo Gomes Santana

        Aproximação do assunto, e ampliação do objeto, embora sejam conceitos diferentes, têm as mesmas consequências no que tange o aumento dá ocupação do campo de visão do observador (fisicamente falando).
        Pensando dessa forma, seria sim, possível calcular uma fórmula para correlacionar a DF dá lente com o tamanho dá imagem projetada no olho do observador, dando-lhe uma ideia de aproximação, ampliação ou de zoom, em comparação com o tamanho do objeto enxergado a olho nu.

  4. boas. tenho uma camara olympus e 420. ja tem alguns anos ,queria a vossa ajuda como obtenho mais zoom optico? que lente devo comprar para tirar fotos ao longe dos objectos . obrigada

    • Bom dia JORGE.

      Você possui uma boa câmera com objetiva intercambiável, que permite o uso de objetivas Micro 4/3 da marca Olympus e também da Panasonic, o que lhe abre um leque enorme de possibilidades, contundo, no Brasil acaba sendo um pouco mais complicado de encontrar objetivas para esse sistema (micro 4/3).

      Você deve escolher uma TELEOBJETIVA da lista: http://www.four-thirds.org/en/microft/telephoto.html#i_075-300mm_f048-067_olympus , onde a distância focal seja 300mm ou mais, por exemplo: Olympus 75-300mm F4.8-6.7 ou então a Panasonic 100-300mm F4.0-5.6. Veja a lista no link acima e depois pesquise os preços.

      Abraços, equipe EF.

  5. OLÁ BOA NOITE. ENTENDI BEM A QUESTÃO DO ZOOM. MAS GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA CALCULAR O VALOR DA APROXIMAÇÃO.
    POR EXEMPLO: UM LENTE NIKKOR DE 800mm F5.6.
    DIVIDO 800mm POR 50mm (DISTÂNCIA FOCAL DO OLHO HUMANO) ?
    ENTÃO ELA APROXIMARIA 16 VEZES. ISSO ESTÁ CORRETO ? OBRIGADO.

    • Bom dia Dione Maciel.
      Podemos considerar que é essa é maneira mais simples de obter uma maneira de calcular a aproximação, se levado em conta o sistema 35mm FX. Outros sistemas, tem diferentes valores como relação para o olho humano.
      Estamos a disposição.
      Equipe EF.

  6. Olá preciso de uma dica para uma camera pra realizar inspeçoes com drones. A camera teria q focar com nitidez uma etiqueta de 5×5 cm aprocimadamente a uma distância de 10m. Alguem poderia me ajudar ?

  7. Vou tentar dar alguma contribuição ao artigo, na parte onde está escrito: Nos manuais de todas as câmeras compactas (com lente fixa) vem especificando o quanto equivale a distância focal da objetiva no formato 35 mm……

    Na verdade os valores são dados em função do ângulo de visão como abaixo:

    Do Site da Nikon, sobre a coolpix P 520:

    4,3 mm a 180,0 mm (ângulo de visão equivalente ao da lente de 24 mm a 1000 mm, no formato 35 mm [135])

    Ou seja, a lente é 180 mm e portanto o alcance é de uma lente 180 mm, acredito que o que esteja ocorrendo no texto, é aquela velha confusão sobre câmeras cropadas terem um “ganho” na distância focal em função do fator de corte! Gostaria que fosse assim, mas não é!!

    Esperto ter contribuído!

    Att.

    • Boa noite Wagner.

      Suas colocações são importantes e ajudam a complementar essa publicação.

      Aproveitamos para destacar que o CROP e sua relação com distância focal se aprofunda muito além deste conteúdo, inclusive quando levamos em conta a DF e suas distorções geradas, como por exemplo uma objetiva 35mm em uma câmera com CROP de 1,5x vai se tornar quase uma 50mm em termos de angulo de visão, mas sua distância focal continuará sempre sendo 35mm, inclusive as distorções geradas por essa DF.

      O que é importante salientar sobre a distância focal, é ela é sempre nominal, e o que realmente muda para gerar um angulo de visão diferente é o tamanho do sensor.

      Abraços.
      Equipe EF.

  8. Marcio Cesar Souza Calazans

    Olá, Boa noite.
    Li o artigo http://www.ecofoto.com.br/distancia-focal-vrs-zoom/, achei muito interessante e agradeço, eu estou prestes à comprar uma câmera, e estou com uma dúvida ainda mesmo após ler o artigo aqui postado. Estou na dúvida entre uma Canon SX 60 HS e uma Canon Rebel T5 Premium com lentes EF-S 18-55III / EF-S 55-250 IS II, quero pedir ajuda de vocês para que me esclareçam as seguintes dúvidas:
    *Qual a diferença de zoom da lente EF-S 55-250 IS II em comparação ao Zoom de 65x da SX60 HS, numa diferença razoável qual lente aproximaria e em relação angular (penso ao dar o zoom o campo de visão) da fotografia são diferentes?

    Desculpem se eu não soube me expressar quanto à minha dúvida.
    Um abraço à todos.

    • Boa tarde Marcio.

      A primeira coisa que notamos é que não ficou claro a nossa explicação, pois a sua pergunta se referente justamente ao “ZOOM”.

      Zoom não é nada! Devemos esquecer essa palavra dentro da fotografia pois ela não é uma medida REAL para os valores de aproximação do assunto ou abertura do ângulo do visão. Devemos sempre levar em conta a DISTÂNCIA FOCAL, sendo assim a objetiva 55-250mm possui distância de 55mm até 250mm enquanto que a SX60 HS possui DF de 24-1200 ou seja, ela tem quase cinco vezes mais poder de aproximação se comparada com os 250mm da lente em questão.

      O que vale destacar aqui é que, embora a DF seja menor na câmera DSLR, a qualidade de imagem é bem superior o que permite “crops” (cortes no tratamento) para aproximar a imagem. Outro ponto importante a ser destacado é que as câmeras DSLR são bem mais rápidas e precisas do que as superzoom como a SX60.

      Então ao comparar equipamentos, deve-se levar em conta um conjunto de fatores, sendo o mais importante dele qual é o seu objetivo com a fotografia.

      Abraços, equipe EF.

      • Marcio Cesar Souza Calazans

        Olá, Bom dia.
        Agradeço à atenção da Equipe. Fiquei satisfeito com a resposta, dessa forma optarei por uma DSLR (Canon T5).
        Sem mais novamente grato.

        Um abraço à Equipe EF.

        • Obrigado novamente pela visita.

          Aproveitamos para fazer uma recomendação: ao invés de investir em uma objetiva EF-S 55-250mm IS, procure investir no modelo EF 75-300mm IS. Pode parecer pouco mas esses 50mm a mais na distância focal pode fazer diferença.

          Abraços, equipe EF.

          • Marcio Cesar Souza Calazans

            Olá de novo.
            Gostei da sugestão da lente EF 75-300mm IS, mas me esclareçam mais uma dúvida, por favor:
            Como mencionei pretendo comprar a Canon T5 (que é Cropada), essa lente EF 75-300mm IS é para câmera Full Frame pelo que pesquisei, terei alguma diferença nas capturas em relação à uma lente EFS?

            Grato por mais essa.
            Abraços.

            • Olá Marcio.

              Que bom que tem pesquisado, isso ajuda muito a entender a fotografia.

              Na verdade a EF 75-300mm mesmo sendo para sistema full-frame funciona 100% na sua câmera T5 que é cropada. Porém, objetivas EF-S (cropadas) não funcionam nas câmeras full.

              Lembrando que na Canon:

              EF = objetivas para câmeras full-frame e APS (cropadas).
              EF-S = objetivas para câmeras cropadas (não funciona nas full).

              Abraços e até a próxima.
              Equipe EF.

  9. Uma lente com 4x de zoom pode aproximar muito mais que uma com 7,5x de zoom ?

    • Boa tarde RODOLFO.

      Respondendo sua pergunta, pode sim! Mais isso depende. Se você estiver se referindo a uma objetiva de câmera DSLR por exemplo posso citar o seguinte exemplo:

      – Sigma AF 150-600mm OS HSM Sport, note que essa objetiva tem uma distância focal de 150-600mm ou seja 600/150 = 4x de zoom (variação entre máximo e minimo).
      – Canon EF-S 18-135mm IS, note que a distância focal é 18-135mm ou seja 135/18 = 7,5x de zoom (variação entre o máximo e o minimo).

      600mm aproxima quase 5 vezes mais do que 135mm! Embora o zoom na 150-600 seja menor, apenas 4x (variação) ela tem distância focal bem maior.

      Abraços, equipe EF.

      • Prezados, boa tarde. Desculpem a minha falta de entendimento no assunto. Por favor, me tirem essa dúvida: Acima foi entendido que a de 600mm é quase 5x mais que a 135mm, mas isso significa dizer que a câmera com 600mm terá uma aproximação maior e de melhor qualidade que a de 135mm? Sendo que a de 135mm tem uma variação maior entre o máximo e mínimo.

        • Olá Gustavo, isso mesmo.

          Uma objetiva 600mm vai aproximar muito mais do que uma 135mm. Zoom é só a variação e não capacidade de aproximação.

          Já a qualidade depende muito. Existem objetivas fixas 135mm que entregam excelente qualidade para aquilo que foram “projetadas” para fazer. Agora, se imaginarmos uma situação, de uma ave a 30 metros de distância por exemplo, aí a 600mm vai provavelmente entregar uma qualidade de imagem superior devido a maior capacidade aproximação.

          Abraços e até a próxima.
          Equipe EF.

  10. Gostei do artigo, mais fiquei com uma duvida em relação a distancia focal e o angulo de visão.

    Exemplo:
    Distância focal: f=4,3-357mm (Angulo de visão de 24mm a 2000mm)

    Distnacia focal: f=4,4-277mm (Como calculo o angulo de visão?)

    Obrigado.

    • Boa tarde Afonso.

      Na verdade essa relação que você citou não é o relacionada ao ANGULO DE VISÃO, já que angulo é descrito em graus e não em “mm”.

      Algumas câmeras trazem no manual a descrição da seguinte forma: DF: f=4,3-357mm, equivalente ao angulo de visão de uma objetiva 24-2000mm em formato 35mm. Isso não quer dizer que o ângulo seja 24-2000mm mas sim que o angulo de visão gerado com uma câmera compacta ou superzoom com objetiva 4,3-357mm é o mesmo angulo de visão gerado por uma câmera quadro cheio (35mm) com uma objetiva 24-2000mm.

      O ângulo de visão pode mudar conforme o tamanho do sensor ou película de filme de cada câmera. Uma objetiva 20mm tem um angulo muito maior (aberto) em uma câmera FX (35mm) se comparado a uma câmera compacta por exemplo.

      Abraços, equipe EF.

      • ELCIO CESAR NUNES MACHADO

        OLA, DESCULPEM MAIS NÃO SABIA POR ONDE COMEÇAR A FAZER A MINHA PERGUNTA, E ACABEI ACESSANDO DESSA FORMA.. ESPERO CONSEGUIR UMA RESPOSTA PORAQUI… RSRSRS…. SOU INIANTE EM FOTOGRAFIA , COMPREI UM CANON EOS60D VEM COM LENTE 18/135 E COMPREI UMA 50 MM, MAIS GOSTARIA DE TIRAR FOTOS DE ANIMAIS A LONGA DISTANCIA, NO MEU VER A UNS 30 A 50 METROS, E AO APROXIMAR A FOTO OU DAR ZOOM VER UMA IMAGEM NITIDA E PERFEITA,, COMO SE TIVESSE TIRADO BEM DE PERTO… ME PERDOEM A FALTA DE CONHECIMENTO… PARA ISSO QUERIA UM OPNIÁO SE ISSO É POSSIVEL , E QUAL LENTE SERIA IDEAL… 70/200 F4 IS , 70/200 F2.8 IS , 55/300 OU 70/300 OU UMA OUTRA OPÇAO DE VOCES , DENTRO DOS PREÇOS DESSAS LENTES…… OBRIGADO…

        • Olá ELCIO. Obrigado pelo contato.

          Realmente esse tópico não tratamos de “TIPOS DE EQUIPAMENTOS”, apenas falamos sobre a diferença entre ZOOM e DISTÂNCIA FOCAL, o que da para ser usado como base para analisar as suas necessidades.

          Na sua mensagem citou alguns tipos de objetivas para fotografia fotografia de natureza usando uma câmera DSLR, que pode trocar as objetivas.

          Quase sempre, se tratando de natureza, o assunto esta longe, então quanto mais “mm” melhor, pois irá aproximar mais o seu assunto que pode ser uma ave, um mamífero ou algo semelhante. Dessa maneira, as objetivas para fotografia de natureza (fauna) devem ter mais do que 300mm, uma boa opção entre os modelos da própria Canon é a objetiva EF 100-400mm L IS ou então uma Sigma AF 150-600mm OS HSM “C” para Canon.

          Abraços e até a próxima.
          Equipe EF.

      • Obrigado pelo retorno.
        Mais uma duvida, se na lente tem somente a informação da distância focal desta forma:
        Distância focal da lente: 4,4 mm a 277 mm, como descubro o equivalente em 35mm?

        Esta no manual das duas câmera as seguintes informações.

        Nikon P900 Manual
        Distância focal da lente: 4,3 mm a 357 mm (ângulo de visão equivalente à lente de 24 mm a 2000 mm em formato de 35 mm [135])

        Sony H400 Manual
        Distância focal da lente: 4,4 mm a 277 mm

        E quando for comprar uma lente que diz 70~300 mm isso já está no formato de 35 mm ou é somente a distancia focal?

        • Olá Afonso. Obrigado por retornar.

