Muito se discute sobre as unidades dos flashs dedicados, afinal, luz é tudo na fotografia e ter um bom flash pode respresentar significativas melhoras na fotografia.
Recentemente a Nikon lançou um novo modelo, o Speedlight SB-700 e tive a oportunidade de comprar uma unidade para fazer alguns testes e comparar com o atual SB-900 que utilizo.
Logo de cara fiquei impressionado, realmente o SB-700 é muito bem fabricado com uma construção sólida e vem completinho: difusor externo (domo), gelatinas, suporte para tripé além do rebatedor e difusor angular embutidos.
O flash é bem compacto, do tamanho do SB-800 aproximadamente, com botões para funções bem distruídos que facilitam a operação e configuração do mesmo. Um botão pra mudar rapidamente o modo do flash entre TTL-BL, Manual, GN logo ao lado do LCD.
Outra facilidade que o SB-700 tem é o novo seletor (botão) de modo de luz para alternar entre padrão, even (espalhada) e centralizada (concentrado ao centro). Essa função é muito útil para controlar a distribuição da luz.
Quando fotografo natureza (fauna) por exemplo, sempre opto pelo modo central e quando fototografo macro, paisagens ou várias pessoas na cena uso modo padrão ou even para uma melhor distribuição da luz.
O SB-700 taz também os modos MASTER, Remoto e SU-4, funções já conhecidas dos usuários do SB-800 e SB-900 que permitem fazer disparos com flash fora da sapata da câmera ou controlar oturas unidades (SB-600, SB-700, SB-800 ou SB-900). A função remoto permite configurar o flash pra ser utilizado com sua fotocélula embutida, muito bom para pequenos estúdios portáteis.
Diferente dos SB-800 e SB-900 o SB-700 não tem entrada para bateria externa (batery flash pack) e pra quem faz fotografias que exige reciclagem rápida pode ser um fator limitatante. Utilizando 4 pilhas, Ni-MH a reciclagem é bem rápida e atende a maioria das ocasiões, ficando em 2,5s aproximadamente.
O que eu gostei!
- recursos completos
- modo master, remto, SU-4
- bouce (difusor) incluso
- rebatedor e difusor angular embutidos
- tamanho compacto (leve)
O que eu não gostei!
- falta da entrada para bateria externa
- mediação TTL-BL constante (matrix e central), sem ser BL só com fotometria spot
Em geral o flash esta muito bem construído, com recursos de ponta para quem quer um bom flash para trabalhar ou simplesmente para lazer. Posso dizer que é uma ótima opção para 90% das situações onde seja necessário o uso de um flash dedicado, e arrisco até dizer que é quase um “hibrído” com recursos parecidos ao do SB-900 e tamanho do SB-600.
Especificações:
- NG 28 (em ISO100, 35mm e formato FX)
- Zoom 24-120mm (FX) e
- Modos i-TTL (BL), Manual, NG
- Master, remoto (Wirelles) e fotocélula
- Reciclagem em 2,5 segundos (alcalinas ou NI-MH 2100mah)
- Compensação +/- 3.0 EV
- 4 baterias ou pilhas AA
- Acompanha difusor (domo), gelatinas, suporte (para tripé), case
- 450g
Logo após receber o meu SB-700 fiz um evento utilizando o novo flash e posso dizer que o resultado foi muito bom, não falhou no tempo de reciclagem e deu conta de fazer todas as fotos com uma luz muito parecida com a do SB-900.
Gostei, ótima opção para quem quer um flash leve e completo!
Abraços e até próxima.
Tiago R.
Caro Amigo, boa tarde, venho por meio desta pedir uma explicação, o SB 900 tem marcador de temperatura igual ao SB 700, a minha duvida é:
A onde desabilita o termometro do SB 700, já procurei em tudo no menu e não achei.
Fico grato , e aguardo resposta.
Abraços
Marcello, primeiramente obrigado pela visita!
Realmente o SB-700 é um ótimo flash, porém ele não conta com a função de desativação da proteção contra aquecimento.
At.
Tiago R.
Gostaría de saber se este flash também trava quando fica aquecido, assim como acontece com o SB900. Estou em dúvida se compro um SB800 usado, mas está mais caro do que o SB700, ou se compro este último. Meu receio é que quando o termostato subir ele travar e me deixar na mão, pois tiro muitas fotos em sequência, porque trabalho com eventos. Grato.
