Cumuruxatiba: o paraíso baiano!

Olá pessoal, estou devendo um post à alguns dias aqui no blog, mas como estava  viajando foi um pouco mais complicado escrever, até tentei utilzando o 3G que levei porém não tive sucesso!

Cumuruxatiba, vista do mirante

Estive em CUMURUXATIBA, cidade praiana do extremo sul da Bahia  a convite dos meus amigos Mario B. e Eliana S., segredo desvendado!

Praia do Moreira

Realmente CUMURU é sencaional, por meses ouvi o Mário dizendo e mostrando fotos da região, mas eu só acredito vendo então lá fui eu pra CUMURU.  Paisagens e praias maravilhosas, mas antes de falar de CUMURU quero contar sobre a viagem:

1.402 Km  de carro pelas estradas de São Paulo, Minas Gerais e sul da Bahia, pernoite em Teófilo Otoni-MG para recarregar as pilhas e tocar em frente com segurança  até que a chegada da tão esperada CUMURU. Durante o percurso horas e horas de conversa sobre diversos assuntos, belas paisagens, alguns acidentes no estado de Minas, muito embora seja verdade que a Eliana cochilou grande parte da viagem e paramos algumas vezes pra fotografar paisagens que nos guiavam até o nosso destino.

Imbassuaba

Enfim pé na areia diante de um visual fantástico, quando não de cima das falésias. Atividades por lá não faltam: caiaque, moto e quadriciclos para alugar e explorar a região, passeios de barco e jipe. Pra quem gosta, CUMURU tem vários recifes de coral a poucas horas de barco para mergulho autônomo (sem cilindro).

Mirante, restaurante Catamara.

Além de lindas praias, CUMURUXATIBA é uma vila que mescla pescadores e descendentes indígenas da tribo Patatxó, atualmente na região existem alguns parques: Parque Nacional do Descobrimento e a RESEX – Reserva Extrativista da Marinha de Corumbau, áreas protegidas para preservação das espécies.

A cidade vive em função da maré, maré baixa os barcos dos pescadores ficam encalhados na areia, maré alta todo mundo pro mar pescar! A cor da água muda conforme a maré e o vendo, sul  ou nordeste,  e vai passando de azul pra verde de limpída e clara para barrenta, é assim, tudo muda a toda hora…

Recifes de coral do Carapeba

O nome CUMURUXATIBA vem justamente da junção de dois termos índigena que quer dizer maré baixa e maré alta, fazendo referência à grande variação da maré que nas noites de lua cheia chega deixar uma faixa de praia com mais de 200 metros de areia. A água é quente, entre 25º e 28º, sem ondas  pois CUMURU esta protegida por uma barreira de recifes naturais.

O céu no sul da Bahia é penso! Isso mesmo, todas as estrelas se aglomeram lá e é possível visualizar a  Via Láctea, dúvida? Eu também dúvida quando o Mário me dizia isso, mas pude ver com os meus próprios olhos!

Japara Grande

Eu fiquei poucos dias por lá e não pude conhecer todos os lugares mas posso enumerar as praias e vistas que mais gostei da seguinte forma:

1º mergulho nos corais do Pataxo, Itacolomi e Carapeba.
2º a paisagem da praia Japara Grande esta entre as mais belas.
3º Monte Páscoal, não esta em CUMURU mas esta próximo!
4º Imbassuaba, lugar muito bonito, o favorito do Mário e Eliana.
5º Pier! Contemplar o nascer do sol no pier é algo maravilhoso.

Como se não bastasse as lindas praias e paisagens, CUMURU esta na rota de tartarugas, golfinhos e baleias Jubart que aproveitam as águas quentes da região para dar a vida a seus filhores.

Praia do Pier

Enfim, deixo agora por conta das fotos que fiz por lá para ilustrar toda a beleza do lugar, realmente CUMURU é maravilhosa!

Para ver todas as fotos da viagem CLIQUE AQUI.

Valeu Marião e Dona Eliana pela ótima viagem!

Abraços  à todos.

Tiago R.
Fotógrafo profissional, porém na Bahia um baita preguiçoso!

3 Comments:

  1. Melhor lugar do mundo, frequento cumuru a 30 anos, e silplismente fantastico.

  2. boa noite amigo! saberia me informar se existe alguma locadora de motos ou buggy em Cumuru? e se posso chegar a partir de Cumuru até Ponta do Corumbau com moto ou buggy?
    no aguardo, obrigado!

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!