          Bom, a informação você já tem! No caso da Nikon é a informação do manual que você já encontrou: 24-2000mm equivalente à 35mm!

          Já a Sony H400 também deve ter essas informação de equivalência ao formato 35mm no manual de instruções, os 4,4mm a 227mm é a distância focal (variação) real que ela tem se levado em conta o tamanho do sensor pequeno (bem pequeno) das superzoom. A equivalência vai existir também como no caso da P900.

          Já a objetiva 70-300mm é referente ao formato 35mm, ou seja, já é a distância focal “real”, isso significa dizer que a P900 com 2.000mm aproxima muito mais que os 300mm da objetiva.

          O que muda nas DSLR que usam objetivas intercambiáveis é o tamanho do sensor que é muito maior, por isso é inviável fazer grandes distâncias focais devido ao tamanho da objetiva que seria monstruosa. Por outro lado por ter um sensor bem maior, a qualidade de imagem é muito maior também, permitindo cortes (crop) de aproximação.

          Abraços
          Equipe EF.

          • Muito obrigado pelo retorno.
            Tirou as minhas duvidas sobre distancia forcal.

            Agora se for para comprar uma lente para um DSLR, qual seria a que mais se aproxima da p900 ou que seja superior?

            Pois encontrei essa lente da Canon EF 800mm f/5.6L que parece ser um mostro, mais diz que a distancia focal dela é de 800mm em 35mm, então ela não aproxima igual a p900? Sendo que ela custa muitos obamas…

            Fiquei com essa duvida em relação as lentes das DSLR.

            • Bom dia AFONSO. Obrigado por participar mais uma vez do portal EF, suas colocações e perguntas certamente tem ajudado diversos outros visitantes e fotógrafos.

              Você tem razão! Nenhuma objetiva para câmera DSLR ou SLT ou MIRROLESS tem a distância focal da P900 (2.000mm) o máximo que se encontra são as objetivas 800mm e custam algumas dezenas de milhares de dólares. São objetivas extremamente caras, grandes, pesadas e desejadas pelos fotógrafos que buscam qualidade extrema.

              A maioria das fotos que você vê aqui no ECOFOTO foi utilizando uma objetiva 300mm + TC que a torna uma 420mm. Mesmo sendo pouco em relação aos 2.000mm da P900 a qualidade óptica da objetiva associado a qualidade do sensor de imagem das câmeras DSLR possibilitam fotos com extrema qualidade final, mesmo aproximando menos. Veja um exemplo:

              Gavião-Preto no Pantanal (dslr + objetiva 300mm + TC1,4x = 420mm)
              Outro ponto importante na fotografia de natureza é conhecer técnicas e maneiras de se aproximar a uma distância adequada do seu “assunto”.

              Uma objetiva Sigma 150-600mm em uma câmera Canon 70D ou Nikon D7100 por exemplo, pode render fotos espetaculares se o fotógrafo tiver um bom conhecimento técnico e domínio do equipamento.

              Abraços, equipe EF.

  11. tenho uma nikok D5100 e comprei uma AF 70-300mm f/4-5.6g, como fotografar um rosto ou pessoa inteira a uma distância de 4 à 5 metros com boa qualidade…como devo proceder usando esse material.

    • Bom dia Paulo Benedicto.

      Esse tipo de pergunta não se enquadra no assunto principal do tópico, porém, recomendamos um bom curso de fotografia para que entenda os conceitos básicos da fotografia.

      Abraços, equipe EF.

  12. Bom dia,

    Porque é que já não se fala das Pentax? Só se fala nas Canon e nas Nikon. A Pentax não era a melhor marca de máquinas fotográficas? Perderam essa qualidade?

    Que objectiva para fotografar paisagens, de modo a fazer com que não pareçam distantes e sem profundidade? 50-200mm é suficiente, ou é melhor 70-300mm? Não quero fotografar um mosquito ao pormenor a 2km, quero uma paisagem alargarda, mas
    dando sensação de profundidade e não de papel chapado.

    Quais os componentes a ter em conta em cada componente máquina+objectiva) para o que preciso, além de MP e ISO? O ISO também convém ser mais elevado?

    Estava a pensar numa Pentax k-50 com uma objectiva Tamron AF 70-300 mm F/4-5.6 Di LD MACRO 1:2 Será suficiente para o que eu quero? Será a Tamron uma marca com alguma qualidade?

    Peço desculpa pelo monte de perguntas, e agradeço desde já.

    • Bom dia DML.

      Realmente são muitas questões a serem respondidas e vamos tentar “resumir” ao máximo para responder.

      Realmente fala-se pouco de Pentax, isso se deve ao mercado menor em relação a Canon, Nikon e Sony. Pentax é uma boa câmera, tem boas objetivas, teve importante participação no mercado fotográfico assim como Minolta e tantas outras câmeras. Hoje temos um “mix” de objetivas um pouco mais restrito para Pentax, por isso a marca acaba ficando um pouco esquecida, especialmente no Brasil. No exterior é um pouco mais simples encontrar objetivas e acessórios.

      Sobre fotografia “aberta” de paisagem é necessário uma objetiva super-angular, com isso a fotografia vai se achatar devido as características de engenharia óptica da própria objetiva. Não existe objetiva “aberta” que dê profundidade na cena! Sempre vai “achatar”. Com uma 55-200mm ou 70-300mm você não terá uma objetiva “aberta” (angular) para paisagens, será uma objetiva normal à telefoto.

      Megapixel e ISO são características que não vão influenciar na profundidade de campo, apenas nas questões técnicas da captura. Talvez um bom curso de fotografia ajude a sanar muitas dúvidas pertinentes a esta postagem.

      Abraços, equipe EF.

  13. Boa noite!
    Faz mais ou menos 6 meses que comecei fotografar.
    Tenho uma Canon T5i com lente 18-135mm f3.5 E UMA 50mm f1.8. Sensor cropado.
    Tenho fotografado crianças de uma escola em um teatro, em apresentaçoes de ballet, colação de grau.
    Eu amo o desfoque da 50MM, além de ser clara (na maioria das vezes, não tenho boa condição de luz e nem sempre posso usar flash) mas não é nada versátil, a 18-135mm tem zoom então consigo melhores resultados na composição da imagem (no caso do ballet, não posso andar pelo teatro), mas é uma lente escura f3.5MM. Se elevo o ISO o ruído é horroroso.
    Que lente seria recomendável para esse tipo de evento?

    • Bom dia Silvia.

      A melhor opção é buscar algo dentro de suas necessidades. Você já identificou 2 situações: 50mm 1.8 lhe rende ótimas fotos e a 18-135mm é F3.5-5.6 o que a torna escura (…)

      Talvez uma teleobjetiva Canon que seja bem clara como por exemplo uma 70-200mm F2.8.

      Abraços, equipe EF.

  14. ELIAS JOSE LIRA CRUZ

    Bom dia senhores

    Estou necessitando de fotografar pontos da paisagem de grande distancia. tenho uma maquina Nikon D5100 DX SWM VR, gostaria de uma orientação, que lente devo usar para tirar as fotos ? outra informação, as distancias variam entre 2 a 3 km. Fico grato pela informação.

    • Bom dia ELIAS.

      Esse tipo de pergunta é complicado de ser respondido pois existem diversas variáveis. Fotografar uma paisagem a 2 ou 3KM pode não ser a melhor opção por diversas questões fisicas: curvatura da Terra, efeitos provocado pela condensação do ar, distorções criadas pelo calor e etc. Certamente uma paisagem fotografada a essa distância não terá um “bom resultado”. Para paisagens utilizamos objetivas angulares e não tele.

      Dessa maneira, sugerimos que faça um bom curso de fotografia.

      Grato, equipe EF.

  15. Olá,tenho uma Sony A 37 e preciso de uma lente para fotografias de crianças,festas e bebê.Qual você indica?eSTOU EM DUVIDA ENTRE A 55-200 OU A 18-135?oU SERIA MELHOR EU TER AS DUAS?

    • Olá ANA.

      Esse é o tipo de pergunta complicada de responder, pois depende de inúmeros outros fatores além do “tipo de foto” que pretende fazer.

      Eu recomendo a você duas objetivas:

      – Sigma AF 18-35mm F1.8 ART p/ Sony
      – Sony AF 50mm F1.8

      Abraços, equipe EF.

  16. Bom dia, estou atrás de uma lente pra fotografar e filmar surf… qual seria melhor, uma 18-105 ou uma 55-200

    • Boa tarde Frederico.

      Essa pergunta depende de alguns fatores:
      – qual a distância entre o ponto na praia e o surfista no mar?
      – quer fazer planos mais abertos ou closeups?

      Talvez a melhor opção seja uma objetiva Sigma AF 50-500mm EX DG HSM pela versatilidade do zoom entre 50mm e 500mm.

      Acredito que a 18-55mm ou 55-200mm seja “curtas” demais e o surfista pode ficar muito distante. Talvez uma Nikon AF-S 70-300mm G ED VR seja melhor…

      Mas como citamos, depende! Sugerimos a 70-300mm VR por ser uma objetiva um pouco melhor, mais rápida com o seu foco.

      Abraços, equipe EF.

  17. Quando comprei uma Nikon D5100, achei que seria mais fácil tirar fotos em viagem, cheguei lá(Europa), me deparei com prédios gigantes, que não cabiam no foco da maquina, minha lente e a 18-55 gostaria de saber qual seria a lente necessária para ampliar o foco da maquina e resolver este problema.

    Gostaria de saber qual lente devo utilizar na Nikon D5100 para ampliar o foco para pegar prédios grandes na foto. Utilizo a lente básica 18-55 e tenho dúvida sobre qual comprar.

    • Boa tarde Rubens.

      Essa pergunta é relativa, mas a grosso modo, quanto menor for a distância focal (milímetros da objetiva), maior a área que ela captura. No seu caso, talvez uma objetiva Sigma AF 10-20mm HSM ou Nikon AF-S 10-24mm DX sejam ideais para fotos de arquitetura, pois abrem bastante o ângulo de visão. Pode parecer pouca diferença de 18mm (da sua 18-55mm) para 10mm mas se tratando de “wide” é muito!

      Abraços equipe EF.

  18. JOSÉ ROBERTO C OLIVEIRA

    Excelente artigo, e vejo a atenção quanto às dúvidas dos interessados, a minha pergunta é no caso de uma lente Nikon 18-105 mm, ela vai oferecer um zoom tão bom quanto uma 70-300 mm ? Agradeço desde já !

    • Bom dia José.

      O zoom “tão bom” é relativo. As objetivas são diferentes em suas distâncias focais, então não tem “zoom parecidos”, uma vez que uma objetiva é 18-105mm e a outra começa em 70mm e vai até 300mm (300mm é praticamente três vezes mais do que 105mm).

      Abraços, equipe EF.

  19. Olá, desde já os parabéns pelo conteúdo do vosso portal,
    estou com umas duvidas, gostaria algum esclarecimento, tenho uma Nikon 5300, gostaria de comprar uma lente para fotografar a natureza, animais etc ou seja a longa distancia, estou a pensar em comprar a 70-300mm visto que também não e muito cara em relação preço qualidade, entretanto vi a nikon COOLPIX P900 que achei que tem um zoom excelente, mas a minha duvida e que destas duas opções qual seria a melhor. obrigado.

    • Bom dia Sérgio.

      A Coolpixel P900 é muito tentadora com sua poderosa objetiva com 2.000mm, porem continua com um sensor limitado por ser uma câmera compacta, o que pode ser um fator limitante em fotografias com pouca iluminação e em cenas rápidas.

      Já a Nikon AF-S 70-300mm VR é uma ótima objetiva que trabalha com câmeras DSLR que possuem um bom sensor de imagem (APS-C ou 35mm/FX), embora os 300mm aproxime bem menos que os 2.000mm da P900 acaba sendo uma boa opção pela qualidade de imagem final.

      Abraços, equipe EF.

  20. Viva, Quero comprar uma máquina para fotografar os jogos de futebol do meu filho. Como estou na bancada a ver 20/40metros de distância, qual o zoom indicado para poder tirar boas fotos?

    Obrigado

    • Bom dia Fernando Jesus. Não existe uma relação direta em metros com a distância focal da objetiva. Procure uma objetiva ou câmera com grande variação de ZOOM para otimizar o uso do equipamento.

      Atenciosamente, equipe EF.

  21. olá, boa tarde!
    muito explicativa sua matéria. Assim como o amigo que lançou a pergunta a quem é dedicado o post, pretendo fotografar a natureza, tanto em paisagens amplas quanto mais próximas. Minha câmera é samsung nx10, e gostaria de saber quais são recomendadas. o Site da fabricante oferece a 18-200 , 50-200 e ultra grande angular.
    muito obrigada!

    • Boa tarde Cynthia.

      Existem diversas opções de objetivas, mas no seu caso para paisagens amplas o modelo 12-24mm (ultra angular) e uma teleobjetiva que no caso da linha Samsung NX será a 55-200mm a maior delas, o que pode ser pouco ainda se o objetivo for fotografia de fauna.

      Abraços, equipe EF.

  22. Olá amigo! gostei muito do seu artigo, pude compreender melhor, espero que ainda possa me responder, visto que estamos ja em 2015! Pois bem, eu gosto muito de aviões e quero começar a ser um spotter, a principio pensei numa DSLR com uns 300mm de lente, mas ai conheci essa superzoom. Veja bem, aonde moro da pra ver sempre que eles decolam, na varanda eu vejo eles nitidamente, quase após a decolagem, acredito que eles estejam numa altitude de no maximo 700m , vc acha q uma superzoom da conta? pois tb queria fotografar quando passam aqui em cima em altitude de cruzeiro (11mil metros, que é quando soltam aquela fumacinha) e ja vi varios videos usando essa canon sx50hs. acontece que ta dificil acha ela no mercado agora
    bem, espero que possa me ajudar e que minha pergunta nao tenha sido confusa, pq eu n quero tirar fotos profissionais nem ter q comprar outras lentes, uma powershot superzoom ja iria me ser util pra qq finalidade. e geralmente pra fotos de dia mesmo

    • Olá Rafael, obrigado pela sua visita.