Léo, boa noite e obrigado pela visita.
Sim, o SB-700 possui a trava contra super aquecimento assim como o SB-900, a diferença é que no SB-900 você pode desligar ela via “menu” já no SB-700 não. Por outro lado o SB-700 trabalha em modo “BL” o que gera menor aquecimento. Abraços.
ola, meu querido, gostei muito do seu artigo. Você tem o manual em pdf do sb700??? Tem jeito de me enviar, não consigo achar, e o meu está em espanhol. VLW
Bom dia Wesley. Infelizmente não possuo o manual em PDF mas você pode se cadastrar nos sites da NIKON em Portugal e conseguir a versão em PDF. Obrigado pela visita.
Opa
Primeiramente, parabéns pelo post e pelo site. Muito esclarecedor.
Só gostaria que explicasse um ponto que você colocou e no ” O que eu não gostei: mediação TTL-BL constante (matrix e central), sem ser BL só com fotometria spot”.
Abração e parabéns pelo belo trabalho
Edu
Boa noite EDU.
Realmente o SB-700 é muito bom, mas o modo BL = balanceado faz com que o flash funcione somente completando a luz ambiente, em alguns casos isso causa subexposição. No modo SPOT ele funciona somente TTL, tomando conta da luz ignorando outras fontes, o que faz com que funcione de forma mais precisa principalmente em ambientes de contra-luz.
Esperto ter ajudado.
E ai chará, tudo bem?
Cara vendo seu review muito bom por sinal, estou na maior duvida se troco meu Sb-600 pelo 700, cara eu costumo fotografar aniversario, casamento, Fotojornalismo e natureza como hobby, ja cheguei a usar o Sb-600 em um casamento e ele nao deu um problema, eu queria saber sua opinião a respeito do Sb-700 ele vai aguentar as pontas ou vai deixar na mão quando superaquecer?
abraço valeu, otimo blog, parabens.
Tiago, bom dia
Qto ao PDF em PORTUGUES do SB 700, mesmo me cadastrando no site da Nikon em Portugal, não consegui. Tem algum outro meio de conseguir.?
Grato
Luiz Dorival
Tiago, parabéns pelo belíssimo site… muito show, muuita informação bacana.
Olá irmão belo post.
gostaria de saber como é o funcionamento do flash via remoto, só funciona remotamente em modo MANUAL ?
Boa noite amigo, eu gostaria de saber qual é melhor o sb700 ou o sb800???,e por que???
obrigado.
Pra quem pediu o manual, segue o link: http://www.nikonsupport.eu/europe/Manuals/SB_700/SB-700_Pt_01.pdf
Boa noite amigo.Primeiro quero parabenizar pelo belo site com tantas dicas.Vamos ao assunto.Gostaria de comprar um flash,omeu primeiro,e gostaria de saber se a muita diferença entre o sb900 para o sb700 novo modelo.tenho uma D7000 a lente do kit 18-105,uma 50mm 1.8 e uma 70-300 vrII.Gosto de fotografar natureza e flores.Qual devo comprar.De anti mão agradeço pelas belas dicas do seu sitr.
Bom dia Rogério.
Bom, realmente o SB900 e o SB700 são ótimos flashhes. O SB700 mais leve e compacto com menor potência, já o SB900 um flashe completo, porém grande e relativamente pesado.
Se o seu principal interesse é “lazer” eu recomendo o SB700, se pretende fotografias mais ousadas, MACRO e/ou explorar a luz do flash de forma intensa eu recomendo o SB900.
Ambos são ótimos, mas cada qual com sua peculiariedade.
Equipe EF.
Gostaria de saber se a 60mm f2.8 é boa.observei que ela não tem VR mais e mais clara .Ela e boa para macro.
ta ai pessoal, o manual do sb-700.
http://www.megaupload.com/?d=Y6JZLNME
Boa tarde, gostei muito do seu trabalho, vc faz algum evento no rio?
Boa tarde, em que situações me é aconselhável a ultilização de um difusor?
Boa tarde Alex.
Nunca fiz nenhum evento no Rio, mas quem sabe logo acontece algum.
