Plugin Adobe Camera Raw e suas versões

O Photoshop é conhecidamente um dos mais importantes softwares para tratamento e edição de imagens. Entre suas várias versões existem os chamados plugins, aplicativos que rodam dentro ou paralelamente ao programa da Adobe.

Lista completa das versões do Adobe Camera Raw para PC

→ Lista completa das versões do Adobe Camera Raw para MAC

Um dos plugins mais importantes para os fotógrafos profissionais talvez seja o ACR – Adobe Camera Raw, que é o aplicativo da Adobe responsável em converter e fazer os primeiros ajustes  nos arquivos capturados no formato crú (RAW), pelas câmeras digitais mais avançadas. Este aplicativo acompanha as atualizações dos modelos de câmeras e também as versões do Photoshop, que atualmente se encontra na versão CS5.

O ACR não trabalha apenas com o Photoshop CS, mas também com o Photoshop Lightroom e o Adobe Bridge. Uma vez atualizado a versão do ACR todos os programas da Adobe que utilizam o ACR passam a utilizar a versão mais recente.

Para quem ainda utiliza o Photosho nas versões CS3 ou CS4 o ACR compatível é até a versão ACR 5.7, já a partir da versõe ACR 6 a compatibilidade passa a ser com CS5 e LR3.

Manter o ACR atualizado é a única forma abrir qualquer tipo de arquivo crú (RAW), além da compatiblidade com os arquivos das câmeras digitais mais novas, sempre existe uma melhora nas ferramentas e no tratamento aplicado nas fotografias com as versões mais atuais do ACR.

Outra ferramenta interessante que acompanha o pacote é o Adobe DNG Converter, um aplicativo simples que trabalha individualmente de outros programas na conversão dos arquivos crú (RAW) da câmera para um arquivo crú (RAW) genérico conhecido como DNG ou então para arquivo final como o JPG ou TIF.

Abraços e até a próxima.

 

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!