      Indicar uma câmera é um pouco complicado pois envolve muitas questões. A principio uma câmera superzoom pode ser o suficiente para o seu interesse, contudo vale à pena levar em consideração outros fatores, como por exemplo a qualidade de imagem entregue por uma superzoom que é inferior a uma DSLR por exemplo, por outro lado a superzoom tem uma objetiva poderosa com grande variação de distância focal que vai lhe permitir fazer fotos a grandes distâncias ou bem bem próximo dos aviões, já uma DSLR com uma objetiva 70-300mm por exemplo, pode se ser curta demais ou será necessário a troca constante de objetivas.

      Veja esse link sobre um teste que realizamos com uma superzoom: http://www.ecofoto.com.br/canon-sx50/

      Esperamos ter ajudado.
      Equipe EF.

  23. Olá. Bom dia. Vi vários comentários e adorei, principalmente este blog. Mas desculpe minha insistência.

    Tenho uma câmera HX300 da Sony que tem 50x de zoom. Estou muito interessado em estudar por hoby e surgiu uma oportunidade de uma câmera Nikon D3200 com lente até 700mm. As pergunta são:

    Esses 700mm se equipara com o zoom da minha HX 300 – zoom de 50x?????

    Quanto aproximadamente seria a próxima lente para equiparação a partir dos 700mmm, caso exista???

    Sobre a minha Sony, vi que é possível trocar as lentes, isso aumentaria ainda mais o zoom???

    Sabe qual especificação dessa suposta lente d onde encontrar??? (Da HX300)

    Obrigado e parabéns pelo site. Certamente vou divulgar para os amigos.

    • Bom dia Carlos Cunha.

      Vamos tentar esclarecer alguns pontos:

      1) A sua Sony HX300 possui uma objetiva com distância focal equivalente à 24-1.200mm (50x), sendo assim, nenhuma objetiva para câmera DSLR irá conseguir ter essa variação e capacidade de 1.200mm

      2) Não existe câmera DSLR com objetiva de 700mm. A câmera Nikon d3200 vem equipada com uma objetiva 18-55mm ou seja, em 55mm ela vai estar muito distante da capacidade de 1.200mm da sua atual Sony.

      3) Você pode comprar outras objetivas para sua DSLR (Nikon D3200), por exemplo: AF-S 55-300mm, AF-S 80-400mm ou mesmo uma Sigma AF 150-600mm. Note que uma 55-300 quando usada na distância focal máxima qué 300mm terá apenas 1/4 da capacidade de aproximação da sua Sony. Já a Sigma 150-600 usada em 600mm terá a 1/2 (metade) da capacidade da sua Sony.

      4) A Sony HX300 é uma compacta superzoom, ou seja, não troca as objetivas. O que pode ser feito é utilizados alguns adaptadores (filtros) rosqueados na ponta da objetiva para ampliar a distância focal, mas o resultado pode ser lastimável.

      Aproveitamos para reforçar aqui que 50X não quer dizer nada! 50x pode ser: 2-100mm, ou seja, 100/2 = 50! Por isso para saber a distância focal de uma objetiva de câmera superzoom ou compacta deve ser consultada as especificações no manual.

      A sua câmera tem 1.200mm na capacidade máxima da distância focal. Não existe nenhuma objetiva para câmera DSLR com essa capcidade, nem perto disso! A maior objetiva disponível no mercado será uma 600mm ou 800mm que deve custar mais de U$10.000 nos EUA.

      Esperamos ter ajudado.

      Abraços, equipe EF.

      • Muitíssimo obrigado. Inclusive por me alertar de possível compra enganada.

        Agora ficou uma dúvida,… então porque dizem que as câmeras DSLR (D3200) são melhores do que as compactas com a HX300 por exemplo?

        • Carlos, boa tarde.

          Obrigado novamente pela visita.

          Esse assunto sobre determinada câmera ser melhor ou pior é extremamente complexo e envolve tantas variáveis que é impossível dizer qual câmera realmente é melhor.

          Assim sendo uma D3200 pode ser melhor para determinados casos, enquanto que uma Sony HX300 pode ser melhor em outros.

          Se pensarmos unicamente em termos de sensor ligado diretamente a qualidade de imagem, uma DSLR (D3200 por exmplo) será muito melhor, porém nem só de um bom sensor é feita uma boa fotografia. Depende de objetivas, acessórios e principalmente muito conhecimento do fotógrafo para conseguir extrair a qualidade que o equipamento pode oferecer.

          Abraços, equipe EF.

  24. Olá Amigo,

    Tenho uma Nikon D3200 com lentes 35mm, 18-55 e 55-200. Para fotografia de passáros acho que a 55-200 insuficiente, uma boa lente que vá até os 400mm é cara. O que estou pensando em fazer é comprar uma superzoom PowerShot SX60 HS, apenas para fotografias que exiga grandes distâncias focais. Vc aconselha uma superzoom? e quanto a questão de qualidade (nitidez e claridade)?

    • Bom dia Jackson.

      Essa é uma pergunta dificil de ser respondida! Quando falamos em qualidade isso é extremamente relativo, pois depende da percepção e referência que cada um tem. Recentemente o nosso fotógrafo fez um teste a pedido do portal com uma câmera superzoom, no caso a Canon SX50 HS com objetiva equivalente a 24-1200mm e o resultado pode ser visto aqui: http://www.ecofoto.com.br/canon-sx50/.

      Quando temos luz, não é problema para uma câmera superzoom trabalhar. A maior dificuldade são em fotos com pouca luz. A qualidade, mesmo capturando em RAW é limitada em relação ao sensor que equipa esse tipo de equipamento, mas se levado em conta o custo x beneficio é excelente.

      Existem diversas opções de objetivas com custo inferior, muito próximo ao de uma câmera superzoom. Exemplos: Nikon AF-S 70-300mm VR, Sigma AF 135-400mm, Sigma AF 150-500mm entre outras. Embora 300mm possa parecer pouco, uma câmera DSLR permite realizar grande cortes (crops) para aproximar a imagem. Pense nisso e leve todas as variáveis em conta.

      Abraços, equipe EF.

      • Muito obrigado pelo esclarecimento e atenção.

      • Boa tarde.

        Tenho uma Nikon D3200 com 2 lentes de Kit 18-55 e 55-200. Gostava de tirar fotos de natureza, animais a longas distancias. Que lente me aconselha a comprar?
        Penso que a minha 55-200 nao sera suficiente.
        Por exemplo uma Sigma 400mm é boa?
        E outra duvida, aconselha a lente fixa 400mm, ou uma de 200-400mm?

        Obrigado.

        • Olá Ricardo Miranda. Tudo bem? Obrigado pela visita.

          Pois é, você possui um KIT de lentes bacana, mas realmente para fotografia de natureza em longa distância falta um pouco de distância focal.

          Existe diversas opções no mercado, de 5 anos pra cá, muitos lançamentos de teleobjetivas. Existem algumas cujo o investimento é bem alto, mas outras apresentam bom custo benefício.

          Objetiva com distância focal FIXA (sem zoom) é sempre melhor em termos de qualidade óptica, mas por outro lado, geralmente são maiores, mais caras, mais pesadas e pouco versáteis.

          Se quiser uma objetiva com excelente custo x benefício sugerimos a Sigma AF 150-500mm OS HSM. Outra opção são as objetivas Tamron AF 150-600mm e Sigma AF 150-600mm OS Sport, recém lançadas.

          Se quiser uma objetiva um pouco superior em qualidade óptica a opção é a renovada AF-S 80-400mm F4.5-5.6 G VRII da própria Nikon, mas atente-se para ser o modelo AF-S/G! Outra opção da Nikon, mas aí o valor é bem mais alto é a AF-S 200-400mm F4 G N VR, essa é considerada uma objetiva top de linha da marca em termos de telefoto zoom.

          Enfim, opções não faltam e o melhor a fazer é conciliar o CUSTO com o BENEFÍCIO.

          Abraços, equipe EF.

    • Boa noite, muito legal o blog, eu possuo uma Nikon 3200 com a lente do do kit 18-55mm e não está atendendo minhas necessidades pois queria uma lente melhor pois estou querendo fotografar fotos de surf que chegasse a uns 300 mestros, qual a lente você indicaria custo benefício?
      Muito obrigado

      • Olá Arthur. Obrigado pela visita.

        Em termos de custo, a melhor opção é AF-S DX 55-300mm G VR F4-5.6, baixo custo mas qualidade óptica um pouco inferior se comparada a versão 70-300 VR (abaixo).

        O melhor custo x qualidade eu recomendo a AF-S 70-300mm G VR F4.5-5.6 ou a recém atualizada AF-S 80-400mm G F4.5-5.6 VR que chega aos 400mm e pode fazer toda diferença em fotos de natureza.

        Se quer mais qualidade, aí tem que partir para as fixas. AF-S 300mm D F4 ED ou AF-S 300mm G F4 VR que pode ser usado em conjunto com teleconversores (pesquise aqui no EF sobre TCs).

        O importante é que as objetivas da Nikon sejam AF-S para manter o autofoco ativo na sua câmera D3200.

        Outra sugestão são as objetivas Sigma e Tamron, com ótimas opções de custo x benefício, a exemplo da Sigma AF 150-500mm OS HSM ou a nova AF 150-600mm C ou S HSM.

        Esperamos ter ajudado.
        Equipe EF.

  25. Ola, parabéns pelo site, eu tenho uma dúvida, tenho uma superzoom da panasonic fz-200, que tem uma lente equivalente a 25-600 mm, o que não entendi é que quando fotografo no máximo zoom, nos dados da foto aparece 107 mm. Poderia me explicar? Agradeço!

    • Bom dia Jone. A resposta é bem simples: câmeras compactas e superzoom conseguem ter uma distância focal com bastante variação pelo fato do sensor se pequeno, então um pequeno jogo de “lentes” é suficiente para gerar uma grande distância focal.

      Quanto maior for sensor, maior precisa ser a objetiva/lentes.

      Usamos como padrão o formato 35mm, chamado também de full-frame, que é o tamanho de um quadro de filme em película…

      Como a sua câmera é uma superzoom, ela tem um sensor bem menor que o tamanho padrão que é 35mm (full-frame), assim o sensor menor, gera o CROP (corte) e com isso uma distância focal menor (107mm) no sensor menor, equivela a uma distância focal de 600mm no sensor fullframe (35mm).

      Fisicamente sua câmera possui uma objetiva que no zoom máximo vai até 107mm. E para se conseguir o mesmo enquadramento usando uma câmera de filme 35mm ou digital fullframe como Canon 5D MarkIII ou Nikon D800 por exemplo, vamos precisar de uma enorme objetiva 600mm!

      Abraços e até breve.

      • Muito Obrigado por responder, era essa a minha dúvida pois os dados na camera diz que vai de 25mm a 600 mm porque,entendi que o 107 mm é uma equivalencia aos 600 mm, bem sendo assim fico contente pois em uma câmera fullframe eu teria que desenbolsar uns 10.000 dólares para ter essa lente, correto? Abraço e novamente parabéns pelo site e pela maneira bem definida de explicar.

        • Bom dia Jone.

          Exatamente. Em uma câmera DSLR full-frame, teria que desembolsar entre 10 e 12 mil dólares, além de ter um excelente condicionamento físico pra carregar a 600mm!

          Abraços, equipe EF.

  26. joao carlos campos ribeiro

    Bom dia , tenho uma fuji SL1000 50x zoom f= 4.3-215 1:2.9-6.5 , poderia me indicar uma com mais aproximação com lentes fixas ,uso para fotografar pássaros, desde já agradeço.

    • Olá João Carlos.

      Primeiramente obrigado pelo contato. Sua câmera tem um bom poder de aproximação, pois sua objetiva equivale a 1.200mm, o que é bastante! Só para exemplo de comparação, as maiores objetivas comerciais para câmeras DSLR, aquelas que trocam a lente, fica próximo dos 600mm!

      Atualmente a Nikon lançou um modelo de câmera superzoom com uma objetiva bem poderosa capaz de atingir incríveis 2.000mm em sua distância focal máxima. É a câmera superzoom mais poderosa do mercado no momento em termos de objetiva, porém as concorrentes devem lançar um modelo similar, já que o mercado de superzoom tem brigado pela liderança em “capacidade de zoom”. O modelo em questão é a Nikon Coolpixel P900 com sensor CMOS de 16 megapixel, objetiva com 83x equivalente à 24-2.000mm, ou seja 2.000/24= 83x e sistema de estabilização VR na objetiva. Caso queria saber mais sobre esse lançamento visite o site oficial da Nikon.

      Destaco aqui que o valor 50x, 80x, 100x não quer dizer nada. O que realmente vale são os “mm”.

      Acreditamos que 1.200mm seja suficiente para a maioria das situações, mesmo para fotografia de aves. O nosso fotógrafo do portal ECOFOTO, utiliza equipamentos DSLR, cuja as objetivas geralmente não ultrapassam os 500mm.

      Postamos um “review” sobre a Canon SX50 HS, cujo o zoom de 50x equivale exatamente a 24-1.200mm, assim como sua Fuji SL100. Veja aqui o teste realizado.

