TESTE: Nikkor AF-S 300mm f4 com teleconversor 2,0x (600mm F8)

Olá! É muito comum o uso de grandes objetivas para fotografia de natureza, quando isso não é possível a solução é ampliar a distancia focal com um teleconversor em uma objetiva menor.

Constantemente recebo muitas perguntas sobre o uso de TC’s (tele conversores), um acessório que amplia a distância focal (mm’s) da objetiva, pensando nisso fiz uma publicação sobre a compatibilidade dos TC’s aqui no ECOFOTO.

Recentemente comprei um kit de TC’s da Nikon composto pelo modelos AF-S 1,4x  EII, AF-S 1,7x EII e também o AF-S 2x EIII para testar com uma objetiva muito usada pelos fotógrafos de natureza devido ao seu custo x benefício, a Nikkor AF-S 300mm F4 D ED. Até aqui, nenhum problema pois é conhecido que os TC’s de 1,4x e 1,7x são compatíveis com a AF-S 300mm F4, fazendo dela uma 420mm F5.6 e 510mm F6.3 respectivamente.

A questão era saber a compatibilidade do TC 2x com a 300mm F4, que a transforma em uma 600mm F8. Pode parecer pouco de 510mm para 600mm mas pra quem fotografa natureza qualquer aumento na distância focal é válida.

  • As câmeras autofoco precisam manter uma abertura mínima f5.6 ou mais aberto  para  obter luz suficiente e detectar as fases realizando o foco precisamente. Algumas marcas permitem que a abertura mínima seja inferior a f5.6, porém, muitas vezes comprometendo a velocidade do foco.
  • Quando se utiliza uma abertura menor do que a mínima para fotografar, f11 por exemplo, o equipamento realiza o foco com uma abertura maior fechando o diafragma somente no momento do disparo.

O tese prático foi bem objetivo, utilizando diretamente o  TC 2x com a objetiva AF-S 300mm F4 D ED em uma Nikon D700 (FX):

Durante as fotos observei as seguintes características:

  • a abertura máxima f8 não gera boa nitidez, porém ao fechar para f11 a qualidade fica excelente;
  • o autofoco ficou bem lento, impossibilitando o uso em locais com pouca luz;
  • o viewfinder ficou escuro;
  • o uso do TC2x funciona para ambientes/locais com luz abundante;

A recomendação que eu deixo é que o TC 2x não é a melhor opção para ser usado coma objetiva 300mm F4, pois ele limita-se a ambientes com muita luz, prefira a opção de 1,7x.

Abraços e até a próxima.
Equipe EF.

• LEIA TAMBÉM:
TC’S: tudo sobre o uso de tele conversores!

4 Comments:

  1. ola eu gostaria de saber se há alguma restrição real ao uso do tc digamos em um dia de sol para fotografar o mar esse tc funcionaria em uma lente 70-300 afs numa D5200??

  2. Excelente teste Tiago!

    Nas câmeras mais modernas que a D700 funcionaria sem problemas, a D4/D600/D800 tem plena compatibilidade com o TC2X devido seu sensor de AF ser capaz de trabalhar com aberturas F8.

    Nas D300/D300s/D700 o limitante é realmente o F5.6, acima disto somente com muita luz disponível…

    Abração!

    • Oi Mariano, é isso mesmo, as novas D600/D800 e D4 estão com um novo sistema de AF e pode sim trabalhar com aberturas menores que F5.6, porém vale lembrar que TC2x degrada bem mais a imagem que os TCs de 1,4x e 1,7x, além de deixar o AF mais lento também.

      Mas fica a dica e aproveitando o gancho, as CANON’s já trabalham com AF em abertura até F8.

      Abraços, equipe EF.

Deixe um comentário, ficaremos felizes em saber o que achou!