Abraços
Alex, o uso do difusor é aconselhavél sempre que se queira quebrar a luz dura, ele ajuda difundir a luz pelo ambiente. O uso do acesório é o fotógrafo quem decide. At. Equipe EF
Muitas informações legais, gostei muito, mas gostaria de sabar se estes flashes funcionam como rádio em frequencia ou se um amador pode disparar a luz do meu flash. ABRAÇÃO!!
Boa tarde Coelho.
Não sabemos se entendemos corretamente a sua pergunta, mas, caso seja referente ao uso do FLASH SB700 em modo “wirelles”, fora da sapata da câmera, para criar uma iluminação mais criativa, é possível sim, desde que sua câmera tenha o suporte de COMANDO DE FLASH.
Assim, qualquer pessoa pode usar o flash da câmera para disparar à distância o SB-700. Os SB900 e SB800 (fora de linha) funcionam também como MASTER, comandando vários outros flashes SB’s a distância.
At.
Equipe EF.
Boa tarde!
Parabenizo pelo blog, muito informativo mesmo.
Agora, pelo que entendi, não posso disparar o SB700 via RADIO FLASH, pois esse flash não possui TERMINA DE SINCRONIZAÇÃO para “plugar” um recpetor da Radio flash.
Isso está correto?
Boa tarde Carlos, sobre a sua dúvida se o SB700 funciona com rádio flash, adianto que ele possui modo wirelles, ou seja, pode ser comandado por uma camera que possua o modo “commander” ou então por SBs 800/900.
O rádio flash dispensa comunicação por cabos entre o sensor e a unidade de flash, sendo que o contanto principal da própria sapata do rádio flash irá disparar o SB.
Abraços.
Equipe EF
Olá Amigo!
O problema é que os receptores radio flash da própria RADIOFLASH não se conectam ao flash via sapata e sim via cabo. Então não tem jeito mesmo. Melhor utilizar os SB 900 para esse fim.
Obrigado e abraço!
Bom dia Carlos, segundo sua colocação, se o modelo da própria marca RADIOFLASH só se conectar por “cabo/contato PC” realmente não irá funcionar no SB-700, mas existem outros modelos que funcionam sem a necessidade de cabo, só sendo conectados a sapata do flash.
Equipe EF.
É isso mesmo!!!
É porque comprei um novo RADIO FLASH TTL (da Radioflash) e estava vendeno os meus não TTL para um amigo que tem SB 700, mas para ele não vai dar.
Obrigado por todas as informações.
Abs!
Ola amigo, boa noite, acabei de comprar um SB-700 e estou aprendendo muito e sozinho…
Tenho um radio flash e queria saber qual a melhor configuração devo fazer para obter melhores flash a distancias…no modo TTL ele não dispara…somente no Gn..é só ligar e o negocio vai sozinho?…achei assim a potencia um pouco mais fraco!!!abraçcos e obrigado!
Boa noite!
Vc saberia me dizer se eu consigo alguma bateria que se encaixe na sapata do sb 700?
Obrigada
Boa noite Sueli.
Referente a sua pergunta sobre “bateria p/ sapata” do flash, digo o seguinte:
O SB-700 não possui conexão para jogo de pilhas, pack ou bateria extra. Já o SB-900 e SB-800 oferecem este suporte através dos packs SD-9 e SD-8a, aumentando a autonomia e diminuindo o tempo de recarga entre os disparos.
Abraços, equipe EF.
Boa noite,
trabalho com fotografia de evento, tenho os flash SB 600, SB 900 e mais dois SB 700, o qual passou a ser meu preferido, porém um deles começou a apresentar um problema, exposição insuficiente, já fiz tudo indicado no manual, mais não da certo, a primeira foto sai boa mais, logo volta o problema. Será que você pode me ajudar.
Flávio Leite, a melhor coisa a fazer é procurar uma assitência. Atualmente não tenho mais SB-700 portanto não tenho como orientar e também nunca passei por tal problema.
Equipe EF.
Boa tarde,
Tiro fotografias de natureza e estou pensando em adquirir um flash. Vou obtar um ganho mto grande adquirindo o SB-700 ao invés do SB-400??? Obrigado pela ajuda.