      Abraços, equipe EF

      • joao carlos campos ribeiro

        Boa noite , quero aqui elogiar pela postagem DISTANCIA FOCAL que foi fundamental para esclarecimento de minhas duvidas sobre zoom , quero também agradecer pelas respostas de minha pergunta,obrigado.

  27. Felipe Rodrigues

    Bom dia!
    Achei que tinha entendido a matéria, no entanto em uma das respostas dos comentários fiquei confuso… o zoom das super zoom equivale a divisão das distancias focais minima e máxima, sim ou não?
    A lente 70-200mm f2.8 equivaleria a um zoom de quantos x de uma super zoom?
    Agradeço antecipadamente a resposta e parabenizo o site.

    • Olá FELIPE. Tudo bem?

      Bom, vamos lá novamente. Divida 200mm por 70mm = ??? O resultado sera aproximadamente 2,81… Então ela tem um zoom de 2,81x

      Zoom não é valor real! É o máximo da distância focal, dividido pelo minimo da distância focal. É o quanto faz de variação!

      Uma compacta pode ter 3x de zoom e ser: 35-105mm (105/35=3x) e pode ser 20-60mm (60/20=3x). Repare que ambas tem 3x de zoom.

      Uma objetiva 300mm F2.8 fixa, não tem variação, seria o mesmo que dizer 1x de zoom, ou melhor, não tem zoom!

      Uma câmera compacta superzoom Canon SX50, tem um zoom de 50X, que não quer dizer nada a princípio, pois poderia ser equivalente a 1mm até 50mm (seria 50x), mas ela é 24-1200mm … então tem 50x de zoom e aproxima quatro vezes mais que uma 300mm F2.8 fixa para sua DSLR, isso por que a distância focal máxima em telefoto é 1200mm e não por ser 50x ou 100x ou 1000x!

      Não existe essa comparação de com quantos ZOOM DE UMA COMPACTA uma objetiva 70-200mm se compara.

      Depende da câmera compacta. Olhe as espeficiações no manual onde traz a informação de equivalência do ZOOM em milímetros de distância focal, que é o que realmente interessa.

      Abraços
      Equipe EF.

  28. Alexsandra da Silva Alves

    Estou tentando entender por mais que este site eh muito util e as perguntas e respostas interessantissimas!Comprei uma Nikon D3300. Aqui diz que ela tem a lente 18-55 oque quer dizer isso? E na na frente diz 1:35, tambem quero entender, pois pretendo comecar a entender de fotografia e justamente sobre essa lente para tambem assimcomecar fazer um curso de fotografia.Me ajude por favor a pelo menos entender isso pra me animar…! Desde ja grata.

    • Olá Alexsandra. Obrigado pela visita.

      O valor 18-55mm é referente a distância focal da objetiva, ou seja, o “zoom” (varição).
      Já o valor 1:3.5-5.6 que você mencionou na sua pergunta é referente a abertura, ou seja, a capacidade que a objetiva tem de captar a luz, ou simplesmente como dizemos na fotografia “a sua luminosidade”. Este traço entre os valores 3.5 e 5.6 significa que ela tem abertura máxima variável conforme a distância focal usada. Já uma 17-55mm F2.8 por exemplo, mantem a abertura máxima em 17mm ou 55mm, ou seja, não importa em qual posição da distância focal você esta fotografando ela vai manter a abertura máxima em até f2.8.

      Abraços, equipe EF.

  29. olá! gostaria de saber qual a melhor objetiva aplicável na Nikon D3100?

    • Olá Zóca. Essa é uma pergunta bem complicada de ser respondida. A melhor objetiva depende muito do tipo de fotografia que pretende fazer. Por exemplo, se for a melhor para retrato, eu recomendaria uma AF-S 85mm F1.8G ou 1.4G N, se for a melhor para paisagem, eu recomendaria a Nikkor AF-S DX 12-24mm G ED ou então a Sigma AF-S 10-20mm HSM DC EX. Para esportes uma AF-S 70-200mm G N ED F4 VR por exemplo.

      O importante é ser uma objetiva com motor de foco embutido, AF-S/SWM nos modelos NIKKOR e AF/HSM nos modelos SIGMA.

      Abraços, equipe EF.

  30. Olá, tenho uma NIKON DSC S3300, porém os filmes estão muito pesados. Gostaria de saber oque fazer para torná-los mais leve.
    Grato.

    • Olá Antonio, tudo bem?

      A melhor opção é editá-los em um programa para vídeo, realizando a compressão ideal para o tipo de uso que pretende fazer. Existem vários programas para tal, por exemplo o Adobe Premier que é muito utilizado por profissionais.

      Abraços, equipe EF.

  31. Ola gostaria que me tirasse uma duvida, tenho uma D5100 com kit 18/55
    e estou na duvida entre comprar uma lente 18/105 ou 18/135 tem muita diferença entre elas? É para tirar fotos de natureza, passaros, festas e panoramicas 360, desde já agradeço

    • Cicero, bom dia.

      Não existe muitas diferenças, além do fator distância focal. A Objetiva 18-135mm vai aproximar um pouco mais que a 18-105mm. Considere comprar uma objetiva 18-200mm ou 18-250mm que tem um zoom bem mais versátil.

      Abraços, equipe EF.

  32. Gostaria de saber se posso colocar mais lentes na minha sony dsc-hx300 pois no bocal dela possui uma rosca

  33. Gostaria de saber se posso colocar mais lentes na minha sony dsc-hx300 pois no bocal dela possui uma rosca

  34. Olá, gostaria de ser fotógrafa… como iniciante comprei uma DSC HX300, gostaria de saber se posso obter melhorias em minha câmera, tipo na lente? Eu posso evoluí- la em algum aspecto? e qual configuração uso para tirar a foto que esta famosa na net da lua, com detalhes magníficos onde enfatiza a qualidade do zoom… Obrigada!

  35. Olá me tira uma dúvida por favor, estou adquirindo uma máquina e vi um modelo Lumix Panasonic LZ20, é uma boa câmera ? Desejo pra uso bem básico, foco em fotos macro e natureza em geral além claro do uso social dela, agradeço desde já !

  36. Repetindo a pergunta do Douglas Scisleski, SÓ QUE A MÁQUINA É DIFERENTE UMA SONY ALPHA A 58
    12/05/2013 às 20:30

    “Boa noite! Tenho algumas dúvidas e ficaria muito grato se pudessem me ajudar. Embora não entenda muita coisa, gosto muito de fotografar e tenho uma Sony CyberShot HX1 com 28-560mm (20x)já fazem um pouco mais de 3 anos. Gosto muito de utilizar o zoom em minhas fotos e pelo pouco que sei, considero bom o zoom de minha sony. Não tenho tido boas experiências com fotos à noite ou com pouca iluminação, então resolvi comprar outra máquina. comprei uma SONY ALHPA A58. Ela vem com lente SAL18-55mm entendi,o zoom destas lentes não chega nem perto do da minha HX1. Então, primeiro gostaria de saber que tipo de lente eu posso adquirir para ter um zoom pelo menos como o que eu tenho hoje e para fotos com pouca luz. Obrigado!

    • Bom dia Márcia.

      Realmente mudar de uma câmera superzoom pra um DSLR tem suas “desvantagens”, e uma delas que logo todos percebem, é a diferença do zoom.

      Não existe nenhuma OBJETIVA para a sua SONY A58 coom o mesmo poder de zoom da sua HX1 (28-560mm). Câmeras superzoom tem essa característica de possuir uma objetiva que abrange desde angulos abertos (28mm) até bem fechados (560mm). No caso da sua A58, você precisará de um conjunto de objetivas para suprir esse “zoom” todo, mesmo assim, não serão objetivas ótimas para fotos noturnas. Objetiva pra foto noturna tem que ter grande luminosidade (grande abertura) e nesse caso, apenas alguns modelos de objetiva fixa (sem zoom).

      Talvez o KIT que supra a sua necessidade seja: SAL 18-55mm + SAL 70-400mm, ainda assim o máximo de aproximação serão 400mm’s contra os 560mm’s da sua HX1. Por outro lado, a qualidade das fotos em 400mm será muito superior em função da objetiva e câmera utilizada (A58), permitindo “crops” (cortes) na imagem… Talvez exista objetivas maiores, porém o preço é bem alto também.

      São sistemas diferentes, para públicos diferentes!

      Abraços, equipe EF.

      (consultamos o fotógrafo profissional Tiago Degaspari para responder esse tópico)

  37. Boa noite!
    Estou comprando uma Nikon D5200. No kit vem aquela objetiva básica 18-55mm e eu pretendo ampliar minha capacidade de zoom. Qual seria a mais indicada para completar meu kit, a Af-s Dx Vr Zoom-nikkor De 55 – 200 Mm F/4-5,6g If-ed ou Nikon 18-105mm 3.5-5.6g Vr Af-s Dx Autofocus Nikkor Nova.
    Desde j[a agradeço.

    • Bom dia Bruna. Uma 18-105mm vai fazer o papel da sua 18-55, porém com um alcance maior até 105mm. Já a 55-200mm vai começar com a aproximação de onde a sua 18-55mm parou, até os 200mm. 200mm aproxima quase o dobro do que os 105mm da 18-105 e quase 4x mais do que os 55mm da sua 18-55.

      Prefiro o kit 18-55mm + 55-200mm, pois vai lhe dar mais qualidade e mais poder de aproximação.

      Abraços, equipe EF.

  38. uma câmera com uma lente de 18-55mm, isso transformando em metros, qual seria a quantidades de metros alcançados?

    • Fernando, não existe essa relação em metros. Existe uma relação com a visão humana. Releia o post.
      Abraços, equipe EF.

      • José Pedro Santos

        Bom dia.

        Eu acho que o artigo não está muito explícito em relação a esta questão, mas penso ter percebido.

        Há que distinguir poder de zoom (aproximação da objetiva) e poder de aproximação em relação ao olho humano (que para uma máquina de 35mm equivale a uma lente de 50mm.).

        Ou seja, para uma máquina de 35 mm, todas as lentes abaixo de 50mm afastam os objetos em relação à visão a olho nu o nº de x correspondente à sua divisão por 50. Já as lentes acima dos 50 mm aproximam o nº de x correspondente à sua divisão por 50.

        Estarei correto?

        • Boa noite José.

          Levando em conta que o olho humano corresponde a 50mm dentro do formarto full-frame (35mm/filme), tudo o que estiver abaixo dos 50mm em distância focal, exemplo uma objetiva 35mm ou 24mm, estará ampliando o campo de visão e com isso “afastando” o assunto.

          Da mesma maneira, levando em conta a correspondência de 50mm para o olho humano, todas objetivas acima dos 50mm, exemplo: 70mm, 300mm, 500mm, estará aproximando o assunto.

          Abraços, equipe EF

  39. Olá,

    muito obrigado pelo post, foi muito esclarecedor. Eu estava tentando compreender um pouco mais sobre as lentes fixas e intercambiáveis e acabei encontrando este post muito esclarecedor, que no final das contas além de me fazer entender a diferença, me fez entender como realmente funcionam as lentes e suas medições.

    Obs.: Compreendi sobre a diferença das lentes “fixas” e intercambiáveis em uma resposta que deste neste post, o que me esclareceu muitas coisas neste mundo da fotografia e também me fez entender o porquê de ser “necessário” para um profissional uma DSLR ou algo do gênero, já que o sensor pode ser muito maior do que as demais, chegando até o full-frame.

    Muito obrigado, novamente. O teu trabalho merece reconhecimento, continue assim.

  40. Obrigado.
    Como estou começando agora, e só vou usar como hobby, vendo custo/beneficio o melhor é ficar com uma DSC-HX300. Poderiam me explicar qual a diferença das referências: DSC-HX300, DSC-HX300V e DSC-HX300/B. Grato pela atenção.

  41. A DSC-HX300 50zoom (24-1200mm) SONY, para que eu tenha o mesmo poder do zoom, numa EOS REBEL T5i da Canon, quais as lentes que devo adiquirir?

  42. tenho uma D3200,que veio com a lente do kit 18-55, estou querendo adquirir uma lente com um zoom melhor,sou totalmente amador,só a uso para viagens e fotos em casa ou festas,uma 18-200 seria uma boa opção ? gostaria também de saber se existe aquele modulo de bateria auxiliar para ela?

    • Este tópico trata sobre distância focal. Uma boa objetiva é aquela que vai lhe atender bem no seu uso. A 18-200mm vai fazer um papel bem versátil, cobrindo por exemplo o “range” da sua atual 18-55 mais uma objetiva 55-200 com a vantagem de só ter uma objetiva ao invés de duas e ter que ficar trocando.

      Pesquise um pouco mais na internet. Atenciosamente, equipe EF.

  43. Olá,

    Parabéns pela didática! Foram bastante úteis suas explicações! Mas ainda me resta uma dúvida.
    Meu pai tem uma camera digital Sony HX-300 que em suas especifica̵̤es tem o Zoom de 50X (24mm Р1200mm). Gostaria de saber qual configura̤̣o de lente eu posso colocar na minha camera semi-profissional para obter a mesma aproxima̤̣o do objeto que a do meu pai em zoom de 50X.

    Agradeço desde já!
    Abraços.

  44. Olá, gostei muito das explicações dadas aqui no site:
    Sou novo nesse universo de câmeras fotográficas e tenho uma duvida; Se eu comprar uma Nikon D3200 e posso acoplar uma lente 70-300mm, já que o kit da D3200 vem com uma lente 18-55mm.

