Canon lança: 5DS e 5DSR, objetiva EF 11-24mm F4 L e Canon T6S e T6i.

Canon anuncia duas novas câmeras DSLR com 50 megapixel, isso mesmo, meia centena de megapixel em um sensor 35mm conhecido popularmente como full-frame (quadro cheio).

5DSR com EF 24-79mm F2.8 L. Créditos Canon Inc.

Após as Nikons D800, D800E e D810 e Sony A7R, todas com 36 megapixel, chegou a vez da Canon colocar no mercado um modelo com altíssima resolução de captura, um projeto que já era comentado nos bastidores entre os fotógrafos há anos. O que ninguém esperava é que seriam logo duas câmeras  de uma única vez e ambas com 50 megapixels!

A diferença entre elas esta no uso do filtro optical low-pass presente no modelo 5DS e ausente no modelo 5DSR.


Megapixel

Ao contrário do que se imagina popularmente, a quantidade de pixels não é o responsável absoluto pela qualidade da imagem final, mas sim pelas dimensões da imagem capturada. Quanto mais pixel maior o tamanho da imagem. Obviamente, conclui-se que quanto maior for a dimensão capturada, maior a possibilidade de extrair detalhes da imagem, mas outros fatores como , conversão do sinal A/D, sistema de processamento e objetivas também estão relacionados a obtenção de qualidade em uma captura fotográfica.


Créditos Canon Inc.   Créditos Canon Inc. Créditos Canon Inc.

 

Ambas as câmeras vem equipadas com correção de cintilação que evita capturar imagens subexpostas por alteração no brilho da cena,  sistema autofoco com 61 pontos AF e pontos cruzados e duplos na coluna central, o que melhora a performance e a precisão do foco.

Já a fotometria utiliza o sistema recém implantado em alguns modelos da marca com 150.000 pixels de medição para definir o brilho (luz) da cena e parece ter abandonado de vez o antigo sistema  por zonas, ao menos nas câmeras “top de linha” da marca.

A função mirror-up que serve para evitar fotos tremidas em baixas velocidades,  levantando o espelho e abrindo a cortina do obturador pouco tempo depois e pode ser configurada através do menu o valor do atraso, uma novidade. Talvez depois da gigantesca resolução de 50 megapixel, o mirror-up ajustável seja a grande novidade do modelo.

Outra novidade esperada pelo usuários que chegou no modelo é o intervalômetro, função para capturar imagens em determinado espaço de tempo (time-lapse).


Canon 5DS e 5DSR

Confira as especificações básicas dos dois modelos:

  • Sensor com 50MP (8688 x 5792)
  • Processamento com dois processadores Digic 6
  • Sistema de foco hibrido dual-pixel
  • Disparo continuo de 5fps (burst)
  • Velocidade de disparo de  1/8000 segundos
  • 61 pontos de foco, centrais duplos
  • Medição de luz em 150,000 RGB pixel
  • Sincronismo de flash 1/200 (sem flash embutido)
  • Vídeo full-hd 1920×1080 à 30 qps em formato H.264
  • Dois slots para cartões CF e SDHX
  • Conexão USB 3.0
  • Conexão mini-HDMI
  • Conexão Microfone
  • Controle remoto com e sem fio
  • Bateria de alta capacidade LP-E6 com durabilidade para 700 fotos (CIPA)
  • Corpo selado contra poeira e umidade.
  • Peso 930gr.

⇒ O modelo SR não possui filtro “low-pass” na frente do sensor, teoricamente gerando imagens mais nítidas. Veja as especificações completas do modelos Canon 5DS aqui e Canon 5DSR aqui.

Em termos de ISO as novas 5DS/R estão muito próximas ao modelo 7D MarkII com seus 20 megapixels, isso se levado em conta a densidade dos sensores (quantidade de pixels por área). Em ambos os modelos, 5DS/R e 7D markII observa-se um fato interessante que deve ser levado em conta, praticamente a mesma densidade de pixels, mas a sensibilidade ISO nos modelos 5DS/R limita-se a 12.800 (já expandido via software) enquanto que no modelo 7D mark II chega a 51.200! Curioso não?

A Canon que já tem o melhor equipamento APS-C da atualidade, a  7D mark II segundo as considerações e análises do fotógrafo do portal EF, passa a dominar o seguimento full-frame, com uma linha de câmeras “full” para todos os tipos de uso, dispondo da 5D mark III para situações onde qualidade em ISO alto seja exigido, como em eventos sociais e ensaio de fotos externas e afins e os modelos 5DS/R para fotografia onde seja necessário altíssima resolução, como uso em estúdios e produções fotográficas para campanhas publicitárias.

Nova objetiva Canon 11-24mm L e Canon T6i e T6s

canon_EF_11-24mm

Juntamente com o modelo a Canon anunciou uma nova objetiva super-angular, Canon EF 11-24mm F4 L e as câmeras Canon T6S e T6i que trazem sensor APS-C de 24 megapixel e configurações praticamente idênticas para captura de fotos, exceto no modo de vídeo que na T6S é possível controlar a exposição manualmente além de permitir capturas de vídeo em “HDR” e possuir a ferramenta af-tunning para ajustes na precisão de foco e diferenças na construção do corpo, sendo a T6S mais completa com painel LCD superior, equipada com dois dials, um dedicado para abertura e outro para velocidade.

Abraços e até a próxima.
Equipe EF.

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!