A algum tempo espera-se o lançamento da sucessora da famosa D3/D3s, e nessa manhã de janeiro a notícia se confirmou no site da Nikon USA!
A nova Nikon D4 não impressionou pelas caracteristícas, o que já era esperado pela equipe do portal EF devido ao conservadorismo da marca que segue sempre um padrão nos lançamentos. Em muitos fóruns e grupos de fotografia se falava em um corpo full-frame com mais de 30 mega-pixel, o que vai na contra-mão dos últimos lançamentos feitos pela Nikon, que desde a migração para o sistema digital, evitou grande inovações, seguindo uma linha coerente em seus lançamentos.
Principais caracteristicas:
- sensor 16.1 megapixel
- vídeo full-hd 1080 com 30/fps ou 720 com 60/fps
- nova medição RGB 3D color matrix III com 91.000 pixel e reconhecimento de cena
- multicam 3500FX (o mesmo da D3/D700/D3x/D3s)
- slot duplo para cartão CF I/II e CF-XQD, a nova tecnologia dos CF lançada pela Sony
- até 11 fotos por segundo, com 200 imagens seguidas
- compatível com objetivas DX e FX, baioneta Nikon F
- auto-foco manual, simples, contínuo ou seguindo o assunto (tracking)
- ISO 100-12.800 ou expandido de 50~240.800
- conexão LAN direta no corpo (wirelles e GPS através de acessórios)
- corpo selado de magnésio
Para as especificações completas, veja o site oficial da Nikon!
O lançamento não trouxe grandes novidades em relação ao modelo D3s, a não ser o novo sensor com 4 megapixel a mais, o vídeo full-hd com 30fps e o novo sistema de medição de luz com 96 mil pixels que juntos conseguem identifiar o tipo cena fotografada através do sistema de reconhecimento de cenas.
A Nikon como sempre mantem uma linha de lançamentos que começa em um corpo FX high-end e depois lança o seu corpo FX mais em conta, no caso deverá deve ser a D800, nome da provável sucessora da D700, com praticamente as mesmas caracteristícas, porém sem o grip integrado, taxa de frames mais lenta, slot para um cartão ou talvez dois sem ser XQD, o novo padrão.
Já o preço da D4, U$5.999,00 (nos EUA e sem os impostos) ficou um pouco salgado para as poucas novidades, principalmente se comparada com a nova Canon 1Dx com seus 18mpx, 14fps que fez uma revolução na linha 1D, criando quase um hibrido entre as linha 1Ds (alta resolução) e 1D (alta velocidade).
Futuros lançamentos!
Agora a torcida fica pelo anúncio da D800 (update da D700) e da D400 (update da D300s), rumores não faltam mas a grande maioria, um pouco fantasiosos, em realação ao que realmente deve vir nos próximos meses.
Sobre a D800 fala-se de dois modelos, um com filtro lowpass e outro sem o filtro para maior nitidez, sensor com 36 megapixel e outras coisas mais. Particularmente eu acho pouco provável, principalmente a questão da opção com ou sem filtro. Os 36 megapixel pode ser em função do anúncio da Sony ter desenvolvido tal sensor, porém não deve equipar a D800 e talvez uma D4X ou similar. Para a D800 eu aposto em um sensor igual ao da D4, se vier um sensor com mais megapixel deve ser o já conhecido 24 MP da atual D3X.
Já a D400 tudo indica que seguirá o atual padrão da D7000, com o novo sensor de 16.1 Mp, deve continuar com os ótimos 51 pontos de foco, vir com o novo sistema de AF MultiCam 4500DX, e um burst de 8fps além do vídeo full-HD que já se tornou padrão nas DSLR’s.
Agora é aguardar e torcer!
Até breve.
Equipe EF
[...] A notícia vem em boa hora, juntamente com o anúncio da nova Nikon D4 full-frame. [...]