  45. Olá, recentemente comprei uma Samsung NX1000. Usei pouco pois, esses dias estão corridos pra mim, mas final de semana vou teste-la melhor. Bom, ela veio com uma Objetiva de 20-50mm (F 3.5 – 5.6). Reparei que zoom dela é bem pouquinho e estou pensando em comprar uma Objetiva 50-200mm. Bom gostaria de saber, se essa câmera eu conseguiria um zoom legal, pois a NX1000, mesmo sendo uma semi-profissional, não possui zoom digital como a maioria das câmeras semi. A minha dúvida é o custo beneficio, hoje nos EUA, uma objetiva 50-200mm sai a $200,00 (R$ 490,00) e no Brasil ainda não encontrei. Comprando por um site chamado boxBrazil, eles me enviam a lente, mais o valor vai pra R$ 1200,00. Gostaria de saber se essa lente compensa pelo valor e se ele é uma lente boa realmente.

    Aguardo resposta

    • Bom dia Marcelo.

      Sobre a NX1000 é uma boa câmera. O fato de não ter zoom digital não é problema, já que você pode fazer o “corte” no computador e o resultado será o mesmo do zoom digital. A objetiva 55-200mm vai melhorar um pouco na função de telefoto (aproximar o assunto), porém dependendo do tipo de foto que deseja fazer pode ser pouco. O valor de U$200 nos EUA é bem tentador, já os R$1.200 pelo sistema BoxBrazil pode não valer à pena em função da qualidade da objetiva. Faça uma pesquisa pela internet sobre alguns reviews dessa objetiva.

      Abraços, equipe EF.

      • Entendi. Se colocássemos a objetiva de 50-200mm em X zoom, equivaleria a o que mais ou menos? Umas 10x? um amigo meu comprou uma com super zoom que ele aproxima a lua na tela inteira. Com a NX1000 eu não consigo fazer isso né?

        • Marcelo, não existe relação entre aproximação e “X”. A sua objetiva 55-200mm vai aproximar até 200mm. Câmeras superzoom atuais, chegam e até passam dos 700mm, ou sema três vezes mais do que 200mm. A câmera do seu amigo enche o quadro por ser uma superzoom, que certamente, tem uma objetiva capaz de aproximar muito, bem acima dos 600mm. Com a objetiva 55-200mm você não conseguirá encher o quadro da sua câmera com a LUA, pra isso será necessário comprar uma uma objetiva de 600 ou 800mm, se é que existe!

          Abraços, equipe EF.

  46. Olá.

    O post foi muito esclarecedor, mas ainda ficou uma leve dúvida pra mim… Estou estudando mais sobre fotografia e recentemente comprei uma Nikon D3100, com lente 18-55… pelo cálculo ela tem zoom de 3x… Agora, se eu quiser fotografar um objeto mais distante no detalhe, só com objetiva mesmo… pelos cálculos que você citou no post, não conseguirei uma lente que aproxime muito para a foto (tipo 30x, etc). Então qual a diferença entre uma lente 70-300 (3,6x aprox.) pra uma fixa 300? Na fixa a imagem já fica aproximada (3.6x) ou fica na distância real, com a diferença que consegue focar nos detalhes e capturar com grande qualidade? Outra pergunta, qual a diferença na aproximação entre a 18-55 e a 70-300? É a qualidade do foco, detalhes etc?

    Desculpe se as perguntas foram um tanto primárias, estou me familiarizando com os conceitos e etc…

    Obrigado.

    • Bom dia Carlos.

      Na verdade você entendeu parcialmente a publicação, por isso vou repetir aqui:

      3,6X ou 30x é apenas a variação e não a aproximação/ampliação real!

      O que vale mesmo é a distância focal em “mm”, ou seja, 300mm vai aproximar muito mais um assunto do que uos 55mm da sua objetiva do kit. Embora ambas tenham aproximadamente 3,6x de ZOOM possuem distâncias focais muito diferentes.

      Exemplo:

      30x pode ser: 1mm à 30mm pois 30/1=30 (30 vezes de variação)
      2X pode ser 15mm à 30mm pois 30/15=2 (2 vezes de variação)

      Note que esse valor em X não é um valor absoluto, real. É apenas uma variação entre o mínimo e máximo da distância focal.

      Abraços, equipe EF.

      • Boa tarde!

        Agora entendi de forma mais clara! Eu tinha ficado um pouco confuso quanto aos “X” das câmeras… O que nos cria essas “travas” quanto ao “zoom” das câmeras são lojas e vendedores não especializados, que vendem as de bolso somente usando a informação de X de zoom e X de MPixels, sem usar informações mais relevantes e precisas…

        Muito obrigado pela atenção!

  47. Paulo Airton Lopes

    Boa noite!
    Mais uma vez, procuro o Ecofoto para tirar minhas dúvidas, pela competência do site. Porque a Nikon 5100 demora a efetuar uma foto durante o disparo, mesmo em dias claros. Fica difícil tirar fotos de criança que vivem em constante movimento. Será a regulação do obturador? Já procurei no manual e não consegui. Espero ansioso pela resposta.
    Antecipo meu muito obrigado.

    • Bom dia Paulo.

      É difícil dizer o motivo. Temos equipamentos D5100 que utilizamos nos cursos e nenhum deles sofre com este problema. Certamente deve ser alguma configuração. É difícil dizer qual pode ser a configuração sem estar com o equipamento em mãos.

      Tente procurar no manual uma função chamada “ATRASO DE EXPOSIÇÃO” que é usada para fotografia MACRO ou NOTURNA. Essa função causa um retardo no disparo.

      Abraços, equipe EF.

  48. Gostei mt do blog e dos comentários, mt esclarecedor para mim que sou leigo no assunto. Aproveitando, qual maquina vc recomendaria: samsung nx20 ou sony hx200?

    • Vinicius, boa tarde.
      Recomendar câmera é muito complicado, você deve analisar qual lhe atende melhor. A versatilidade da Sony HX200 ou a qualidade da Samsung NX20?
      O melhor é pesquisar e saber o que você realmente precisa. Melhor mesmo para o fotógrafo do portal EF seria uma DSLR (Sony/Canon/Nikon) com uma objetiva de 600mm, mas isso levando em conta o uso específico do fotógrafo aqui do portal.
      Abraços, equipe EF.

  49. Bom dia amigo, e parabéns pelo serviço que presta. Gostaria de perguntar-lhe se tem conhecimento de algum curso (se possivel na web) ou mesmo impresso, bem didático, pois no meu caso, em especial, seria impossivel frequentar uma ´classe´ pelo pouco tempo que disponho. Estou adquirindo uma A37k (tenho uma Panasonic Fz150, muito boa, mas quando tem pouca luz, com zoom, é deficiente) e, tento, fazer fotos de futebol ou esportes em geral.
    Desde já grato e parabéns pela iniciativa.

  50. Prezados, boa noite.
    Parabéns pelo tópico. Complicado e sempre pertinente os esclarecimentos sobre zoom.
    Tenho uma câmara compacta antiga, P100, Nikon, com 28x de zoom e que me foi extremamente útil em fotos de detalhes de monumentos em Paris. Apesar da baixa qualidade das fotos quando impressas, pouco contraste e fidelidade de cor, as imagens ficaram fantásticas. Sou arquiteto e consegui detalhes de uma distancia inimaginável.
    Estou comprando uma câmara nova e imaginava que uma lente de kit, tipo 55-300 ou 70-300, não sei ao certo, fosse um monstro de zoom. Para minha surpresa, pela divisão, não tem nem 5x…!
    Achei esse site procurando no Google…quantas vezes de zoom tem uma lente de 300mm…
    E agora. Pelo que entendi praticamente impossível concorrer com câmaras compactas do tipo “P”s com 30 e tanto de zoom. Só gastando fortunas para se ter uma aproximação equivalente com lentes?
    É isso mesmo?
    Vi que a Nikon lançou uma d5200 com preço vê, legal…
    Obrigado pelo retorno.
    Att

    • Marcos Xavier, boa tarde.

      Sobre a sua questão esclarecemos o seguinte:

      O que importa não são os 26x de ZOOM da sua P100, mas sim a distância focal dela que é 26mm ~ 678mm (678/26 = 26,1 de zoom). Uma objetiva 70-300mm tem um zoom de aproximadamente 4,3x mas note que ela tem quase a metade do poder de aproximação da sua P100.

      A objetiva que mais se aproxima das compactas superzoom é a Sigma AF 50-500mm, que tem variação de 10x de zoom, abrangendo desde os 50mm até 500mm (a sua P100 chega até 678mm).

      Uma D5200 com objetiva 18-55mm (kit) vai ter um zoom aproximado de 3x ou seja 55/12=3. O que importa é a capacidade em milímetros. Nenhuma objetiva para DSLR tem a capacidade que as câmeras compactas/superzoom tem de zoom (variação em aproximar e afastar) mas tem uma qualidade de imagem muito superior que permite realizar um bom corte para destacar os detalhes.

      De repente no seu caso uma D5200 com as objetivas 18-55mm + 50-500mm seja uma boa opção, mas leve em conta o tamanho, peso e preço do kit. Câmeras DSLR custam muito mais e são maiores justamente por serem equipadas com um sensor/mecanismo que permite capturas de maior qualidade.

      Abraços, equipe EF.

      • Muito obrigado pela dica e esclarecimentos. Assunto fascinante fotografia!

        1-Seria justo dizer que a resolução da imagem das DLSRs me permitiria ampliar a impressão ao ponto de compensar os super zoom das compactas. Tipo o capitel da coluna no alto do templo que captei em detalhe na P100 ficaria igual ou melhor ampliando a imagem captada num nível de zoom menor da DLSR?

        2- Se vc fosse me indicar uma superzoom compacta em substituição a P100 com resolução, melhor, com fidelidade de imagem para impressão muito superior, qual vc me indicaria. Vi uma P500 e não achei a impressão (fidelidade)da imagem muito melhor que a da minha, apesar de ter um zoom ainda mais potente…
        É possível qualidade aceitável neste tipo de máquina também?

        Mais uma vez obrigado e parabéns pelo blog, show!!!

        • Marcos Xavier.

          Todas as compactas/superzoom terão uma qualidade de imagem impressa muito próxima, já que usam sensores bem pequenos, quase do mesmo tamanho.
          Se quer qualidade tem que ir para DSLR ou então médio formato que é uma câmera maior ainda.
          A solução é ter uma uma DSLR, mesmo que de entrada, como uma Nikon D5100 ou Canon T4i e objetivas 18-55 para fotos “abertas” e 70-300mm para fotos de detalhes. O ideal é ter uma objetiva cima de 400mm para pegar detalhes com alta qualidade sem precisar fazer “CROPS” (cortes) no Photoshop.

          Abraços, equipe EF.

  51. Paulo Airton Lopes

    Bom dia!

    Excelentes explicações.

    Aproveitado, gostaria de um informação: Estou com dúvida a respeito de lentes. Muito se fala em lente 35 mm e 50 mm. Minha pergunta é: se eu tenho uma lente 18-200 mm, porque eu deveria comprar uma 35 mm ou 50 mm.

    • Boa tarde Sr. Paulo.

      Referente a sua pergunta, muito pertinente por sinal, esclareço que uma objetiva 18-200mm, embora tenha em sua variação focal (zoom) as distâncias de 35mm e 50mm, não podem ser comparadas com as objetivas fixas (sem zoom) 35mm e 50mm em função da construção óptica e luminosidade das mesmas.

      Uma objetiva 50mm F1.8 por exemplo, tem uma qualidade óptica e luminosidade (abertura maior) superiores a uma 18-200mm na posição distância focal de 50mm.

      Abraços, equipe EF.

  52. PARABÉNS pela explicação. Por sinal, é a primeira que vejo com simplicidade, coerência e mesmo humildade. Outros começam dizendo “esqueça o zoom”. Ao final, ficamos com mais dúvida que antes. A explicação acima foi, por assim dizer, definitiva.

    abs

    C Zedi Machado

  53. Boa noite!

    Site espetacular! Foi muita sorte ter encontrado. Realmente a internet mudou nossas vidas.
    Me ajudem, por favor…
    Tenho uma câmera Nikon D-5100 com a lente do kit. Preciso comprar uma lente de 300mm ou mais pra tirar fotos noturnas com pouca luz e de pássaros, durante o dia. Os preços no Brasil dessas lentes são uma verdadeira estupidez. Vocês podem indicar um site seguro pra compra, que mande para o Brasil, com viabilidade de preço? Obrigado e parabéns!

    • Bom dia João, ficamos felizes que você gostou do nosso portal. Estamos nos esforçando para atualizar com maior frequência nosso conteúdo mas em função dos trabalhos dos fotógrafos da nossa equipe ficamos um pouco limitados, já que dependemos de conteúdo e informações dos mesmos.

      Sobre a sua dúvida quanto a objetiva 300mm para fotografia de pássaros é complicado indicar um site fora do Brasil, pois qualquer compra no exterior esta sujeita a ser taxada com os impostos de importação, então a opção é comprar no Brasil mesmo que um produto usado/semi-novo de algum fotógrafo que esteja trocando de equipamento.

      Sobre a objetiva “clara” (luminosa) para fotografar com pouca luz existem algumas opções, mas vai depender da sua necessidade e disponibilidade em gastar R$. Pela sua pergunta uma Nikkor AF-S 70-300mm VR F4.5-5.6 não vai lhe atender, correto? Mas você já pensou em usar flash? Mesmo com objetivas F2.8 a exemplo da 300mm/F2.8 em algumas situações não é possível capturar uma fotografia sem flash, pois a velocidade pode ser muito baixa gerando “tremidas” na imagem.

      Algumas opções:
      AF-S 300mm F4 D ED IF Рobjetiva leve, de boa rela̤̣o entre custo x qualidade.
      AF-S 300mm F2.8 G ED VR Рobjetiva de extrema qualidade, por̩m o pre̤o e o peso ṣo bem grandes.

