Águia-pescadora durante orientação de birdwatching no Tanquã.

Olá pessoal, o post de hoje é curtinho e foi feito diretamente pelo nosso fotógrafo, relatando a observação de uma espécie bem legal fotografada nos últimos dias enquanto ele guiava no Tanquã, leia:

Nos últimos dias enquanto Eu (Tiago D.) guiava e orientava fotograficamente o casal João Marcelo (BioWiki) e Flávia (Bio | Wiki) de Americana-SP em uma saída no pantanal paulista, pude observar e fotografar uma linda ave migratória.

A observação contratada pelo casal tinha algumas espécies principais na lista, entre elas a bela sanã-amarela e a arisca sanã-carijó, que apareceram rapidamente, inclusive a sanã-carijó dando um “show” no seco a menos de 2 metros dos fotógrafos que eu guiava.

A observação continuou, e eu tinha certeza que iriamos observar a águia-pescadora (Pandion haliaetus), espécie que é migratória dos EUA para o hemisfério sul nessa época do ano. Eu já havia visto a águia por lá semanas antes mas sem grandes fotografias. O João Marcelo já tinha fotos da espécie em sua lista feitas em Cubatão, um destino muito procurado por birdwatchers. Já para Flávia era um lifer, e diga-se de passagem, um super lifer!

Durante uma pequena parada para observar e fotografar um gavião-caboclo jovem, observo algo no alto de uma arvore e para surpresa do grupo era ela: águia-pescadora!

2015-11---Aguia-Pescadora_Tanqua_DSC_5457 | Cred.: Tiago Degaspari (fotógrafo do EF) | Cred.: Tiago Degaspari (fotógrafo do EF)

Fizemos muitas fotos com o barco “rodando” rio abaixo com motor desligado para não afugenta-la, mas ela resolveu fazer um voo…

2015-11---Aguia-Pescadora_Tanqua_DSC_5486 | Cred.: Tiago Degaspari (fotógrafo do EF)

Para nossa surpresa, diferente de outras vezes, ela voltou para a mesma árvore, o que proporcionou fotos incríveis dela em voo e também fazendo o movimento de pouso com as garras esticadas.

2015-11---Aguia-Pescadora_Tanqua_DSC_5491

Ficou nos observando curiosa e tranquila.

2015-11---Aguia-Pescadora_Tanqua_DSC_5507 | Cred.: Tiago Degaspari (fotógrafo do EF)

Decidimos então que era hora de seguir rio abaixo atrás de tantas outras espécies: marrecão, carqueja-de-bico-amarelo, tricolino, frango-azul, etc. Algum tempo tempo depois retornamos e passamos próximo ao ponto de observação da bela águia, e como fotógrafo não pode perder a viagem, sugeri ao João M. e Flávia que fizéssemos mais algumas fotografias da águia, já que ela estava pousada…

Ao aproximar, subindo o rio, o barulho do barco assustou a águia que alçou voo e para nossa surpresa com o seu almoço nas garras! Uau… quantas cenas lindas essa águia nos permitiu observar e fotografar!!!

2015-11---Aguia-Pescadora_Tanqua_DSC_5581 | Cred.: Tiago Degaspari (fotógrafo do EF)

Por fim a observação de aves foi melhor do que o esperado. João Marcelo conseguiu seus lifers: sanã-amarela e sanã-carijó e a Flávia se esbaldou em muitas espécies que encontramos durante a saída.

Raramente eu faço uma publicação dedicada a uma única espécie, mas como a águia-pescadora deu um super “show”, permitindo fotos de vários momentos, achei justo ela ganhar destaque especial por aqui.

Melhore suas fotografias!

Guia Birding + Orientações Fotográficas?

Oferecemos guia birdwatching  para observadores de aves e/ou fotógrafos de natureza, associando serviços de orientações fotográficas. Quer fotografar com qualidade? Entre em contato…

Abraços e até a próxima.
Tiago D. | fotógrafo profissional do portal EF.

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!