Confira 5 dicas de configuração para o seu Photoshop!

Quando se  fala em tratamento de fotografias no Photoshop (versão CS6 e CC), imagina-se uma infinidade de possibilidades, que vão desde os ajustes básicos como luz e cor, até alterações e correções nas imagens removendo ou construindo elementos, etc. Esse post não visa ensinar nenhum desses truques, mas sim realizar algumas configurações que facilitam o uso do programa por fotógrafos amadores e profissionais, aumentando o fluxo de trabalho e otimizando diversos processos.

1. WORKSPACE (espaço de trabalho)

Talvez essa seja a configuração mais básica, porém quase nenhum fotógrafo realiza esse simples ajuste. O Photoshop ao longo do tempo passou a englobar diversas ferramentas,  direcionadas a diversos tipos de aplicações, desde o tratamento de fotografias até criação de imagens para design e publicidade. Com isso o programa passou a oferecer alguns tipos de ambientes, ou seja, espaços de trabalho que trazem na tela uma série de ferramentas úteis para determinado uso ou aplicação.

• Configurando para fotografia:
– clique no menu superior WINDOW (janela)
– clique na opção WORKSPACE (espaço de trabalho)
– clique na opção PHOTOGRAPHY (fotografia)

Note que a espaço de trabalho do Photoshop irá mudar, carregando painéis e ferramentas úteis para o tratamento de imagens.

WORKSPACE (área de trabalho)

2. ZOOM WITH SCROLL WHEEL (zoom com a roda de rolagem do mouse)

Com a instalação padrão do Photoshop, não é ativado um recurso muito útil, a função de zoom através do scroll do mouse (roda de rolagem). Essa função ajuda a otimizar o trabalho no Photoshop, já que não será necessário usar a janela NAVIGATOR (navegação) para alterar a posição do zoom.

• Configurando  no scroll do mouse:
– clique no menu superior EDIT (editar)
– clique na opção PREFERENCES (preferências)
– clique na opção GENERAL… (geral…)
– ative a opção ZOOM WITH SCROLL WHEEL (zoom com a roda de rolagem)

Se preferir use o atalho: CTRL+K

ZOOM WITH SCROOL WHEEL

3. UNDO (desfazer)

Uma das grandes queixas em relação ao Photoshop é sobre o atalho UNDO (desfazer), acionado pelas teclas CTRL+Z. Essa função só desfaz o último comando ou clique executado, não permitindo desfazer uma série de ações seguidas. O que poucos usuários sabem é que existe uma maneira de desfazer várias ações. Uma delas é utilizando a combinação de teclas CTRL+ALT+Z , que desfaz uma série de ações ou então utilizando a janela HISTORY (histórico), uma janela que grava todas as ações executadas.

UNDO / HYSTORY

Se o ícone da ferramenta HISTORY não aparecer no direita como sinalizado, basta clicar no menu superior WINDOW (janela) e na opção HISTROY (histórico), ou ativar o espaço de trabalho conforme explicado acima.

Por padrão, o Photoshop traz configurado para ser mantido um limite das 10 últimas ações em seu histórico, ou seja, você pode desfazer 10 ações. Se você usou a ferramenta CLONE STAMP (carimbo) por exemplo, certamente fez mais de 10 ações ou cliques e caso queira retornar a um ponto anterior, pode não ser suficiente esses 10 estágios. Por isso é importante aumentar a capacidade do HISTORY (histórico) do Photoshop.

• Aumentando o histórico (desfazer):
– clique no menu superior EDIT (editar)
– clique na opção PREFERENCES (preferências)
– clique na opção PERFOMANCE…
–  na opção HISTORY & CACHE altere para 30 ou até 50 o  HISTORY STATES (estados do histórico)

HISTORY & STATE

Atenção: não coloque muitos estados de memória, pois o programa poderá ficar lento. Recomendo no máximo 50 níveis se tiver uma boa quantidade de memória RAM.

4. Tools/Cursors (ferramentas/cursosres)

Os cursores são as ferramentas que utilizamos para tratar a imagem de forma pontual, fazer seleções e recortes, a exemplo do BRUSH (pincel), ERASER (borracha), CLONE STAMP (carimbo) e tantos outros disponíveis na nossa área de trabalho. O que é fato, é que o método padrão de exibição da ferramenta não nos dá uma boa precisão de onde a ação esta sendo aplicada. É possível alterar a exibição dos cursores para que se tornem mais precisos.

• Melhorando a precisão dos CURSORS (cursores de ferramentas):
– clique no menu superior EDIT (editar)
– clique na opção PREFERENCES (preferências)
– clique na opção CURSORS…
–  na opção PAINTING CURSOS escolha FULL SIZE BRUSH TIP e ative também SHOW CROSSHAIR IN BRUSH TIP
– na opção OTHER CURSORS escolha a opção PRECISE

CURSORS

Agora os cursores das suas ferramentas terão uma precisão maior ao utilizar BRUSH (pincel), ERASER (borracha), CLONE STAMP (carimbo) e todos os demais.

5. Abrindo JPG no ADOBE CAMERA RAW

O Abode Camera Raw é um importante aplicativo que trabalha dentro do Photoshop, responsável por abrir e realizar ajustes básicos em arquivos RAW (crú). Realizar ajustes de brilho, luz (exposição), saturação, recuperação de sombras e brilhos, canais de cor, distorção da objetiva, remoção de vinheta, etc é muito mais rápido e fácil pelo ACR (Adobe Camera Raw) do que diretamente na área de trabalho do Photoshop.

O problema é que o ACR vem configurado para trabalhar apenas com arquivos RAW (crú), e muitas vezes precisamos editar um arquivo TIFF ou JPEG. Veja como forçar o ACR a abrir todos os arquivos JPG através da sua interface.

• Arquivos JPG no ACR
– clique no menu superior EDIT (editar)
– clique na opção PREFERENCES (preferências)
– clique na opção FILE HANDLING… (manipulação de arquivos…)
– na opção FILE COMPATIBILITY (compatibilidade de arquivos) clique em CAMERA RAW PREFERENCES…
– na opção JPG e TIF HANDLING  altere para AUTOMATICALLY OPEN ALL SUPPORTED JPG’S/TIFF’S
– confirme tudo e reinicie o seu programa.

ACR

Com essas 5 dicas o seu trabalho no Photoshop vai ficar muito mais fácil e dinâmico.

Gostou? Então compartilhe!!!

Abraços e até a próxima.
Equipe EF.

Dicas fornecidas pelo fotógrafo do portal EF, Tiago Degaspari.

6 Comments:

  1. algumas dicas pra quem está começando na área!

  2. Pingback: Vai imprimir fotos, então fique atendo as medidas! – ECOFOTO | fotografia + natureza + birdwatching + expedições + cursos

  3. Eldo barreto
    muito bom sou grato a vocês

  4. Obrigado por ter disponibilizado as dicas

  5. sensacional…….

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!