      Abraços, equipe EF.

      • Excelente resposta! Agradeço demais pela presteza e competência.

        Matou uma grande curiosidade. Agora vou começar a indicar o site pros amigos. Se vcs. puderem indicar quem vende esses equipamentos usados pra eu comprar, agradeço novamente.

  54. Boa tarde, tenho uma HX200V de 30x, equivale a um lente de quanto, obrigado

  55. Bom dia!
    Preciso de uma câmera urgênte.Minha filha é uma atleta(ballet e ginástica rítmica) e está sempre participando de apresentações e competindo em ambientes fechados e de pouca iluminação como teatro e quadra de clube.Estou na dúvida entre uma câmera com um zoom de 42x da nikon(p510 ou 520) e nikon d3100 q vem com a lente de 18-55mm.
    Pf,me ajude,pq eu não entendo nada disso.
    A camera compácta q tenho,as fotos saem horrível,e com o zoom então ,nem se fala.
    Aguardo anciosa por sua resposta.
    Obrigada!

    • Sandra, bom dia!
      Respondendo rapidamente a sua pergunta, já que este tópico não trata sobre diferenças entre câmeras compactas e DSLR, mas sim sobre zoom x distância focal, lhe oriento a comprar uma DSLR. Câmeras compactas, mesmo superzoom como a P510/520 vão continuar dando um resultado abaixo do esperado. Prefira uma DSLR a exemplo da Nikon D3100 ou Canon T3i e invista em objetivas luminosas como 85mm 1.8 por exemplo se estiver a uma distância razoável.

      Uma dica importante: não basta apenas uma câmera DSLR, é preciso investir em um bom curso de fotografia para poder usar os recursos e extrair uma boa foto. Não basta comprar um “bom” equipamento.

      Abraços, equipe EF.

  56. Boa tarde, Eu estava à procura de algumas respostas no que diz respeito a zoom. Quando uma máquina afirma que tem um zoom de 130x isso quer dizer que ela aumenta 130x um opbjeto?

    Ex: eu vejo um opbjecto que à distância de 100m aparenta ter um centímetro. Olhando através dessa lente o objeto aparentará ter 130cm.

    Isto é correto? Consigo ver o objeto como se estivesse perto de mim?

    Obrigado

  57. Olá. Eu tenho uma FujiFilm Finepix S4500 e estou tentando entender: Na caixa/manual/qualquerlugar dela diz “Grande angular 24mm”. Hoje tirei uma foto de uma flor, com o macro ligado, e nos detalhes está “distância focal” 4.3mm.
    Resolvi colocar o máximo de zoom (30x) e tirar uma foto aleatória para ver se mudava, e ficou como 129mm.
    Estou lendo artigos a horas e não consigo entender. O que quer dizer os 24mm da caixa? Não acho a relação. Me ajudem, por favor.

    • Juliana, bom dia.

      Sobre a sua dúvida vamos por partes.

      1) na caixa ela traz a informação de equivalência, ou seja, sua câmera com os 4.3mm equivale a uma objetiva de 24mm em uma câmera de filme 35mm, chamada também de quadro cheio (full-frame).

      2) a sua câmera trabalha com um sensor (digamos filme), menor que uma câmera de 35mm, então a equivalência da distância em milimetros da objetiva é menor, por isso os 4.3mm.

      3) quando coloca o zoom no máximo, a distância vai pra 129mm, ou seja, equivale a uma objetiva de 720mm em uma câmera 35mm (full-frame).

      Como a sua S4500 tem um sensor bem menor, ela não precisa de “grande objetivas”, por isso utiliza objetivas menores, com distância focal menor, suficientes para cobrir o sensor. As câmera 35mm são tidas como uma espécie de referência para saber o quanto uma câmera/objetiva é capaz de aproximar ou afastar o assunto.

      No manual da sua câmera via encontrar uma informação parecida com essa: 30x zoom, equivalente a 24-720mm em @35mm.

      Boa semana. Equipe EF.

      • Ah, entendi agora! Esse negócio de “35mm” tava me confundindo, mas agora captei que é só um padrão de referência. Achei isso nela, mesmo. Quando dei zoom reparei que em cima da lente que “sai” tem uma tabelinha de equivalência. 😀
        Muito obrigada por responderem!

  58. Ola Boa tarde, Muito boa a explicação. Sou novo no mundo da fotografia. Adiquiri uma Nikon D5100 com a o kit 18×55. Adoro tirar fotos de natureza animais, enfim, preciso de uma lente que me de mais poder de aproximação, pois a 18×55 ja está me limitando. Estou pensando em comprar a 55 x 300, seria uma boa aquisição?

    • Eduardo, boa tarde.

      Sim 55-300mm é um boa lente pra começar. Certiifque-se sempre de usar objetivas NIKKOR AF-S ou então SIGMA HSM, esses modelos funcionam com 100% de compatibilidade com a sua câmera, mantendo o auto-foco.

      Equipe EF.

  59. olá adorei este tema, principalmente pq estava pesquisando o dia todo e não consegui uma resposta mais esclarecedora sobre zoom e os mm.

    Bom só para ter certeza que realmente entendi vou elucidar minha compreensão e gostaria que vc me dissesse se está correta: DISTÂNCIA FOCAL DE UMA LENTE: corresponde a capacidade de abertura ocular, ou seja, (a imagem que consigo ver pelas “laterais do olho”). ZOOM é o tanto que consigo trazer o assunto para perto de mim. Sendo que a mudança para maior da milimetragem de uma objetiva vai restringir esta abertura. Certo?

    Em consideração a isto gostaria de saber sua opinião em relação a compra de uma câmera mirrorless (lentes intercambiáveis) ou superzoom,visando lentes fixas e intercambiáveis qual seria mais vantajoso?

    Também gostaria que você pudesse abrir um tópico, onde relacione os tipos de lentes com as fotos mais adequadas e quais efeitos podem ser trabalhados para estas lentes.

    Muito Obrigada.

    • Joice, boa noite.

      Obrigado pela visita em nosso portal, por falta de tempo disponível e trabalhos fotográficos que demandam viagens, acabamos por publicar menos conteúdo do que gostaríamos.

      Sobre a sua questão você entendeu parcialmente.

      Em nossa publicação tentamos deixar claro o seguinte:

      ZOOM: é apenas a capacidade de variar a distância focal. Nada mais.
      DIST. FOCAL (mm): é a real capacidade de aproxiação ou “afastamento” que uma objetiva possui. É distância focal que determina o ângulo de visão, quanto maior o ângulo, mais assunto na foto, com isso temos um “afastamento” da imagem. Quanto menor o ângulo, mais fechado fica a imagem, dando a “impressão de aproximação”.

      Sobre o tópico de câmera MIRRORLESS postamos um comentário sobre a Lumix GF2 ( http://www.ecofoto.com.br/2011/12/lumix-gf2-a-pequena-notavel/ ).

      A discussão entre SUPERZOOM, que pode englobar câmeras e objetivas de grande variação focal, versus objetivas fixas é muito complexa pode depende de diversas variáveis, aplicação, etc.

      Já o assunto sobre OBJETIVA para cada tido de foto é mais simples e vamos escrever algo sim, só não podemos dizer quando exatamente.

      Atenciosamente, equipe EF.

      • Oi, tenho uma dúvida que talvez te pareça muito idiota, mas por favor gostaria muito que vc pudesse sanar:

        Se uma lente teleobjetiva consegue tirar uma boa foto da lua, isto é captar com nitidez detalhes, porque ela não é ideal para tirar fotos de insetos? Seria por que ela não consegue focalizar assuntos muito próximos a ela? se for, porque isto ocorre?

        • Boa tarde Joice.

          A sua pergunta referente “a capacidade de uma lente tirar fotos da lua, mas não conseguir de insetos” é bem interessante, pois nos faz pensar se é possível fotografar algo tão distante qual é o impedimento de se fotografar algo próximo, não é?

          Pois bem, existem diversos tipos de objetivas, a diferenciação entre elas esta justamente na capacidade física/óptica de cada tipo. Existem objetivas que são projetadas para conseguir realizar o foco a objetos próximo, ampliando detalhes, no caso das objetivas MACRO, porém uma teleobjetiva, usada para fotografar a lua por exemplo, não tem essa capacidade por ter sido projetada e construída de forma diferente, com elementos ópticos diferentes. A construção óptica de uma objetiva é bem complexa, combinando diversos tipos de elementos para conseguir o foco em uma determinada distância ou faixa de distância (zoom).

          Esse assunto entra muito na questão da física.

          Equipe ECOFOTO.

          • Oi Novamente, muito esclarecedora suas respostas, gostaria que novamente você pudesse me ajudar, na minha Cam veio o Kit 18-55mm, trata-se de uma lente grande angular certo? as lentes MACRO e FISHEYE, também são grande angulares? eu gostaria de ter uma lente macro que pudesse captar detalhes de um inseto, mas não consigo entender por que a lente do Kit (18-55mm) embora faça macro não é a melhor do que uma lente que se diz Macro (com 30-35mm)…Onde posso análisar uma lente para ver se ela é melhor ao mesmo tempo saber diferenciar dentro do grupo que ela está (grande angular, se é que que está)? ex de três lentes Macros da Sony Nex:

            SEL-30M35
            DT 30-35mmdistância focal
            F3,5 – F3,5gama de abertura
            0,10mfocagem mínima
            49mmdiâmetro do filtro
            50-50 graugrande angular
            249,00 € *

            OU

            SAL-30M28
            Lente macro
            DT 30-30mmdistância focal
            F2,8 – F2,8gama de abertura
            0,13mfocagem mínima
            49mmdiâmetro do filtro
            50-50 graugrande angular
            219,00 € *

            OU

            SAL-100M28
            Lente macro
            100-100mmdistância focal
            F2,8 – F2,8gama de abertura
            0,35mfocagem mínima
            55mmdiâmetro do filtro
            16-16 graugrande angular
            945,00 € *

            E PQ?

            • Bom dia Joyce.

              Sua duvida sobre objetivas MACRO é pertinente. Algumas câmeras DSLR/SRL/SLT trazem em seu seletor de modo de captura algumas opções do tipo de fotografia, inclusive um modo destinado a capturas MACRO representado pelo ícone de uma flor. Na verdade nenhuma câmera “DSLR” faz capturas macro por si só, elas precisam estar equipadas com uma OBJETIVA MACRO.

              • Modo Macro (seletor da câmera).

              Mas então pra que serve essa flor (Macro)?
              Na verdade essa é apenas uma opção no modo de captura, ou seja, ao colocar o seletor nessa posição a câmera “ira fazer todos os ajustes” de velocidade, ISO, abertura para uma captura MACRO, mas sem um objetiva dedicada para essa função nada disso adiantará, não será possível capturar a textura de uma folha ou os detalhes de um inseto.

              • Objetivas Macro.

              Objetivas macro possuem uma construção óptica diferenciada, voltada para ampliação dos detalhes a curtas distâncias. Geralmente essas objetivas são de distância focal fixa, ou seja, não possuem zoom. Objetivas Macro possuem uma ampliação do objeto de 1 para 1 (1:1). Existem diversas objetivas MACRO, não conhecemos a fundo o sistema Sony mas outras marcar tem uma gama enorme de distâncias focais fixas, exemplos: 40mm, 50mm, 60mm, 65mm, 70mm, 85mm 100mm, 105mm, 150mm, 180mm, 200mm, entre outras. O importante é comprar uma objetiva que lhe dê ampliação de 1:1 (100%) ou maior a exmplo da Canon MP-E 65mm 1:1 até 5:1 (100% a 500%), pois existem modelos pseudo-macro que possuem ampliação de 1:2 (50%) ou as vezes 1:3 (33%).

              Geralmente as objetivas MACRO mais utilizadas são: 60mm, 100mm e 105mm. Uma dica importante, OBJETIVA MACRO não tem zoom! É sempre fixa, se a objetiva for “35-105 Macro…” entenda como uma pseudo-macro que vai lhe permitir capturar closes mas sem grandes detalhes.

              O fotógrafo do portal ECOFOTO, Tiago R., atualmente utiliza uma objetiva MACRO AF-S 105mm G F2.8 ED VR (1:1). Iremos solicitar ao mesmo que faça uma publicação sobre fotografias MACRO.

              Abraços, equipe EF.

  60. Muito boa sua explicação! Me ajudou muito!

  61. Olá amigo, parabéns pelo post! Mas confesso ter ficado um pouco confuso com a explicação no meu caso. Olha só: tenho uma superzoom da Fuji, S3300 (26x zoom). A medida que dou zoom, na lente aparece a seguinte informação:
    Equiv.135 24m|4.3mm Focal Length
    ………..80-14.3
    ……….105-18.8
    ……….135-24.2
    ……….200-35.8
    ……….300-53.8
    ……….500-89.6
    Sempre fiquei curioso quanto à isso, quando passo a foto pro computador fica gravado o número a direita (conforme a proximidade do zoom). Tem como me explicar isso? rs A finalidade, é eu achar um zoom semelhante a 50mm (ou algo próximo a visão humana). Você poderia me ajudar? Abraço!

    • Bruno bom dia.

      A referencia numérica que aparece na sua FUJI é atribuída a duas marcações de distância focal, a primeira equivalente a 35mm (full frame/filme 35mm) e que vem na frente o quanto realmente é a distância focal na sua objetiva. Exemplo:

      [equiv. 35mm] … [dist. focal real]
      24mm ————— 4.3mm

      Isso significa que a sua câmera ao colocar a distância focal em 4.3mm equivale a uma câmera tradicional de filme 35mm ou uma digital chamadade full frame com uma objetiva de 24mm, ambas darão o mesmo angulo de visão. A mesma coisa para 89,6mm na sua câmera, em uma DSLR full frame vai precisar de uma enorme objetiva 500mm. Essa diferença ocorre justamente por conta do tamanho do sensor de imagem, quanto menor o sensor menos distânfica focal é preciso, quanto maior for o sensor maior precisa ser a distância focal.

