A sua MÃE fotografa assim?

Bom, todos já devem ter ouvido aquele velho ditado né: “Filho de peixe, peixinho é…” mas se não fosse pela inversão dos fatores o ditado continuaria transmitindo a sua idéia lógica e talvez este post não fizesse sentido, digo isso por que EU (Tiago R.) sou fotógrafo, e não é que acabo de descobrir que a minha mãe também pode ser uma fotógrafa, “Mãe de fotógrafo, fotografa também é…”,  será?

A poucos dias aconteceu uma caminhada fotográfica em Piracicaba onde participei da organziação e resolvi convidar e levar a minha mãe, que não tem a fotografia presente na sua vida, a não ser pelas minhas fotos que ela acompanha e pelas fotografias que ela faz em algumas viagens e passeios.

A história começa um pouco antes, quando ela ganhou a primeira digital dela, logo começou a resmungar pedindo pra trocar por uma melhor, depois uma mais fina, depois uma com “lente” mais poderosa, e assim foi, até que atualmente ela tem uma Canon SX10is, uma compacta superzoom, que dei pra ela a algum tempo para utilizar em viagens.

O engraçado dessa história é que ela nunca se interessou em aprender a fotografar, nunca fez cursos, o máximo foram algumas dicas pedidas momentos antes de algum passeio ou viagem. No último passeio fiquei surpreso! Ela voltou pra casa com algumas boas fotos para uma pessoa “leiga”, mas mãe de um fotógrafo “cri-cri” que vive fazendo comentários e critícas em suas próprias fotos e em todas que alguém da família mostra esperando um elogío, esse sou EU.

É claro que o fato de eu sempre comentar as minhas fotos, quando acerto ou erro, as fotos da minha irmã, de algum amigo que passa por aqui e que eu vejo pela internet, acabou ajudando a formar um certo conhecimento básico, embora o modo de uso da câmera seja o automático, o olhar esta se construíndo.

Abaixo as fotos (autoria Silvia H.):

As fotografias passaram por um processamento de redução de tamanho e também de crop para ficarem na proporção 3:2 e não 4:3 como originalmente capturadas.

Bom é isso. E a sua mãe, também fotografa assim? A minha arrebentou!

Abraços.

11 Comments:

  1. Tem muita mãe escondida atrás de avental de cozinha!
    Parabéns pelo artigo Tiago valorizando o trabalho de sua mãe. Agora é só ir publicando o belo trabalho que ela também faz. Podemos dizer neste caso: Tal mãe, tal filho. Tudo na vida é uma questão de oportunidade.
    Parabéns aos dois!
    abçs,
    Ju.

  2. Acho que o ditado se concretiza, as avessas, neste caso. Ou não???
    Pode ser tbém que a Silvia apenas estivesse escondendo o talento para não ofuscar o Tiagão. Eheheheheeh!!!
    Mandou bem Silvia.

  3. Aê Tiago,
    Mãezona mandando bem…
    Infelizmente a minha não se interessa muito além de ser coruja com o meu trabalho..
    Na época de filme então a bichinha era um desastre hsuahish.. :~
    Acho que no mínimo a genética deu errado pro meu lado..
    Beijoo!

  4. Parabéns Tiago, ou melhor, parabéns Silvia, adorei o olhar. É Tiagão é bom vc não ter ciúmes do seu equipamento pq pelo visto ele vai começar a ser compartilhado com a sua genitora, rsrsrs. Parabéns aos dois, sucesso. Namastê.

  5. Ha tempos eu já ouvi ela falando em sair junto para fotografar, e vc não dava oportunidade!! Risos, agora, só porque está de filho único, fica ai dando esse mole e a maior puxada fotográfica sem zoom que vejo, toma Juizooo em dose dupla.
    Parabéns para a fotógrafa revelação (bastou dar uma oportunidade) quanto tempo dentro do armário rsss – abraço – gostei mesmo!!

  6. hehehehe… interessante Tiago.. antes de eu nascer meu futuro quarto era um studio fotográfico do meu pai rs… ele tinha um revelador em casa, era tudo amador nada proficional mas gostava muito de fotografia também…

    Show gostei do post, parabéns!!! 😉

  7. muuuito legal! adorei

  8. Show de bola amigo Tiago.
    PARABÉNS

  9. Bom, eu realmente gostei do olhar da sua mãe, usou a luz perfeitamente pois mesmo tratando de uma cam automática tem que se posicionar certinho pra pegar imagens assim, olha ae já achou um hobby para a aposentadoria!

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!