      Sobre o olho humano, é verdade, um olho humano tem uma equivalência aproximada de 50~52mm.

      Abraços, equipe EF.

      • Entendi! (: Mas então ce tá me falando que essa câmera meio que simula uma full frame? Pra conseguir um ângulo de visão que uma câmera comum cropada com uma 50mm eu teria que colocar o zoom no rumo dos 70mm?

        • Bom dia Bruno. Não, você ainda não compreendeu.

          Estou dizendo que se você colocar a sua lente em 14,3mm seria o mesmo que usar uma 80mm em uma 35mm (full frame). Procure no zoom da sua câmera onde aparece o valor 50mm e veja sua equivalência para sua câmera.

          Essa equivalencia ocorre justamente pelo sensor da sua câmera ser bem menor em área que um sensor 35mm, logo é preciso muito menos “variação focal” para atingir o mesmo resultado em uma 35mm (full frame).

          Abraços, equipe EF.

  62. Olá…eu tenho uma sony a200 com lente 75-300 e gostaria de comaprar com a SX50.
    qdo as zuperzoom dizem equivalente a 35 mm por exemplo:
    eu faço a foto em 50x de zoom =215mm ou equivalentes a 1200 mmm.
    no exif sai 215 e não 1200.
    Se eu faço uma foto com minha 75-300 (fator crop 1.5) o exif mosttra 450mm.
    Se eu e vc fazer uma foto da mesma ave e a mesma distância, quem terá a foto mais próxima?

    • Dimas, bom dia.

      Sobre a sua pergunta, a SX50 exibe a distância focal real dela que é no caso 215mm, porém equivalente a 1.200mm se comparado a uma câmera DSLR Full-Frame. A informação gravada no Exif não é a equivalência e sim a distância em milimetros que a objetiva estava no momento do clique. A distância de 215mm equivale a 1.200mm (em 35mm/Full Frame) justamente pelo sensor da SX50 ser menor, existe uma relação direta entre os milimetros da distância focal da lente e o tamanho do sensor, quanto MENOR for o sensor, MENOS milimetros é necessário para fazer uma grande aproximação.

      Neste caso, os “215mm” aproximam bem mais que os “450mm” da sua DSLR, vale lembrar que muitas DSLR também tem equivalência ao formato 35mm pois nem todas são full-frame (quadro cheio ou 35mm), no seu caso a sua objetiva esta sobrendo um CROP e por isso ao invés de 300mm ela exibe 450mm.

      Abraços, Equipe EF.

  63. Olá, gostaria de saber a distância em metros de uma lente, a de 70-300mm vai até quantos metros? Preciso de uma lente que vai uma distância boa. Por exemplo: em um show, tirar do palco mesmo estando longe. Tenho uma nikon D5100, qual lente me indicaria para esse tipo de ocasião. Desde já agradeço!

    • Rafael, bom dia. Sua pergunta é extremamente vaga. Uma 70-300mm pode ser ideal se for fotografar um show a poucos metros de distância, ou pode ser necessário uma 600mm fixa! Tudo v depende da distância e também como você fazer fotografar: detalhes/closes? Meio corpo? Rosto? O palco todo?.. Não existe uma relação direta entre metros e milimetros da objetiva e metros, para determinar o quando vai aproximar teria que ser feito uma conta matemátia bem complicada.

      Abraços equipe EF.

  64. olá, grande amigo, tenho uma t3i e definitivamente não consigo fazer uma foto de longa distancia, não fica nitida, fica tudo embaçado…ja li todo o manual e nada..bjo me ajude se puder..

    • Douglas Scisleski

      Boa noite! Tenho algumas dúvidas e ficaria muito grato se pudessem me ajudar. Embora não entenda muita coisa, gosto muito de fotografar e tenho uma Sony CyberShot HX1 com 28-560mm (20x)já fazem um pouco mais de 3 anos. Gosto muito de utilizar o zoom em minhas fotos e pelo pouco que sei, considero bom o zoom de minha sony. Não tenho tido boas experiências com fotos à noite ou com pouca iluminação, então resolvi comprar outra máquina. Estou de olho em uma Canon EOS 18 MP Full HD T4i. Ela vem com Lente Canon EF-S 18-55 IS II, e pelo pouco que entendi,o zoom destas lentes não chega nem perto do da minha HX1. Então, primeiro gostaria de saber que tipo de lente eu posso adquirir para ter um zoom pelo menos como o que eu tenho hoje e para fotos com pouca luz. Obrigado!

      Douglas.

      • Bom dia Douglas.
        Realmente você entendeu direitinho a questão do zoom.

        Em câmeras DSLR nenhuma objetiva vai fazer o papel da sua atual HX1 que possui uma variação de 20x. Será preciso compor este ZOOM com duas ou três objetivas e as opções são muitas.

        Vou colocar aqui três opções para você, na ordem das minhas favoritas (qualidade):
        – Canon EF 100-400mm L F4.5-5.6 IS
        – Sigma AF 150-500mm DG HSM F5-6.3 OS
        – Sigma AF 50-500mm DG HSM F4-6.3 EX OS

        Assim, juntamente com a sua lente do KIT 18-55 você terá quase o mesmo poder que a sua HX1 tem, porém muito mais pesado e caro. Leve em consideração o uso que irá fazer.

        Abraços, equipe EF.

        • Douglas Scisleski

          Boa noite,
          Obrigado pela atenção e pelos esclarecimentos. Não querendo abusar, se possível gostaria de tirar mais algumas dúvidas. Estou percebendo que diferente da minha HX1 que não era possível trocar as lentes, o que importa mesmo são as lentes e não tanto a máquina em si. Partindo deste princípio, pensando nas opções que deram de lentes, a “Sigma AF 150-500mm DG HSM F5-6.3 OS” me pareceu ser a de menor valor e pensando nela teriam algumas dicas de máquinas que realmente valem a pena e que façam a diferença com relação a minha HX1, principalmente para fotos com pouca luminosidade? Seria necessário também alguma lente especial para fotos noturnas? Muito obrigado pela atenção e mais uma vez me desculpem por tantas dúvidas. Abraço!

          Douglas.

          • Boa tarde Douglas.

            Sobre suas dúvidas referente a troca das objetivas, note que:
            1 – câmeras DSLR tem um sensor maior, por isso já conseguem uma qualidade melhhor (nitidez, sensibilidade (ISO), etc).
            2 Рexistem objetivas para luz, em especial as F2.8 ou mais luminosas, por̩m ṣo fixas (sem zooom), extremamente clara e pesada.
            3 Рṇo ̩ apenas a objetiva que influ̻ncia em fotos noturnas, mas tamb̩m o ISO usado, a velocidade de disparo (tempo), uso ou ṇo de Flash.

            Levando em conta todas as variáveis entre as duas câmeras, certamente a Canon leva vantagem. Sobre a objetiva 150-500mm ela é a mais em conta das três opções porém note que possui a mesma luminosidade da 50-500mm e é pouca coisa mais escura que a 100-400mm.

            Abraços, equipe EF.

  65. Ola! gostei muito do post, e aprendi bastante com os comentários também, você esta de parabéns! sucesso!

  66. Só pra constar e para manter o animo de pessoas iguais a você que ajudam muito pessoas “lentas” iguais a mim, OBRIGADO, FOI DE GRANDE AJUDA, SIMPLES, CLARO E OBJETIVO, OBRIGADO.

  67. Olá, ótimo site !

    Tenho uma dúvida, comprei a Nikon d5000 e ela veio com a 18-55mm. Gostaria de adquirir uma lente com um alcance muito maior, para focar em algum rosto distante. O correto então seria eu adquirir uma 18-200 mm ? o que me recomenda ?

    Obrigado!

  68. Ok, muito obrigado.

  69. Boa noite!!!
    Gostaria de saber se pode me ajudar, tenho uma Nikon D7000, trabalho com fotos em casas noturnas onde normalmente a luz é pouca, mas tenho flash extra e com isso não tenho muito problema.Minha duvida é a seguinte como consigo fazer o foco em todas as pessoas fotografadas sem que as das pontas fiquem desfocadas??? normalmente tiro fotos no AF-A com 39 pontos de focagem mas em algum momento sempre fica as pontas com as pessoas desfocadas. vc pode me dizer o que estou fazendo de errado??? As foto são tiradas sempre em modo Manual. Desde ja muito obrigado….

  70. Distância focal das objetivas e o famoso “zoom, MM ou zoom “X”.
    Na verdade, minha duvida é quanto a distância focal ou zoom em METROS;Ex: se 24-720=720/24 é igual a 30X:e 24-840=840/24 é igual a 35X:e Nikon Coolpix P510 24-1000=1000/24 é igual a 41,6666(DIZIMA PERIODICA)de zoom optico,Qual é a DISTÂNCIA FOCAL em METROS do ponto mais Próximo ao ponto mais lonje do Objeto ou Alvo em Questão!??
    Peço Desculpa a Equipe EF por talvez não estar sendo tão claro quanto deveria,mas na verdade nem eu mesmo sei se existe algum site ou se Vcs tem algum post sobre esta minha duvida,pois já procurei no Google pesquisa e nada encontrei.Se a Equipe EF tiver algum material sobre o assunto,por favor me mande através do meu E-MAIL.
    Desde já Agradeço pela atenção e compreensão;PARABÉNS PELO SITE E PELA EQUIPE EF,ABRAÇOS.

    • Rodney, bom dia!
      Muito pertinente sua pergunta e uma dúvida de muitas pessoas, porém este cálculo requer um bom conhecimento em física e matemática, existem fórmulas para se calcular isso porém bem complexas que seria complicado explicar aqui. Recomendo que pesquise um pouco mais na internet ou com algum profressor.
      Att, equipe EF.

  71. Antes de mais nada parabéns pela explicações que pessoas como eu que sou fotografo amador só encontram aqui.
    Comprei uma Nikon D5100 ( com a lente 18-55mm do kit) e já estou estudando quais as lentes mais interessantes de se adiquirir para ficar…vamos dizer bem servido. Então pensei na Nikon Af-s 50mm F/1.8g por ser uma lente clara e pelo que li bem versatil em ambientes fechados e pensei na 18-200mm, pra não precisar de trocar muito a lente e evitar sujar o interior da camera. Oque você me diz sobre essa escolha. Obrigado

  72. Ótimo o site!! Também estou interessado na nikon p510, mas como ela é nova no mercado, ainda estou pesquisando pois quero uma câmera para fotografar aves, tanto em interior de mata, como em campos abertos, logo, será que essa câmera poderá me atender? Também estou pesquisando outras como a exemplo a canom sx 40. Desde já, agradeço!!

  73. Boa tarde! Boas as explicações.
    Sou fotografo mais que amador, curioso, possuo uma HX1 ( 24 x) , e estou interessando numa superzoom , 42 x ( 24-1000mm) , Nikon P 510, vale a pena eu investir? Tiro fotos de obras de construção ( não há necessidade de aproximação , talvez grande angular) , mas gosto de paisagem e se me permite “zoom” , dá sensação de poder de aproximação.

  74. Bom dia!!!!

    Achei muitissimo interessante e util sua explicaçao sobre distancia focal e zoom.
    Gostaria de ajuda: Tenho uma Nikon D3100 com Objetiva 18-55mm, e gostaria de adquirir uma objetiva que me desse mais detalhes, melhor resoluçao, mas para diversos ambientes: natureza ( fauna e flora), retrato e movimento. Adoro fotografia, mas sou amadora, e nao tenho como investir, neste momento em uma lente para cada contexto a ser fotografado. Voce me recomenda alguma?

    Grata,

    Vaniusa

  75. Boa tarde, EF,
    Possuo uma T1 com 18-55mm e 50-250mm ambas EF-S, não sou profissional da arte fotográfica, vai a duvida: comprar uma 5d com 24-105 L ou trocar as objetivas por 24-105 L + 70-200 L + speedlite 580 .
    Melhorando a pergunta, comprar essa fullframe com a objetiva ou comprar essa objetivas e o flash e manter a minha T1. Qual seria a melhor opção para se ter a melhor qualidade de imagem.
    Outro questionamento a 24-105L na t1 tem a mesma qualidade de imagem na 5d, se sim e muito perceptível essa diferença?

  76. Desculpe o re-post…
    (Sobre minha pergunta acima)

    Segue as especificações da Maquina e lentes !

    MAQUINA : Nikon – D5100 16.2-Megapixel DSLR Camera with 18-55mm VR Lens – Black

    LENS : Nikon – AF-S DX Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6 VR Zoom Lens for Nikon SLR Cameras

    Mais uma vez, muito obrigado pela atenção !

  77. Desculpe minha vasta ignorância…
    Possuo uma FZ-40 e meu foco é buscr imagens looooonges !
    Adoro fotos do tipo…

    Mas penso em Adquirir uma Nikon D5100 ja com a Lente de 18-55mm e vou comprar uma lente a parte 55-300mm

    A Compra que desejo efetuar, vai me superar nos resultados batidos com a Panasonic FZ-40 ???

    A Lente que vou comprar é mais potente que a lente original de minha FZ-40 !?

    Atenciosamente,

    Daniel Farina,

    Desde já, agradeço a atenção

    • Daniel, boa noite.

      Respondendo a sua dúvida sobre o zoom da FZ40 x D5100 c/ 55-300mm explico o seguinte:

      FZ40 tem um zoom 254, que gera uma dist. focal 600mm no máximo.
      D5100 com objetiva 55-300mm, tem um grupo ótico que vai até 300mm, equivalente a 450mm com o fator de corte do sensor DX do corpo.

      O que realmente muda é a qualidade da captura. A FZ talvez nos 600mm não gere imagens tão nitidas quanto os 300mm (450mm cosiderando o crop) da D5100.

      Embora a FZ aproxime mais, a D5100 vai te dar imagens melhores, que permitem um crop pra aproximar o assunto.

      Abraços.

      Equipe EF

  78. Pela primeira vez achei uma informação técnica sobre o zoom de forma didática!
    E ainda o exemplo usado foi da avi-fauna, justamente sobre o que procuro!
    Parabéns!

  79. Bom Dia!
    Estou com uma dúvida… Vou comprar uma nikon 5100,sou amadora em fotografias, qual seria mais pratica para tirar fotos em viagens? O kit 18-55mm com 55-200mm (Teria que trocar de lente à toda hora?) Ou somente a lente 18-200mm?
    Agradeço sua atenção
    Tatiane

  80. ok entao no meu caso a melhor escolha é a 55×200,certo. obrigado

  81. Ola, nao me respondeu com relacao as lentes. a 18-55 e para fotos de peto e a 55-200 e de paisagem, n e isso. Em vezes -X-, QUANTOS SERIA A 55-200 DA SONY ALFA A 35. Grato.

  82. bom dia , obrigado pela dica, entao se eu entendi no meu caso q gosto de visitar zoologicos e fotografar animais, paisagens e insetos as vezes e podendo fotografar crianças em festa de aniversario a mais indicada nesses casos seria entao a 18x200mm ja q tenho a 18x55mm correto ou vc tem uma dica melhor… muito agradecido e parabens pelo trabalho q nos ajuda muito abraços. Ricardo

    • Bom dia Ricardo.

      Sobre a sua dúvida em ter uma objetiva para fotos gerais, a 18-200mm subistitui a sua 18-55 e extende o poder de aproximação até 200mm. Seria o mesmo que você ter um kit formado por 18-55mm + 55-200mm por exemplo.

      O ônus dessas objetivas com range (zoom) muito longo (grande variação) é que a qualidade óptica fica um pouco comprometida no extremo da aproximação.

      Equipe EF.

  83. Ola amigo, sou amador em fotografias, porem gosto muito e estou querendo me aperfeicuar. Gostaria de saber se eu estaria bem servido com uma Sony A-35 ja que minha intencao e tirar fotos de viagens, familia e gosto de utilizar um pouco o zoom. Como esta camera com a lente 18-55 nao tem muito zoom, acha que a 55-200 tem bem mais. A 55-200 comparando com o zoom de uma HX1, de quantas vezes seria. Grato. Qual vc aconselharia- Nikon d3100, Canon 550d ou esta sony A-35.

    • Bom dia David.

      Sobre a pergunta da qualidade da A-35, certamente é uma boa opção. A Sony tem investido muito na linha A-xx (sem espelho). A alguns meses recomendei a um amigo uma A-33, atualmente ele já tem um segundo corpo e esta muito feliz com ela.

      Canon e Nikon tem ótimas opções também, com a vantagem de existir no mercado muito mais ofertas de produtos para Canon e Nikon, inclusive com preços mais baixos.

      Abraços.
      Equipe EF.

  84. Tenho exatamente a mesma dúvida do Rubens… Tenho uma Sony H20 (que tem “zoom de 10x”) e tenho uma Canon T3 com uma objetiva 55-250mm. A Canon com essa objetiva aproxima o objeto basicamente igual a Sony. E pelas contas desse post, a Canon com a referida objetiva tem 4.54 de variação (pra nem chamar de zoom).

    • Bom dia Sandro.

      Sobre a sua dúvida em relação aos 10x de zoom da sua H20, recomendo que pesquise no manual da câmera a equivalência destes 10X em “mm” se comparado ao formato 35mm. Toda câmera traz no manual essa informação.

      Uma Canon T3 com objetiva 55-250mm você terá quase a mesma aproximação da H20X, porém falta uma objetiva wide pra completar, sendo a do kit a mais recomendada: Canon EFS 18-55mm, ou seja, vocêr teria duas objetivas: 18-55mm + 55-250mm.

      Abraços
      Equipe EF.

  85. Agora está claro mesmo!
    Muito obrigado por esclarecer!

  86. Continuando a duvida do rubens a minha é a seguinte:

    Eu tenho uma Canon SX30IS, acho ela ótima tiro fotos da Luz e posso ver as crateras dela com nitidez, se utilizo o zoom digital (144x) embora a resolução não seja a mesma a foto fica ótima. Agora é o seguinte, se eu comprasse uma Canon EOS60D somente o corpo, e uma objetiva de 800 mmm (que custa em torno de R$24.000,00, quando eu acoplasse a mesma a camera e ligasse em seguida, a imagem em questão de ampliação e não qualidade, que eu iria ter seria a mesma da SX30 com o zoom ativo, ou eu iria dar o zoom na teleobjetiva como faço na SX30?

    talves tenha ficado confuso mas não consigo entender somente se a tele objetiva tem o zoom ou se vc pode por exemplo tirar uma foto escolhendo a distancia desejada ao invés de ser um zoom fixo.

    • Fagner, sobre sua dúvida é o seguinte:

      ZOOM significa dizer que uma objetiva tem o poder de aproximação variável, ou seja, pode alterar o quanto a objetiva vai aproximar e ela pode ser WIDE (angulo aberto) ou TELE (angulo fechado).

      Já a 800mm de R$24.000,00 que você citou, é uam TELE FIXA (sem zoom), ela vai trabalhar sempre em 800mm, aproximadamente a distância de aproximação máxima da sua SX30is, sem variações.

      O que diferente um sistema de outro é a qualidade que chega a ser incomparável, a objetiva fixa na 60D é outra realidade.

      Atenciosamente.
      EF

  87. ola. gostaria q me ajuda se… por favor . tenho uma nikon d 5000 com uma lente 18x55mm gostaria de estar futuramente adquirindo uma nova lente com mais aproximaçao,qual seria melhor uma 18×200 ou uma 55x200mm,tenho a fotografia como hoby por enquanto ja fiz curso basico e um curso de foto documental, tenho talento para fotografia e muita paixao ,costumo fazer mais fotos na natureza e tambem macros me ajude com sua opiniao. obrigado. abraços.

    • Bom dia Ricardo.

      Sobre a sua dúvida de qual objetiva aproxima mais, uma 18-200mm ou uma 55-200mm a resposta é que ambas tem o mesmo poder de aproximação, a diferença está no quanto elas conseguem “afastar”, digamos assim, o assunto. A objetiva 18-200mm vai permitir fotografar desde prédios, paisagens, grandes construções a uma distância próxima deles devido aos seus 18mm, chamados de angular, quanto fazer closeups utilizando os 200mm.

      Já a 55-200mm vai começar de uma objetiva normal, que não permitirá enquadrar quandres planos de visão a curta distância, porém permitirá oo mesmo closuep com seus 200mm.

      A diferença entre uma e outra é que a 18-200mm é uma objetiva versátil, vai de angular (planos abertos) a tele (planos em close), porém a qualidade ópitica é sacrificada em nome da versatilidade, já a 55-200mm vai de normal à tele gerando uma qualidade um pouco melhor nas imagens devido a menor variação de zoom, sacrificando a versatilidade em nome da qualidade um pouco melhor.

      Abraços
      Equipe EF

  88. Insistindo um pouco na pergunta.

    Esqueçamos a questão de mensurar em x. E se falarmos de ampliação, aproximação?

    Por exemplo, uma lente fixa de 800mm vai ampliar um objeto quantas vezes? Ou vai aproximar em quantos metros? Tem como calcular ou estabelecer algo?

    Supondo uma superzoom de 28-800mm, ela vai aproximar um objeto em questão igual a uma objetiva fixa de 800mm?

    Obrigado pela atenção.

  89. No caso de uma objetiva de 800mm, qual seria a aproximação dela? Como mensurar isso em “x”?

    Obrigado

    • Bom dia Rubens, respondendo a sua dúvida sobre como mensurar em “X” (vezes) a aproximação de uma objetiva fica claro que por ser fixa, não possui variação, ela sempre será 800mm porntanto apenas 1X de zoom.

      Como citado no post acima, o “X” não é uma unidade de medida real, apenas de variação!

      At.
      Equipe EF

  90. Muito boa a explicação mesmo, mas ainda tenho uma dúvida. Como sou novo na área é o primeiro site que leio a respeito de mm vesus X. Então, o que define uma aproximação maior? Uma câmera com um zoom de 30x com uma lente de 24mm ou uma câmera de 21x com uma lente de 35mm? Ou ainda não entendi nada? rs rs
    Obrigado

    • Bom dia Léo. Vamos tentar ajudar você sobre sua dúvida de qual delas aproxima mais.

      Depende, se uma objetiva tem descrito que possui um zoom de 21x, iniciando-se em 35mm a dist. focal, basta multiplicar 21x (x) 35mm = 735mm!
      Se possuir uma objetiva com zoom de 30x, iniciando-se a dist. focal em 24mm, basta multiplicar 30x (x) 24mm = 720mm!

      Neste caso temos um empate técnico na questão “aproximação”, ou seja, telefoto, mas um ganho muito grande para a camera com zoom de 30x em distância focal wide (angular), já que começa em 24mm contra 35mm e se tratando de angular, 11mm é muita diferença.

      O que vale mesmo é a distância focal em “mm”, o zoom em “x” é só a varição em vezes.

      Abraços
      Equipe EF

  91. Olá, não entendo naaaada de câmeras e nem de fotografia e no momento sem tempo pra qualquer cursinho básico. Comprei uma Nikon Colpix P500 21X, gostaria de saber se ela é razoável pra tirar fotos digamos “semi-profissionais” para meu blog?
    Desde já agradeço.
    Abraço;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    • Boa tarde Celina!

      Sobre sua dúvida se a câmera Nikon P500 é “razoável” para fotos semi-profissionais, digo o seguinte:

      Sem sombra de dúvidas é uma boa câmera, mas é complicado dizer se uma câmera X ou Y é boa ou ruim, pois existem diversos fatores além do equipamento em sí que irão determinar isso: conhecimento técnico do fotógrafo, cultura, tipo de utilização e fotografia que deseja fazer e etc.

      Abraços
      Equipe EF

  92. ahhh, valeu. Finalmente entendi a distância focal da minha câmera. =)

  93. Obrigado pela resposta. Então a lente da minha câmera em 50mm seria em 2x de zoom? Não seria pouco pra ficar com a imagem proporcional ao olhar humano?

  94. Bom dia, estou aqui recorrendo mais uma vez a orientações mais profissionais. Estou na dúvida entre comprar uma máquina com zoom já na própria máquina como uma sony HX100(30x) / ou uma Canon sw40(35x), ou comprar uma máquina sem lente embutida e comprar a lente com o mesmo poder de zoom separadamente. O que você me recomendaria?
    Andei procurando lentes deste nível (24mm 800mm) e não encontro. isso é comum?

    • Boa tarde Flávio. Primeiramente obrigado pela visita.

      Antes de mais nada é preciso entender que câmeras “super-zoom” são um nicho diferente de câmeras DSL/DSLR (com objetivas intercambiáveis).

      Não existe objetiva tão versãtil paras as DSLR como existe nas superzoom, isso é uam questão de física, de óptica.

      Em termos de qualidade, câmeras DSLR/DSL com objetivas intercambiáveis teóricamente terão qualidade melhor, pois utilizam um sensor maior e tem uma construção diferente, são mais podersosas que as compactas/superzoom.

      Sobre a SonyHX ou CanonSW não conheço os modelos, o melhor jeito é pesquisar na net, ver fotografias e conversar com proprietários das marcas, mas pelas especificações, parecem ser boas câmeras.

      A dica que deixo é que, se for para lazer e buscar custo x benefício a superzoom é a melhor opção, porém se a idéia é trabalho ou extrair a qualidade máxima as DSLR’s são obrigatórias, lembrando que uma objetiva 800mm Canon pode custar algo próximo ao valor de um carro popular.

  95. Finalmente encontrei um artigo que explique mais claramente esse negócio do zoom e da distância focal.

    Só tenho uma dúvida. Tenho uma FZ40 com 25-600mm (24x), mas as fotos q tiro sem o zoom ficam com 4,5mm e com o zoom total (24x) ficam com 108mm, isso consultando os dados Exif. Como 50mm é similar ao olhar humano, que zoom corresponderia ao 50mm na minha FZ40? Devo usar zoom 12x (considerando a escala 4,5-108mm) ou zoom 2x (considerando a escala 25-600)?

    Obrigado.

    • Bom dia Solimar.

      Realmente é isso mesmo, como a sua câmera tem um sensor bem menor que uma 35mm, a distância focal também diminui, por isso sua câmera é relativamente pequena com um zoom poderoso, pelo chamado “CROP” gerado. Para descobrir a relação entre os “mm” da sua objetiva equivalente ao sistema “35mm” e só calcular pela regra matemática de três, mas no seu cato tá muito fácil:

      Se 4,5mm, a menor distância focal da objetiva equivale a 25mm no sistema @35mm, é fácil saber que 9mm (o dobro) vai equivaler a 50mm (o dobro) em @35mm.

      Quando o exif das suas fotografias mostrar “9mm” quer dizer que você fotografou como se estivesse usando uma câmera de filme 35mm ou digital full-frame com uma objetiva 50mm.

      Abraços

  96. Melhor explicação que já vi na Net.
    PARABÉEEEEEEEEEEENS

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!